Logo O POVO+
Festival de Teatro de Rua abre programação virtual nesta quinta, 25 de março
Vida & Arte

Festival de Teatro de Rua abre programação virtual nesta quinta, 25 de março

Com programação online, 4º Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará homenageia Mário Jorge Maninho e debate os desafios da arte de rua em meio à pandemia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
As artimanhas de Simão ou O causo dos Dotes, da Oficarte (Russas/CE).

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação As artimanhas de Simão ou O causo dos Dotes, da Oficarte (Russas/CE).

Em 2012, os grupos teatrais Garajal e Pavilhão da Magnólia criaram uma ação para incluir a Região Metropolitana de Fortaleza no mapa de eventos culturais direcionados às artes cênicas: o Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará (FNTR). Em sua primeira edição, o evento foi realizado nas cidades de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, com uma programação de espetáculos, oficinas, residências artísticas e seminário. Neste ano, de hoje até o próximo dia 27, o 4º FNTR explora os territórios da virtualidade e debate os desafios da arte de rua em tempos de pandemia.

Gratuito, o FNTR de 2021 apresenta no canal do YouTube do Grupo Garajal trabalhos dos coletivos Cia Pão Doce; Grupo Oficarte; Grupo Pavilhão da Magnólia; Cia Prisma de Artes; Grupo Nois de Teatro; Coletivo Bota o Teu; Coletivo Paralelo; Grupo Garajal; e Dezequilibradoz. A programação do evento também oferta ao público rodas de música com o Payaço Abu, Sertão Rap e Adailson Oliveira, além de um debate sobre os impactos da Covid-19 para o setor.

O homenageado da 4º FNTR é Mário Jorge Maninho (1966-2019), fundador do Grupo Garajal e referência na luta em defesa da cultura no Ceará. "É de suma importância compreender a dimensão que o Maninho teve na construção artística não só do Garajal, mas de muitos outros artistas dentro do município de Maracanaú", defende Arnaldo Moura, ator integrante do Grupo Garajal. "No final do Festival, a gente vai ter a gravação de uma roda de samba com amigos do Maninho.... O Maninho era uma pessoa muito boêmia, conseguia agregar festa e amizade onde estava, tomando sua cerveja, tomando sua cachaça. É esse sentimento de alegria que a gente quer trazer", complementa.

"O Garajal sempre foi muito pautado pelo Maninho ter carregado na sua militância histórica, artística e política a influência dos movimentos populares. Ele trazia a cultura popular também para dentro do processo formativo, as referências do teatro de boneco, das formas e fazeres de teatro de rua. Para a gente, ter o teatro de rua como carro-chefe no fazer teatral é muito, muito, muito potente. A rua é possibilidade de comunicar", ressalta Arnaldo.

Em meio à saudade da rua, do teatro feito na calçada entre olhares atentos e toques no outro, o FNTR se reinventa no digital. "Tudo é muito novo para nós que estamos fazendo, então estamos descobrindo no momento, acertando e errando no agora. Mas a necessidade de criar e apresentar faz pensar em formas — e hoje a Internet é essa possibilidade de criação, né?", explica Arnaldo. "Existe uma necessidade enquanto artista de estar fazendo, de estar vivo, de estar produzindo. Eu acho que talvez isso seja o mais forte, esse fazer o nosso ofício. A gente está trazendo para dentro de casa os elementos característicos da rua. Tudo isso provoca um estado de criação: impulsiona a ver o que é possível com o que se tem", finaliza o ator.

4º Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará

Quando: de hoje, 25,a sábado, 27
Onde: canal do Grupo Garajal no YouTube
Gratuito

O que você achou desse conteúdo?