Logo O POVO+
Museus e espaços culturais realizam exposições virtuais; Veja lista
Vida & Arte

Museus e espaços culturais realizam exposições virtuais; Veja lista

O GUIA Vida&Arte traz espaços com exposições em cartaz para visitar virtualmente. A lista inclui obras com as mais variadas técnicas e plataformas com diferentes experiências de apreciação, confira!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O cearense Sérgio Helle reflete sobre o ciclo da natureza na exposição "Águas de Março". Com curadoria de Izabel Gurgel, parte da mostra está disponível na plataforma virtual do Espaço Cultural Unifor (Foto: DIVULGAÇÃO/ARES SOARES)
Foto: DIVULGAÇÃO/ARES SOARES O cearense Sérgio Helle reflete sobre o ciclo da natureza na exposição "Águas de Março". Com curadoria de Izabel Gurgel, parte da mostra está disponível na plataforma virtual do Espaço Cultural Unifor

Enquanto as aglomerações não são possíveis, a apreciação artística segue se reinventando no mundo virtual. Neste segundo isolamento social rígido no Ceará — um ano após o primeiro confinamento advindo com a chegada da pandemia da Covid-19 ao País —, o GUIA Vida&Arte lista museus e espaços culturais com exposições em cartaz no formato online. No aconchego de casa, um passeio a alguns clicks de distância, para aliviar um tanto da saudade da museologia e das artes plásticas e visuais neste momento tão incerto.

Exposição
Exposição "50 Duetos" reúne mais de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, sob a curadoria de Denise Mattar

Espaço Cultural Unifor

As exposições "50 Duetos" e "Águas de Março" comemoram os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, instituição mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). A primeira, com obras do Século XVII à Arte Contemporânea, reúne mais de 100 obras do acervo da Fundação. Organizadas em duplas, os trabalhos conversam ou provocam oposição entre si. Dentre os artistas, estão Salvador Dalí, João Câmara, Vik Muniz e outros. A curadoria é de Denise Mattar.

Já na exposição "Águas de Março", o cearense Sérgio Helle provoca a reflexão sobre o ciclo da natureza. O título traz referência a canção de Tom Jobim, repercutindo a "promessa de vida". Trata-se de uma mostra individual, composta pelas séries "Resurgentis" e "Paradisus". Com 50 trabalhos, o artista apresenta pinturas e instalações em variadas técnicas. A curadoria é da jornalista e professora Izabel Gurgel, colunista do O POVO. As exposições podem ser apreciadas na página online do Espaço Cultural Unifor e por passeios em vídeos no canal no YouTube da instituição de ensino.

O quê: Exposições "50 Duetos" e "Águas de Março"

Onde: site do Espaço Cultural Unifor e Youtube da Unifor

"Lascivia" (2019), de Rafaela Teixeira

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

O Salão de Gravura da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) premia artistas iniciantes na técnica da gravura. Em sua quinta edição, o projeto apresenta as dez obras selecionadas em exposição virtual. Com curadoria geral do artista gravurista Gerson Ipirajá, a mostra está disponível na plataforma virtual da EAOTPS. Além de Ipirajá, integram a comissão de avaliação os artistas visuais Eduardo Eloy e Sebastião de Paula. O Salão realiza uma homenagem póstuma ao artista Antônio Grosso.

O quê: V Salão da Gravura

Onde: eao.org.br/2020/12/21/v-salao-da-gravura/ 

Exposição
Exposição "Vaqueiros", do Museu da Cultura Cearense

Museu da Cultura Cearense

Um convite à imersão pelo universo sertanejo. Essa é a proposta da exposição “Vaqueiros”, do Museu da Cultura Cearense (MCC), espaço do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A mostra, restaurada recentemente, percorre as memórias, a religiosidade, a vida e o ofício desse personagem emblemático do sertão. No canal Dragão do Mar no YouTube, é possível contemplar vídeo artístico da exposição e, também, o registro da revisitação virtual com os educadores Ícaro Souza, Kauan Pirani, Renata Frota e João Paulo Lima, membros do Núcleo Educativo do MCC.

O quê: Exposição “Vaqueiros”
Onde: Youtube do Dragão do Mar

"As borboletas do vinho" (2017), de Marcus Raimundo Vale

Museu de Arte da UFC

A exposição “Arte sob o microscópio”, do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), revela imagens obtidas por técnicas de microscopia num formato de mostra artística. Na edição especial online, realizada em 2020, o equipamento cultural reapresentou imagens premiadas nas três mostras anteriores. Além disso, foram produzidos podcasts com os autores das obras. Na página do Mauc no website Flickr, o público pode visualizar as 33 obras. Cada trabalho conta com hiperlink vinculado ao podcast, disponível na plataforma virtual Anchor. Projeto é uma realização da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA).

O quê: Exposição “Arte sob o microscópio”
Onde: Flickr do Mauc

Figurarte: Coleção Sem identificação, do curso de Design de Moda da UFC
Figurarte: Coleção Sem identificação, do curso de Design de Moda da UFC

Instituto de Cultura e Arte

O portal online Acervo ICA apresenta a versão digitalizada dos acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A coleção "Doc.Teatro Ricardo Guilherme", criada pelo dramaturgo cearense Ricardo Guilherme como Museu Cearense de Teatro, reúne espécies documentais sobre a dramaturgia brasileira e estrangeira dos séculos XIX e XX.

Já a exposição "Figurarte" é formada por figurinos de produções para diversas linguagens, como cinema e teatro. As peças foram confeccionadas por profissionais da moda cearense ou no âmbito da graduação em Design de Moda da universidade.

O quê: Exposições "Doc.Teatro Ricardo Guilherme" e "Figurarte"

Onde: portal online Acervo ICA

Mais exposição!

Cineteatro São Luiz

Mais info: www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

Museu Afro Brasil

Mais info: artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

Museu Oscar Niemeyer

Mais info: www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Mais info: www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

Instituto Inhotim

Mais info: www.inhotim.org.br/visite/

Ateliê Casa Bracher

Mais info: www.ateliecasabracher.com

Museu Nacional de Antropologia (México)

Mais info: www.mna.inah.gob.mx

Museu do Vaticano (Itália)

Mais info: www.museivaticani.va/content/museivaticani/it.html

Museu do Louvre (França)

Mais info: collections.louvre.fr/en/

 

O que você achou desse conteúdo?