Em Nice, na França, o professor Bernard, recém-contratado do Internato Feminino François Lumière, conhece Marie, uma aluna cega. O contato entre os dois leva Bernard a interpretar o mundo ao redor como nunca havia feito antes. Contudo, em meio a paixão pela aluna, ele precisa lidar com os princípios éticos da docência.
Essa é a história que norteia a obra "Prelúdio Para os Olhos", primeiro livro da atriz e bailarina Nádia Fabrici. A publicação ganha lançamento neste sábado, 3 de abril, por meio de uma live, realizada às 16 horas, nos perfis no Instagram da autora e da Livraria Lamarca. O romance já está disponível para venda em diferentes plataformas.
Abordando amor e ética, a narrativa possibilita ao leitor experimentar outras formas de enxergar, ao mesmo tempo que traz uma metáfora sobre a cegueira diária e reflete sobre ignoramos frequentemente a realidade do outro. Em seu desenrolar, a trama aborda também as relações de poder nas instituições educacionais.
A ideia surgiu há oito anos, quando Nádia estudava teatro na Universidade Federal do Ceará, e assistiu a um curta-metragem que mostrava o mar de Nice. Encantada pela paisagem, ela sentiu o desejo de escrever sobre o lugar. Nádia começou com uma crônica e logo o texto se transformou em um capítulo. Quando se deu conta, já tinha 150 páginas e percebeu que ali havia um romance.
"Eu pensei a Marie como uma personagem cega porque queria falar dessa 'superlativização' da visão, dessa metáfora, de como a visão, às vezes, pode nos cegar, mas também pode nos abrir caminhos. Como a cegueira pode nos deixar no escuro, nos apagar, mas também como a cegueira pode ser uma nova forma de enxergar", reflete Nádia.
Segundo a autora, a obra coloca a habilidade de ver como uma descoberta e também como uma armadilha. "Ao conhecer Marie, Bernard passa a ver um outro mundo sob seus olhos. Passa a conhecer a si próprio de uma forma como nunca havia ocorrido. No entanto, é acorrentado por sua própria autocrítica sobre os limites éticos da docência", destaca Nádia.
Ao mesmo tempo que o livro discute poeticamente e politicamente sobre acessibilidade, ele também busca ser acessível. O livro está disponível em três formatos: livro físico, e-book e audiobook. Com 374 páginas, a obra pode ser comprada nas livrarias Lamarca, Cultura, Martins Fontes, Travessa e por meio do site da Chiado Books. O e-book está disponível nas plataformas Amazon, kobo, Fnac Portugal, Google Books e também no site da Chiado Books. Já o audiobook, narrado pela voz do ator Diego Landim, está disponível gratuitamente nas plataformas Spotify, YouTube, Deezer, Amazon Music, Apple Podcasts e Google Podcasts.
O audiolivro foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e, segundo Nádia, não faria sentido escrever sobre uma menina cega sem buscar tornar a obra acessível. A autora aponta, porém, não ter feito "nada além de sua obrigação" e que é necessário que os artistas busquem, cada vez mais, meios para viabilizar as obras para diferentes públicos. No processo de construção da narrativa por meio da voz, a escritora revela a busca por trazer a teatralidade à tona. Um convite ao envolvimento do leitor, na contramão de uma leitura monótona.
A autora Nádia Fabrici é formada em Teatro - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente cursa bacharelado em Dança. É professora e diretora de espetáculos do Olho Mágico, grupo formado exclusivamente por atores cegos e de baixa visão.
Lançamento de "Prelúdio Para Os Olhos"
Quando: hoje, 3 de abril, às 16 horas
Local: canais no Instagram da Livraria Lamarca @livraria.lamarca e @nadiafabrici.atriz
Onde comprar: livrarias Lamarca, Cultura, Martins Fontes e Travessa
Quanto: R$50 (físico) e R$20 (e-book) e audiobook gratuito