Logo O POVO+
Pintura em porcelana ganha novos adeptos durante pandemia
Vida & Arte

Pintura em porcelana ganha novos adeptos durante pandemia

A decoração de porcelanas agrega história e arte em peças personalizadas. Técnica ganha popularidade e ressignifica objetos cotidianos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mayara Menezes, da nossa foto de capa, descobriu na porcelana uma segunda profissão (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Mayara Menezes, da nossa foto de capa, descobriu na porcelana uma segunda profissão

Uma peça muda completamente o ambiente. Um item de porcelana, por exemplo, carrega elegância, delicadeza e beleza. O material, também conhecido como ouro branco, é obtido a partir de uma argila fina que, ao ser queimada em alta temperatura, se transforma em uma superfície translúcida, mais durável do que qualquer outro tipo de cerâmica. A pintura desses objetos é considerada uma manifestação artística desde o século XVII e segue ganhando adeptos conforme se moderniza.

A porcelana foi originada após a elevação de temperatura de um forno de cerâmica. O resultado conquistou notoriedade e se tornou símbolo de riqueza durante o século XIII. Apesar de ter destaque em museus, como relíquias, a porcelana decorada oferece um toque de arte no cotidiano e ressignifica os olhares sobre objetos.

A fisioterapeuta Mayara Menezes, 32, mantém a louça em porcelana como principal memória dos almoços de domingo organizados pela avó. A mesa posta, de acordo com a profissional, era uma maneira de demonstração de amor. Mayara desenvolveu uma paixão pelas peças e foi aprimorando o hobby de pintar durante os intervalos do trabalho em hospitais de Fortaleza.

Após ser diagnosticada com fibromialgia, doença caracterizada por dor corporal crônica, decidiu aprofundar o conhecimento na decoração de porcelanas através de curso online feito durante a pandemia. O contato físico com pacientes foi substituído pela produção de itens personalizados em ateliê, onde faz produções com tintas específicas para o material.

As possibilidades com a porcelana são infinitas. Entre os itens produzidos por Maraya, a técnica baseada em desenhos com monograma se sobressaem. Os aparelhos, além de funcionarem como decoração e utensílio, carregam histórias como a dela. “A gente mexe com emoções, com afeto”, diz.

"Coração do Cariri" foi projeto realizado em parceria com a artista Mariana Marques.

Peças de valor

O sentimento é fator determinante na arte da designer e bordadeira Ana Estela Braga, 42. Já na infância, ela observava as pinturas feitas pela mãe, avó e, principalmente, pela tia. Apesar de nunca ter pegado em um pincel antes da quarentena no início do ano passado, as referências familiares eram constantes no trabalho enquanto bordadeira e permaneceram no repertório da artista.

Após um curso online sobre pintura em porcelana, ela iniciou o desafio de montar os próprios projetos no Crato. Primeiro, o processo envolve o desenvolvimento da ideia. Depois, é necessário escolher a técnica ideal para decorar o material. As mais recorrentes em seu trabalho são pintura e o decalque - folha ilustrada -, além do desenho com bico de pena. Por fim, a porcelana é levada a um forno próprio e retorna estampada com arte.

As encomendas de Ana Estela são feitas de acordo com o gosto do cliente, mas os itens que produz independentemente são inspirados na natureza. O último projeto "Coração do Cariri", feito em parceria com a publicitária Mariana Marques, explorou a memória afetiva, a mitologia e os símbolos da região em louças selecionadas. "Você ter uma peça que foi feita exclusivamente para você, ou presentear alguém com uma personalizada, tem muito mais valor do que um presente qualquer que você compra. E tanto pode ser usado, como pode ser decorativo", explica.

As produções de Branca são presentes para familiares e amigos.
As produções de Branca são presentes para familiares e amigos.

Tradição de gerações

O valor sentimental das peças é enfatizado na produção feita por Branca de Castro. Ela costuma presentear familiares e amigos com porcelanas decoradas, tradição mantida por 19 anos, desde quando ingressou no primeiro ateliê. "Foi a maior alegria: o nascimento do meu primeiro neto e quando eu descobri as porcelanas", destaca.

Ela percebe a mudança no cenário dos interessados pela prática. O que antes era visto como algo para pessoas com mais idade, por ser algo mais clássico, hoje já ganhou outra roupagem e interessa os mais jovens. "Essa pintura que está em alta hoje é uma pintura mais moderna, menos elaborada, que não deixa de ser bonita", explica.

Com destaque nas pinturas personalizadas, Branca tem como proposta deixar um aparelho para cada neto, assim como fez com os filhos. Nos intervalos das produções dos presentes, ela pinta em datas comemorativas, como aniversários e Natal.

Por onde começar?

A artista plástica Maria José Emdygio ministra aulas de pintura em porcelana há mais de 20 anos na e destaca alguns passos necessários para quem tem interesse pelo hobby. As técnicas variadas passam desde a pintura mais clássica, como a provençal, até a mais moderna.

Os materiais para iniciantes constam em, no mínimo, quatro cores de tinta própria para porcelana; um óleo próprio para a técnica e alguns pincéis de acordo com o desenho e a pintura. 

Como aprender?

Devido a pandemia da Covid-19, os cursos presenciais de pintura em porcelana estão suspensos. Entretanto, o mundo virtual está repleto de opções com artistas reconhecidos na área.

Um deles é o curso da professora Michelle Moysés. Atuante no mercado há mais de 25 anos, ela desenvolveu um estilo próprio e utiliza técnicas únicas que se diferenciam da estética comum. As inscrições do curso podem ser feitas através do site.

Outra opção é o curso oferecido pela Casa Beta, com aulas da designer e pintora Thaís Mor. Ela desenvolve itens utilitários, 100% artesanais, modelados e pintados à mão. Os alunos aprendem desde o preparo da tinta até a produção de diferentes efeitos com pincéis.

Onde encontrar materiais:

Inventos e Porcelana
Onde: Rua Torres Câmara, 974
Mais informações: 3261-9301

Bruxiara Porcelanas

Encomendas: bruxiara.com.br

Para encomendar:

Atelier Mayara Menezes
@atelier.mayaramenezes

Ateliê por Ana Estela
@simplesmenteestela 

O que você achou desse conteúdo?