Logo O POVO+
Biblioteca Pública Menezes Pimentel realiza programação virtual
Vida & Arte

Biblioteca Pública Menezes Pimentel realiza programação virtual

|CULTURA| Equipamento promove agenda virtual antes da reabertura do prédio reformado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A retomada das atividades da nova Biblioteca Pública Estadual começou virtualmente em abril e, na manhã desta quinta, 12, houve a oficialização da reabertura física
 (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima A retomada das atividades da nova Biblioteca Pública Estadual começou virtualmente em abril e, na manhã desta quinta, 12, houve a oficialização da reabertura física

A Secretaria da Cultura do Ceará retomará as atividades da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) de forma on-line no próximo dia 13. Fechado desde 2014, o equipamento passou por reformulações estruturais e conceituais nos últimos anos, e tinha previsão de reabertura para março de 2020, o que acabou não acontecendo por conta da pandemia. Além da live "Diálogos BECE", que marca o início do novo momento, o retorno das atividades da biblioteca prevê a programação virtual "Abril pra BECE".

A transmissão ao vivo, que dá partida à retomada, será realizada no canal do YouTube da Secult na terça, 13, a partir das 10 horas. A ocasião pretende apresentar o conceito, as diretrizes e as linhas de atuação do novo momento do equipamento.

Estarão presentes o secretário da Cultura Fabiano Piúba; a diretora da BECE Enide Vidal; a gestora executiva da BECE Suzete Nunes; e a coordenadora de Livro, Leitura e Biblioteca da Secult Goreth Albuquerque. A mediação é da jornalista e coordenadora da Assessoria de Comunicação da Secult Ivna Girão.

A transmissão contará, ainda, com o lançamento da programação virtual "Abril pra BECE", descrita como uma "prévia" da reabertura oficial da Biblioteca. Ainda não há detalhes da iniciativa, mas a Secult adiantou a presença de diferentes nomes da literatura e das artes no Estado, como a cronista do V&A Tércia Montenegro, a cordelista indígena Auritha Tabajara, o poeta e produtor cultural Talles Azigon, e a poeta e pesquisadora Nina Rizzi.

A faixa "Diálogos BECE" se estende ao longo de abril, apresentando série de encontros com representantes de diferentes esferas do campo da literatura. A programação cultural da biblioteca contará também com oficinas, a programação "Histórias de quem lê" - na qual convidados irão dividir histórias de afeto com livros e a escrita - e uma parceria com o Projeto Palavras.

Soma-se à programação, ainda, a realização do seminário "Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade", que consistirá em um espaço de reflexão e debate sobre temas como o papel das bibliotecas em meio à pandemia, literatura infantil, indígena e outros temas.

A programação virtual é descrita pelo secretário Fabiano Piúba como um "aquecimento para a reabertura física" do equipamento. "Essa programação é apenas uma primeira porta aberta de diálogo no pensamento e na ação da Biblioteca para o fomento às artes e à cultura", afirma. Não há, ainda, informações definidas em relação à reabertura oficial, mas a estrutura da BECE está "pronta para receber o público", conforme o titular da Secult.

A Secretaria "aguarda" a data para a reabertura em atenção à situação da pandemia no Estado, informa Piúba. (João Gabriel Tréz)

 

DIÁLOGOS BECE

Quando: 13 de abril, às 10 horas

Onde: Youtube da Secult

O que você achou desse conteúdo?