Logo O POVO+
Itaú Cultural lança programação voltada à criação de cenas teatrais
Vida & Arte

Itaú Cultural lança programação voltada à criação de cenas teatrais

Com programação virtual que vai desta quinta-feira, 15, até dia 18 de abril, o Cena Agora tem como proposta exibir cenas criadas especialmente para o programa a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir

Com programação virtual que vai desta quinta-feira, 15, até dia 18 de abril, o Cena Agora tem como proposta exibir cenas criadas especialmente para o programa a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais. Com a temática "Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas", o evento realiza bate-papos e seis apresentações de artistas de cinco diferentes estados da região, incluindo os cearenses do coletivo No barraco da Constância tem!. Todas as atividades são gratuitas e acontecem às 20 horas pela plataforma Zoom. Os ingressos devem ser reservados via Sympla. 

No sábado, dia 17, o grupo cearense apresenta "O Desaparecimento do Jangadeiro Jacaré em Alcácer-Quibir." A obra parte da história real do jangadeiro cearense Manuel Olímpio Meira (1903-1942), conhecido como Jacaré, que em 1941 viajou até o Rio de Janeiro para reivindicar ao presidente Getúlio Vargas os direitos trabalhistas de sua classe pesqueira. Depois de uma bem sucedida empreitada, ele foi convidado, no ano seguinte, pelo cineasta Orson Welles, a participar de um filme sobre os pescadores e a reproduzir com sua tripulação a cena da chegada dos jangadeiros à baía de Guanabara. Porém, durante as gravações, a embarcação virou e Jacaré desapareceu para sempre.

Na cena, o grupo explora inúmeras hipóteses a respeito do sumiço de Jacaré e de sua saga. A fábula do nordestino em direção ao epicentro do Brasil toma outros rumos, inaugurando novas possibilidades empreendedoras com a profecia do seu reaparecimento.

Outro coletivo que se apresenta é o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, que se apresenta na sexta-feira, 16. Na criação cênica online, o elenco dirigido por Fernando Yamamoto propõe uma relação de jogo com o público, questionando recorrências do senso comum em relação ao fluxo dos nordestinos para o sudeste, tanto em um recorte histórico, quanto em um contexto mais atual - em especial sobre São Paulo ser a nova capital do nordeste.

Fechando a programação, no domingo, 18, o grupo baiano Dimenti apresenta "Web-Strips: Volume Encruzilhadas", que tem como ponto de partida o projeto de 2018 "Strip Tempo - stripteases contemporâneos", motivado pela pergunta: como despir a poética de uma carreira? Com direção de Jorge Alencar e codireção de Larissa Lacerda e Neto Machado, a cena reúne na configuração de vídeo-performances os artistas Fábio Osório Monteiro, Jaqueline Elesbão e João Rafael Neto, que desnudam corpos, casas e carreiras.

Cena Agora – Encruzilhada Nordeste

Quanto: de 15 a 18 de abril, sempre às 20 horas

Onde: itaucultural.org.br

O que você achou desse conteúdo?