Logo O POVO+
Comes&Bebes apresenta novos colunistas
Vida & Arte

Comes&Bebes apresenta novos colunistas

O Comes&Bebes ganham novos protagonistas a partir do dia 23. Nesta sexta, 16, o caderno apresenta os novos colaboradores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Edilberto Costa é especialista na cozinha europeia contemporânea.  (Foto:  BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Edilberto Costa é especialista na cozinha europeia contemporânea.

A escolha dos ingredientes, o preparo da refeição, o ornamento da mesa e desfrute do momento. A alimentação é um fator social e reflete questões ambientais, socioeconômicas e culturais. O Comes&Bebes investiga a cultura gastronômica há anos e nesta sexta, 16, anuncia três novos colaboradores no time de colunistas: o chef Edilberto Costa, a nutricionista e pós-graduanda em Gastronomia Isabelly Giffony, e a jornalista especializada no mercado de cervejas Taiga Cazarine.

Fortaleza, Ce, BR 13.04.21- Taiga Cazarine, jornalista, Sommerlier e colunista do Comes&Bebes  (Fco Fontenele/O POVO)
Fortaleza, Ce, BR 13.04.21- Taiga Cazarine, jornalista, Sommerlier e colunista do Comes&Bebes (Fco Fontenele/O POVO)

Paixão nacional

Quantas histórias estão por trás de um copo de cerveja? A jornalista Taiga Cazarine se encantou pelas vivências do universo da bebida. Com vasta experiência no mercado cervejeiro e atuação como Beer Huntress - "caçadora de cervejas" , em tradução livre para o português -, ela busca desvendar mitos e introduzir as diversas possibilidades de sabores da bebida.

A experiência na curadoria, produção de conteúdo e treinamento de profissionais da área é uma troca constante. Taiga tem uma teoria própria: "a gente não trabalha com o consumidor de bebida comum, a gente trabalha com fãs".

Para fortalecer o setor, a sommeliére de cervejas investe no conhecimento. "Quando a gente traz educação, a gente traz um outro olhar e relacionamento com a bebida", explica.

O centenário Sítio São Roque é referência no cultivo agroecológico do café. A torrefação, marca e cafeteria Atelier 1913 apresenta ao mundo essa história
O centenário Sítio São Roque é referência no cultivo agroecológico do café. A torrefação, marca e cafeteria Atelier 1913 apresenta ao mundo essa história

Experiência regional

O Sítio São Roque, no Maciço de Baturité, é um dos pontos da Rota Verde do Café. A produção é feita em ambiente adaptado, de forma ecológica e o resultado da bebida é típico da região: um sabor adocicado, com toques de caramelo.

Foi nesta região onde a nutricionista, pós-graduanda em Gastronomia, barista e mestra de torras do Atelier 1913, Isabelly Giffony, fortaleceu o interesse pelo café. Após se especializar na área, a profissional acompanha de perto as mudanças que acontecem no mercado. "O café sempre se reiventa", destaca.

Com olhar apurado que passa pelo produtor do grão e chega ao consumidor final, Isabelly ressalta a valorização do grão, a importância da torra e o experimento de diversos sabores. Ela constrói seu portfólio reverberando a tradição cearense, os ingredientes de qualidade e as diversas possibilidades em um bom café.

Do mar ao sertão

As primeiras memórias gustativas do chef Edilberto Costa resgatam o fogão à lenha da casa da avó, no Rio Grande do Norte. Aos 20 anos, trouxe o pouco conhecimento culinário na bagagem para Fortaleza, onde começou a se aventurar na cozinha. Atualmente com 52, Edilberto constrói uma carreira sólida na gastronomia.

O profissional mantém a área como segunda profissão em paralelo ao trabalho de executivo. Ele também é mestrando em Turismo Gastronômico e professor da graduação e pós-graduação em Gastronomia. "Eu acho que eu rejuvenesci uns 30 anos depois que eu comecei a dar aula e conviver com pessoas", pontua.

Os alunos aprendem a sua especialidade, a cozinha europeia contemporânea, e também são apresentados aos melhores sabores brasileiros, principalmente os do Ceará. "É muito versátil a culinária cearense, dá para navegar entre o mar e o sertão", afirma. Os insumos ganham destaque nas redes sociais do professor com vídeos e dicas de receitas. A expertise gastronômica conquista mais de 130 mil seguidores e é por meio dela que Edilberto deseja contribuir com os futuros escritos: com regionalismo, curiosidades e "tudo que desperte a vontade de cozinhar".

Time reforçado

O chef Edilberto Costa chega para compor o time de colunistas da "Gastronomia em Foco" junto com os veteranos Ivan Prado, Bernard Twardy e Élcio Nagano. Eles se revezam às sextas-feiras e Edilberto publica a primeira coluna na semana que vem.

Taiga Cazarine e Isabelly Giffony entram no rodízio de colunistas da "Tim Tim". No dia 23, Taiga traz sua primeira coluna sobre cervejas, seguida de Isabelly com conteúdo sobre cafés. Completam o grupo João Filho, que também trabalha com cervejas, e Renato Brasil, com os vinhos.

Para o fim de semana

Enquanto a estreia dos novos colunistas não acontece, os especialistas dão algumas dicas que podem ser utilizada nas preparações das refeições, confira:

1) Para o chef Edilberto Costa, o mireproix - preparado com salsão, cebola e cenoura - é o aromático perfeito para preparação de caldos, molhos e cozidos no geral. O chef recomenda que os ingredientes estejam sempre em estoque para reforçar os sabores.

2) Para harmonizar com os pratos, a sommèlier Taiga Cazarine incentiva a degustação de diferentes estilos de cerveja. Um exemplo é a American IPA, uma cerveja com notas frutadas. A bebida traz um amargor que, apesar de não ser popular, pode ser agradável.

3) Já para o café em casa no começo do dia, a barista Isabelly Giaffony indica escaldar os filtros antes do preparo da bebida, assim, o sabor é preservado.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?