Logo O POVO+
Uma década de Game of Thrones: confira curiosidades sobre a série
Vida & Arte

Uma década de Game of Thrones: confira curiosidades sobre a série

A série original HBO completa dez anos em 2021. Desde a estreia, a produção norte-americana ganhou prêmios, atingiu sucesso de público e crítica, além de ter rendido lucro bilionário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Na trama da série "Game Of Thrones", a disputa pelo trono entre sete reinos de um continente fantástico (Foto: Divulgação/HBO)
Foto: Divulgação/HBO Na trama da série "Game Of Thrones", a disputa pelo trono entre sete reinos de um continente fantástico

Há dez anos, exatamente dia 17 de abril, a série norte-americana "Game Of Thrones" estreou na HBO. Criada por David Benioff e D.B Weiss em 2011, a produção original do canal de televisão por assinatura é baseada na obra "As Crônicas de Gelo e Fogo" ("A Song of Ice and Fire"), best-seller de George R. R. Martin. No elenco,Emilia Clarke, Kit Harington, Sophie Turner e mais.

Considerada a série mais bem sucedida da televisão paga, a produção continua repercutindo. Para celebrar, o canal HBO exibe uma maratona especial de GOT, com a exibição de uma temporada por dia a partir de hoje, 17. Pensando nisso, o Vida&Arte reúne curiosidades sobre a obra.

ENREDO

Uma batalha pelo Trono de Ferro em um universo medieval-fantástico. Por lá, os verões duram décadas. Já os invernos, uma vida inteira. Os sete reinos do continente de Westeros disputam o poder. A atmosfera abriga heróis, dragões, lobos e zumbis. Reis, rainhas, cavaleiros, renegados, mentirosos, nobres e demais sujeitos jogam "A Guerra dos Tronos".

TEMPORADAS

8 temporadas

10 episódios da 1ª até a 6ª.

Na 7ª e na 8ª, há, respectivamente, sete e seis episódios.

73 episódios e 566 personagens.

A partir da 5ª temporada, a série segue um caminho que ultrapassa os livros da adaptação.

 

UNIVERSO

Criaturas fantásticas são dobradas a cada temporada, como dragões e lobos gigantes. Além das disputas, a produção explora as paixões humanas, desde a realeza a soldados dos campos de batalha. No jogo, as estratégias políticas também precisam ser bem desenvolvidas, já que os candidatos dos sete reinos devem estar atentos a cada movimento e aliança. Por isso, há sempre acontecimentos inesperados na narrativa.

Em números

- 40 estúdios foram utilizados em 13 países para ambientar as batalhas pelo trono.

- Mais de 13 mil sequências foram gravadas com efeitos especiais.

- Com seis cenários diferentes, as filmagens foram realizadas em 500 locações, passando por 10 países.

PREMIADA

160 indicações ao Emmy, maior e mais prestigiado prêmio de televisão, tendo recebido 59 troféus. Em 2015, a série foi a produção mais premiada em uma única cerimônia, com 12 prêmios. Tal recorde foi repetido na 6ª e 8ª temporada.

AVALIAÇÕES

89% de aprovação na plataforma Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão

TRILHA SONORA ORIGINAL

Músicas próprias e peças adaptadas ajudam na atmosfera fantástica da série. O responsável pelos acordes que dão vida à paisagem é o compositor Ramin Djawadi.

AUDIÊNCIA

Série mais assistida da HBO em 2014. Lançada em 2019, a 8ª e última temporada teve uma média de 44,2 milhões de espectadores por episódio, em termos de audiência bruta. Após a estreia em 2011, o canal ganhou mais de 50 milhões de assinantes até 2019.

ORÇAMENTO

650 milhões de dólares investidos pela HBO em toda a série, segundo levantamento das revistas internacionais Variety, Digital Spy, Slate e Entertainment Weekly.

LUCRO

US$ 3,1 bilhões é a estimativa do ganho da HBO por assinatura desde a criação da série, de acordo com o site Think Money.

DERIVADOS

Os aplicativos HBO Extras e HBO Inc, disponíveis na Apple Store ou Google Play, apresentam conteúdos adicionais sobre a série, abordando histórias e personagens. O Blu-ray com a série completa está disponível na Amazon, no valor de R$ 471,71

EXPANSÃO

A HBO deve lançar em 2022 uma série com universo expandido de GOT, baseada no livro "Fogo e Sangue", de George R. R. Martin.

BASTIDORES

Em "Game of Thrones: The Last Watch", disponível na HBO, os registros da cineasta inglesa Jeanie Finlay durante um ano no set de filmagem de GOT.

REPERCUSSÃO

"A série me surpreendeu muito, principalmente quanto ao roteiro, que apresenta situações inesperadas. Toda a trama não é desenvolvida em um único núcleo. São vários, que vão se conectando. Os efeitos especiais são impecáveis e é muito difícil encontrar uma série tão fiel aos detalhes. O final deixou um pouco a desejar, mas ela não deixa de ser uma das produções, relacionadas à mitologia e à fantasia, mais incríveis já lançadas"

Vinícius Rodrigues, realizador audiovisual

Para celebrar: Maratona HBO

Uma temporada por dia
Onde: na HBO
Quando: a partir de hoje, 17

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?