Famoso detetive da literatura britânica, Sherlock Holmes fez sua primeira aparição em 1887, mas ainda hoje suas histórias rendem adaptações em múltiplas telas. A mais recente é "Os Irregulares de Baker Street", série lançada em março deste ano pela Netflix, e que mostra jovens ingleses auxiliando o detetive.
Criado pelo médico e escritor Arthur Conan Doyle, no século 19, Sherlock se tornou um dos personagens mais lembrados da literatura, sendo listado pelo Guinness World Records como o personagem humano mais retratado em filmes e TV, rendendo mais de 250 produções audiovisuais. O endereço fictício do personagem, Londres, 221B Baker Street, hoje abriga um museu em sua homenagem.
Conhecido por usar o método científico e a lógica dedutiva, Sherlock atua como um detetive consultor. "A investigação é, ou deveria ser, uma ciência exata e, portanto, deve ser tratada da mesma forma fria, sem emoção", diz o personagem em uma das obras escrita por Conan Doyle. Além da capacidade de observação, o detetive é considerado mestre na arte do disfarce e, ao receber um caso, pode passar noites sem dormir ou comer, até que solucione o enigma.
Retratado como uma pessoa fria e excêntrica, Sherlock mantém poucos relacionamentos ao longo das histórias. O detetive tem apenas uma amizade significativa: John Watson, seu colega de quarto que também se torna um ajudante nas cenas de crime. Sherlock também tem um irmão mais velho, Mycroft Holmes, que trabalha para o serviço secreto britânico.
Ainda em vida, Conan Doyle admitiu ter ser inspirado no Dr. Joseph Bell, seu professor e cirurgião em Edimburgo, tanto para fazer a personalidade de Sherlock como também as características físicas. Acredita-se também que o autor se inspirou nas histórias de Edgar Allan Poe, considerado o criador do gênero ficção policial e um dos precursores a escrever sobre um detetive.
Desde sua criação, as histórias de Sherlock foram adaptadas em diversas peças teatrais, contos, programas de rádio e produções audiovisuais no mundo todo. A lista de atores que interpretaram o investigador contém nomes conhecidos do cinema, como Benedict Cumberbatch, Robert Downey Jr e Henry Cavill.
Professor e entusiasta do personagem, Etienne Lucas afirma que a habilidade do detetive lembra o poder de um herói e, por coincidência ou não, os atores de "Homem de Ferro", "Doutor Estranho" e "Homem de Aço" são alguns dos nomes que interpretaram o detetive recentemente. "O fato dele ter essa capacidade de dedução torna ele, de certa forma, um super-herói, e isso ajuda na popularidade", reflete Etienne.
O professor também argumenta que a relação das histórias com o período em que foi lançada ajudou o personagem a conquistar o público desde o início. O movimento positivista ao longo da Era Vitoriana era pautado na descoberta da "verdade" por meio do exercício da lógica e da observação, características do próprio detetive.
Ana Paula Nunes, comunicadora social, se intitula "Sherlocka Holmes" nas redes sociais e no seu podcast. Ela defende que o personagem criado por Conan Doyle é atemporal. "A inteligência, a figura do gênio é algo que atrai nossa atenção. Ao mesmo tempo, quando Sherlock faz suas deduções e as explica, não é magia, é prestar atenção ao que ninguém presta. Nós percebemos que ali estava diante de nós algo óbvio e que poderíamos ter percebido também", observa ela.
O primeiro filme sobre o detetive foi lançado no início do século 20, dirigido por Arthur W. Martin. Com apenas 30 segundos, a produção só podia ser vista através de um mutoscópio, aparelho usado para exibir imagens em movimento. Por muitos anos, o filme foi dado como perdido, mas em 1968 a obra foi encontrada, embora o nome dos atores em cena seja um mistério até hoje.
Em 1939, Sherlock ganha o que muitos críticos consideram como seu melhor intérprete: o ator britânico Basil Rathbone assume o papel do detetive até 1946, rendendo no total 14 filmes sobre as histórias de Conan Doyle. Os primeiros dois filmes, "O Cão dos Baskerville" e "As Aventuras de Sherlock Holmes", foram produzidos pela 20th Century Fox, enquanto o restante foi produzido pela Universal Studios. O ator Nigel Bruce atuou como Watson e a atriz Mary Hudson como Sra. Hudson.
Saltando para o século atual, em 2009, Robert Downey Jr estrelou o filme "Sherlock Holmes", juntamente com Jude Law como Dr. Watson. O longa ganhou dois prêmios no Oscar, por direção de arte e pela trilha de Hans Zimmer. O segundo filme foi lançado em 2011 e o terceiro está previsto para sair ainda em 2021.
Na televisão, "Sherlock" é uma das séries mais famosas sobre o personagem, lançada em 2010, e mostra como seria se o detetive vivesse no século 21, com Benedict Cumberbatch como Sherlock e Martin Freeman como Dr. Watson. Após quatro temporadas, os criadores colocaram a série em hiato devido os trabalhos de Benedict na Marvel como Doutor Estranho, mas o ator já revelou que no futuro a série pode voltar e talvez ser adaptada para um longa-metragem.
Uma versão norte-americana e também moderna do personagem é apresentada na série "Elementary". Interpretado por Jonny Lee Miller, Sherlock vive em Nova York e ajuda a polícia local a solucionar casos. O nome da série vem da famosa fase "elementar, meu caro Watson" atribuída a Sherlock em "O Retorno de Sherlock Holmes", filme de 1929. Posteriormente, a frase foi utilizada em diversas adaptações, apesar de não ser mencionada na obra original.
Não é só mundo afora que o detetive faz sucesso. Sherlock ganhou uma adaptação brasileira em "O Xangô de Baker Street", romance de Jô Soares lançado em 1995. Uma adaptação para o cinema foi feita em 2001 e mostra o detetive sendo chamado para vir ao Brasil por Dom Pedro II, após ocorrer uma série de assassinatos misteriosos.
As produções mais recentes sobre Sherlock foram lançadas pela Netflix. São histórias e personagens que não existiam na obra original. Em "Enola Holmes", filme lançado pelo serviço de streaming no ano passado, Millie Bobby Brown interpreta uma detetive mirim, a irmã de Sherlock e Mycroft, interpretado por Henry Cavill e Sam Claflin, respectivamente. Na trama, a mãe dos irmãos Holmes, interpretada por Helena Bonham Carter, desaparece e Enola foge de casa para solucionar o mistério deixado pela mãe. O filme é baseado nos livros de Nancy Springer, responsável por acrescentar Enola à história do detetive.
Em março deste ano, a Netflix lançou "Os Irregulares de Baker Street", repetindo a estratégia usada em "Enola Holmes" ao abordar o universo de Sherlock sem colocá-lo como personagem principal. Na série, uma grupo de jovens órfãos moram nos arredores do famoso endereço do detetive, Baker Street 212B, e sobrevivem dando pequenos golpes. Quando crimes estranhos começam a acontecer na cidade, os jovens são recrutados por John Watson para solucionar os casos em troca de dinheiro. Com oito episódios na primeira temporada, a trama acrescenta magia e o sobrenatural às histórias de Sherlock.
Mesmo após 134 anos, o personagem de Conan Doyle segue vivo através das diferentes representações que ganha. Com produções já confirmadas, as histórias de Sherlock Holmes continuarão a ser contadas e reinventadas nos próximos anos.
Confira as últimas adaptações de Sherlock
SÉRIES
Os Irregulares de Baker Street
Lançamento: 2021
Elenco: Thaddea Graham, Darci Shaw, Harrison Osterfield
Onde Assistir: Netflix
Elementary
Lançamento: 2012
Elenco: Jonny Lee Miller, Lucy Liu, Aidan Quinn
Onde Assistir: Amazon Prime Video e Globoplay
Sherlock
Lançamento: 2010
Elenco: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Amanda Abbington
FILMES
Enola Holmes
Lançamento: 2020
Elenco: Millie Bobby Brown, Sam Claflin, Henry Cavill
Onde Assistir: Netflix
Sr. Sherlock Holmes
Lançamento: 2015
Elenco: Ian McKellen, Laura Linney, Milo Parker
Onde Assitir: Youtube Filmes
Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras
Lançamento: 2011
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace
Onde Assistir: Youtube Filmes
Sherlock Holmes
Lançamento: 2009
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Mark Strong
Onde Assitir: Youtube Filmes e Looke