Logo O POVO+
Universo de Anton Tchekhov é desnudado em processo artístico
Vida & Arte

Universo de Anton Tchekhov é desnudado em processo artístico

Com Maria Padilha no elenco e texto de Pedro Brício, obra cênica está em processo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O projeto
Foto: Divulgação O projeto "A caminho do Jardim para Tchekhov" é lançado hoje no Youtube

O resgate do afeto e a possibilidade de reinvenção humana, mesmo diante de uma realidade conflituosa, é a proposta do novo espetáculo do premiado autor Pedro Brício, que terá direção de Jefferson Miranda e Maria Padilha no elenco. A ideia é criar uma dramaturgia inédita inspirada no universo do russo Anton Tchekhov e mostrar as conexões com a sociedade atual. O projeto "A caminho do Jardim para Tchekhov", que começa hoje, vai oferecer a rara oportunidade de o público assistir ao processo de criação desse novo texto.

Quatro vídeos gravados nos últimos meses serão exibidos no canal do Youtube "A caminho do Jardim para Tchekhov", mostrando os momentos de leituras de trechos da dramaturgia, depoimentos com convidados e profissionais envolvidos na peça e discussões sobre a importância da arte no nosso cotidiano. Entre os participantes deste estudo, estão a atriz Camila Amado, a diretora Celina Sodré, a médica Isadora Id Limongelli, o ator e tradutor russo, radicado em São Paulo, Vadim Nikitin, entre outros.

O espetáculo "Um Jardim para Tchekhov", ainda sem data de estreia, acompanha a trajetória de uma atriz (Maria Padilha), que viveu no palco grandes momentos do teatro brasileiro, mas que agora, em crise artística e financeira, é obrigada a vender seu casarão em Santa Teresa e ir morar com a filha, o genro e o neto num pequeno apartamento em Botafogo. A artista deixa seu antigo mundo, repleto de glórias e ilusões, e tem que se adequar às normas de uma realidade que não consegue (ou não quer) enfrentar. Seu desejo de remontar "O Jardim das Cerejeiras", de Tchekhov, numa casa marcada pelo duro cotidiano da filha médica e do genro policial, parece um delírio. Ao mesmo tempo, sua presença, pensamentos e histórias abrem espaços poéticos na vida da família e, em seguida, no próprio condomínio. No elenco, além de Maria Padilha, estarão os atores Lais Vieira, Olivia Torres e Otto JR.

"Tchekhov nos apresenta uma variedade de temas e personagens muito grande. Estudamos, nesse processo minucioso, as convergências de sua obra com o mundo de hoje", explica Pedro Brício. "A personagem da Maria vai transitar entre o humor e o drama, a verdade e a mentira; vai lembrar dos tempos áureos do teatro brasileiro, mas sem se render ao saudosismo. É uma atriz de vanguarda, que olha para o futuro", acrescenta. (Agência Estado)

A caminho do Jardim para Tchekhov

Quando: 21, 22, 23 e 24 de abril, com sessões às 10h, 15h, 19h e 23h. Haverá debate com os participantes após a sessão das 19h do dia 24 de abril.
Onde: Canal do Youtube A caminho do Jardim para Tchekhov

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?