Logo O POVO+
Casa das Rosas promove série de debates sobre o forró
Vida & Arte

Casa das Rosas promove série de debates sobre o forró

Com atividades formativas e saraus, programação apresenta ciclo de debates a partir da obra de ícones do forró
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Climério ministra oficina
Foto: Divulgação Climério ministra oficina "Versiforrozando: articulando letra e música em canções de forró"

No mês de maio, a Casa das Rosas promove debates que evidenciam a arte do letrista de forró na programação "Voltas do voltar e o sertão: Forró feito poesia em canção". As atividades são gratuitas e acontecerão a distância, pela plataforma Zoom.

O evento reúne artistas, estudiosos, professores e pesquisadores de universidades de diversos estados com o intuito de oferecer ao público, pelas redes sociais do museu, o acesso ao debate sobre aspectos socioculturais e artísticos do forró e uma oportunidade de apreciar obras-primas do cancioneiro brasileiro.

Leia também | Maracatus relatam dificuldades e pedem maior apoio da Prefeitura

A palestra de abertura, "Patrimônio Imaterial e Forró", abordará noções gerais sobre a política de promoção e valorização do patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a memória e estruturação do processo de Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Imaterial, e a definição de forró, suas principais matrizes constitutivas, além de destacar a importância das letras e letristas para esse bem cultural. A palestra acontecerá no dia 6 de maio, quinta-feira, das 19h às 21 horas.

Leia também | Antes de chegar ao Brasil, HBO Max anuncia lançamento de produções originais

O sarau "Diálogos sincrônicos - Forró" por elas irá explorar um aspecto pouco evidenciado na história de sua prática cultural no Brasil: a forte presença de mulheres compositoras/letristas e, em especial, as marcantes parcerias artísticas estabelecidas entre grandes forrozeiros e suas companheiras, como é o caso de Jackson do Pandeiro e Almira, Dominguinhos e Anastácia, entre outras. O sarau terá início no dia 8 de maio, sábado, às 15 horas.

A oficina "Versiforrozando: articulando letra e música em canções de forró" tem como objetivo abordar os desafios para a composição de letra em uma canção de forró. A proposta é partir de uma música de forró instrumental e trabalhar com os participantes da oficina para que criem uma letra. Quais as características de uma letra de forró marcante, os temas mais recorrentes, algumas características estilísticas das letras de forró, como elaborar um poema a partir de um tema pré-estabelecido, como trabalhar em cima de frases rítmicas com tempos e acentos definidos são alguns dos tópicos que poderão ser abordados na oficina. A oficina, que será realizada nos dias 21 e 18 de maio e 4 de junho das 18h30 às 21h30min.

Voltas do Voltar e o Sertão

Confira programação completa em casadasrosas.org.br

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.


O que você achou desse conteúdo?