Logo O POVO+
Peça sobre Segunda Guerra ganha adaptação e estreia nesta quarta, 19
Vida & Arte

Peça sobre Segunda Guerra ganha adaptação e estreia nesta quarta, 19

Espetáculo relata o encontro histórico entre o general alemão e embaixador sueco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo 'Diplomacia', do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia em nova versão
 (Foto: Heloisa Bortz/Divulgação)
Foto: Heloisa Bortz/Divulgação Espetáculo 'Diplomacia', do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia em nova versão

O espetáculo "Diplomacia", do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia em português nesta quarta-feira, 19, às 19 horas. A apresentação será transmitida em tempo real no Instagram @sescaovivo e no canal do Youtube do Sesc São Paulo e ficará disponível na plataforma digital do Sesc SP por 90 dias.

O texto original, que inspirou o filme homônimo do diretor alemão Volker Schlöndorff em 2014, ganhou tradução para o português do roteirista e dramaturgo Aimar Labaki. A adaptação brasileira contará com a encenação dos atores Eduardo Semerjian (general Choltitz) e Otávio Martins (Raoul Nordling), e direção de Ricardo Grasson.

Toda a ação é ambientada no quarto de um hotel convertido em quartel-general dos alemães em 1940. Ali se encontram o alemão general Choltitz, escolhido por Hitler para destruir a França na Segunda Guerra, e o cônsul geral da Suécia, Raoul Nordling, que o convence a desistir de fazê-lo, minimizando as mortes e os danos.

Leia também | Artistas de 31 cidades cearenses são selecionados para evento Festa do Sol

A trama se passa na madrugada de véspera da explosão da capital francesa. Nesse ínterim, Nordling tenta dissuadir Choltitz ao colocar em xeque as ideias de ambos relativas à civilidade e a valores universais numa conversa envolvente sobre paz, humanidade e cultura.

Para Ricardo Grasson, o texto é atual e necessário, pois valoriza a importância do diálogo na busca pela conciliação de interesses. "O que se discute na peça não é apenas a preservação de uma cidade, mas a noção de civilidade e de valores éticos entre seres humanos. O diálogo como instrumento de tolerância e convivência, tema importante para os dias atuais", diz.

Para a temporada brasileira, o roteiro original não teve somente a adaptação para o português. A trama foi adequada para abranger apenas os dois atores, diferente do elenco de cinco pessoas explorado pelo dramaturgo francês lançado em 2011. Além da dupla de protagonistas, aparecem mais três militares alemães.

Leia também | Dear Evan Hansen: adaptação de musical da Broadway ganha primeiro trailer

A tradução de Labaki foi fiel ao roteiro original, o que facilitou o entendimento das intenções de Gély, promovendo uma melhor adequação da trama para o público brasileiro. O texto integral em português foi lido a portas fechadas em outubro de 2019. Em fevereiro de 2020, no Teatro da Aliança Francesa, a leitura foi levada ao palco com cinco atores e um narrador que lia as rubricas. Segundo o ator Eduardo Semerjian, esta versão já quebrava com a literalidade do roteiro em francês.

Espetáculo Diplomacia, do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia em nova versão
Foto: Heloisa Bortz/Divulgação
Espetáculo Diplomacia, do dramaturgo francês Cyril Gély, estreia em nova versão

Para a apresentação on-line, sabendo que teriam pouco tempo para ensaiar, a produção decidiu adaptar o texto enfatizando a atuação das personagens principais. "A narração do planejamento das explosões foi colocada como uma fala do general diretamente para Hitler pelo telefone. As ligações telefônicas e função de recepção foram simplificadas e/ou retiradas, e as ações externas passaram a ser também apenas ordens pelo telefone. Assim, as funções dos três outros personagens foram redistribuídas, e eles saíram", explica Semerjian.

No mundo real, os desdobramentos dessa conversa para a história foram positivos: Paris se manteve intacta, prisioneiros foram libertos e franceses salvos da deportação. Desde 1940, a capital francesa era ocupada pelos nazistas. Demoraria até 25 de agosto de 1944 para que tropas francesas e americanas libertassem a cidade da ocupação alemã. (Carolina Parente/ Especial para O POVO)

Diplomacia

Quando: hoje, às 19 horas

Onde: youtube.com/sescsp e @sescaovivo no Instagram

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?