Logo O POVO+
Fotógrafo de Fine Art, Alan Uchoa estampa a capa do O POVO neste sábado, 29
Vida & Arte

Fotógrafo de Fine Art, Alan Uchoa estampa a capa do O POVO neste sábado, 29

Desde o dia 15 de maio, O POVO transforma as capas do jornal em obras de arte, trazendo 14 artistas cearenses para expor seus trabalhos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Artista visual Alan Uchoa passei pelo onírico e o fantástico em suas obras (Foto: Alan Uchoa)
Foto: Alan Uchoa Artista visual Alan Uchoa passei pelo onírico e o fantástico em suas obras

Através de sua perspectiva, criatividade e das lentes de uma câmera, Alan Uchoa II aborda solidão, dualidade entre vida e morte e aspectos obscuros da psique. Desde o dia 15 de maio, O POVO transforma as capas do jornal em obras de arte, trazendo 14 artistas cearenses para expor seus trabalhos. Alan é um desses artistas e conta um pouco de sua trajetória.

Formado em Audiovisual, Alan trabalha com fotografia fine art e edição de imagem, implementando elementos cinematográficos em suas obras. Ao exibir sua foto na capa do jornal, ele conta que dá um "check" em uma de suas metas do ano.

Veja especial no O POVO+ | O nosso papel é arte: uma mostra de presente para você

Seja no teatro, na música, ele conta que sempre sentiu o impulso artístico para se expressar, mas a fotografia nunca havia sido uma opção. "Para mim, uma foto boa era sinônimo de câmera cara, estúdio e muita gente trabalhando", acreditava. Até que aos 17 anos, ele conheceu um rapaz que fazia todo o processo sozinho com uma câmera comum. A simplicidade do colega fez ele enxergar a possibilidade de também se tornar um fotógrafo, e assim começou sua trajetória na fotografia.

Leia também | Festival Festa do Sol apresentará mais de 170 trabalhos de artistas cearenses

Através da internet, Alan teve contato com a fotografia fine art e passou a estudar mais sobre esse tipo de imagem. "A fotografia fine art nada mais é do que uma fotografia livre, onde eu posso me expressar, fazer o que quiser e elevar essa fotografia a um nível de obra de arte", explica.

.

Também conhecida como "belas-artes", em português, a fine art atravessa diferentes campos artísticos, como a pintura, música, dança, literatura, entre outros. Na fotografia, esse modelo de criação é pautado na visão do artista e como ele utiliza o meio para expressar aquilo que está em sua mente.

"Escolhi a fotografia fine art porque normalmente elas estão mais ligadas a obras de arte clássicas, como pinturas, a qual vem a maioria das minhas influências, e tem todo um mercado mais específico. Nesse estilo de fotografia eu vi também a liberdade de criar fotos singulares e poder me debruçar bastante em cima delas. Cada foto é uma ideia, uma atmosfera, um sentimento e um novo eu", afirma.

Leia também | "La Femme Bateau": obra de Sérvulo Esmeraldo continua sem previsão de restauro

"Fotografar, manipular, criar, em geral, é uma forma de continuar sonhando acordado. Eu não gosto de dormir, mas quando durmo, não gosto de acordar... e fotografar (criar) me ajuda a equilibrar esse mundo. Ah! Eu capturo ideias, não momentos", diz o fotógrafo em seu perfil no Flickr, onde compartilha alguns de seus trabalhos.

.

A capa do jornal traz a fotografia "Um sonho frágil", um autorretrato. Para ele, a imagem combina com o contexto atual, simbolizando isolamento e solidão. "Quando criei essa foto, eu tinha lido um livro e fiquei o dia pensando nele e foi aí que tive a ideia. Parecia que tinha algumas coisas rondando minha cabeça e aí criei a imagem com o livro e algumas borboletas, como se tivesse terminado de ler mas ainda tivesse uma conexão", comenta.

A ideia do projeto é presentear os leitores em comemoração ao 1 ano do O POVO Mais. Desse modo, os assinantes têm acesso às capas em alta qualidade para baixar e criar diferentes possibilidades de uso. Alan vende suas fotos através de quadros e agora os leitores poderão usar a imagem disponibilizada pelo O POVO para o mesmo fim.

Para vender as fotografias, Alan usa uma tiragem limitada e uma impressão especial que garante maior durabilidade da imagem. Para ter acesso aos quadros é necessário encomendar diretamente com ele. O fotógrafo também utiliza as redes sociais como espaço para divulgar suas obras e conta que muitos clientes o encontraram através do Instagram.

Alan conta que um dos seus objetivos para o ano de 2021 era conseguir ser capa e ficou muito feliz com a oportunidade. Em seus trabalhos, ele frequentemente expõe o corpo humano, e vê que as pessoas estão cada vez mais acostumadas com esse tipo de trabalho, que antes era mais comum no exterior.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?