Logo O POVO+
"Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, será exibido em evento virtual
Vida & Arte

"Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, será exibido em evento virtual

Até 9 de junho, a mostra Ecofalante apresenta 16 filmes para marcar a Semana do Meio ambiente. As exibições são gratuitas na plataforma do evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Série
Foto: Divulgação Série "Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado" integra a programação do festival online

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Ecofalante de Cinema - Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia acontece de forma on-line e gratuita. De hoje a 9 de junho, a programação conta com 16 filmes e duas séries para TV, entre elas, a série da HBO "Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado" dirigida por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel, uma coprodução da HBO Latin America Originals com a Ocean Films. O festival conta ainda com ciclo de debates e um webinário sobre Crise Climática e Amazônia em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

A Cerimônia de Abertura ocorre hoje, às 19 horas, e inclui a exibição de "Soldados da Borracha" do cearense Wolney Oliveira, vencedor do prêmio de melhor filme (concedido pelo público) na Mostra Ecofalante de Cinema de 2020. A obra estreia às 20 horas e ficará disponível por 24h. O evento ocorre no âmbito da Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1981 com o objetivo promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.

A noite de estreia inclui também a pré-exibição mundial do filme "BR Acima de Tudo".  Dirigido por Fred Rahal Mauro, é uma produção do ((o))eco, um veículo de jornalismo voltado à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental. O filme trata dos impactos da possível expansão da rodovia BR-163, cujo traçado corta a floresta amazônica em direção à fronteira com o Suriname, projeto gestado durante a ditadura civil-militar (1964-1985). 

Também estão presentes na Mostra títulos ainda inéditos comercialmente como "Edna", de Eryk Rocha, que teve estreia internacional no festival suíço Visions du Réel e focaliza as marcas da guerra pela terra em uma moradora nas margens da rodovia Transbrasiliana (BR-153), e "A Última Floresta", do diretor Luiz Bolognesi, selecionado para a edição deste ano do Festival de Berlim e protagonizado por Davi Kopenawa, xamã da tribo Yanomami e corroteirista do filme.

Título selecionado para o Festival de Berlim, "O Reflexo no Lago", de Fernando Segtowick, trata de comunidades ribeirinhas localizadas próximas da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Já projetos com propostas de uso da floresta de maneira sustentável estão em "Amazônia Eterna", de Belisario Franca, vencedor do prêmio de melhor documentário no BRAFFTV - Festival de Cinema Brasileiro em Toronto. Tem ainda obra realizada pela atriz Christiane Torloni dirige "Amazônia, o Despertar da Florestania", uma discussão sobre questões ambientais da floresta amazônica.

Mostra Ecofalante de Cinema

Quando: de hoje a 9 de junho
Onde: ecofalante.org.br
Programação gratuita

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?