Logo O POVO+
Cearense lança distopia com representatividade LGBTQIA+ e racial
Vida & Arte

Cearense lança distopia com representatividade LGBTQIA+ e racial

A obra de Anna Andrade apresenta uma nova ordem mundial, onde Frederico Alves é o protagonista, um jovem pobre que concilia três empregos, além de cuidar da avó que tem Alzheimer.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Anna Andrade é uma escritora cearense e já alcançou leitores de mais de 13 países no Wattpad (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Anna Andrade é uma escritora cearense e já alcançou leitores de mais de 13 países no Wattpad

Um mundo comandado por um ditador, enfrentando uma mutação genética e a guerra pelo poder. Esse é o cenário de "Elegidos", a distopia da escritora cearense Anna Andrade, que também traz representatividade LGBTQIA , diversidade racial e avanço científico e tecnológico.

A obra apresenta uma nova ordem mundial, onde Frederico Alves é o protagonista, um jovem pobre que concilia três empregos, além de cuidar da avó que tem Alzheimer. Ao ser chamado para um serviço na prefeitura, tudo estava acontecendo normalmente, até que Frederico se torna um herói nacional ao salvar o presidente da Área 90. Ele se descobre então um "elegido", um humano com habilidades extraordinárias, e recebe o convite para entrar no Projeto 375.

"Em um cenário caótico, "Elegidos" é repleto de lutas, fomenta um experimento social, trabalha uma relação de amizade, constrói e desconstrói julgamentos pessoais e nos lembra que sempre há alguma paz na desordem", diz a autora, que faz os leitores refletirem como os avanços tecnológicos podem mudar a vida das pessoas, ao mesmo tempo que o ser humano torna-se mais perverso e sedento por poder.

O livro é o primeiro lançamento de uma trilogia que busca trazer a representatividade negra e LGBTQIA para promover maior debate sobre as questões referentes a esses grupos, muitas vezes escassas nos livros de ficção científica. "Há uma carência de representatividade nas distopias e ficções científicas", acredita a autora.

Apaixonada por romances com aventuras, Anna foi incentivada a ler pela mãe, mas começou escrevendo porque gostava de contar sua própria versão das histórias que já existiam, ou seja, produzir fanfics. "Eu gostava de recriar as histórias com mais romance, porque eu gostava muito de aventura e romance, mas achava que não tinha a dosagem certa", comenta.

A autora é famosa no Wattpad, uma plataforma que permite compartilhar histórias com pessoas do mundo todo, e já alcançou leitores de mais de 13 países, como: Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, entre outros. Ela chegou a se formar em direito, mas hoje segue a carreira que ama, de ser escritora.

Para escrever "Elegidos", ela se inspirou em uma de suas fanfics sobre Harry Potter, mas ao longo da construção da história foi para um caminho diferente. "Quem lê não acredita que saiu do universo de Harry Potter", comenta. Na verdade, a obra de Anna transita entre a distopia e a fantasia, gêneros que despertam o interesse da escritora.

Flertando com a política, o livro traz discussões sobre diferentes realidades que o futuro pode oferecer. "A distopia nos faz refletir sobre regimes autoritários, coisas que existiram antes, que existem agora e que podem existir no futuro", acredita. Ela já está trabalhando no segundo livro e revela que se aprofundará ainda mais em questões políticas.

Para Anna, a melhor parte do livro é a surpresa. "Eu gosto de ser pega de surpresa. Então eu queria um final onde as pessoas arrancassem os cabelos", brinca. "Eu acho que isso vai fazer as pessoas terminarem o livro e já quererem o segundo". "Elegidos" já está em pré-venda na Amazon, na versão e-book, e a versão física pode ser comprada no site da Editora Flyve.

 

Elegidos

Editora Flyve

380 páginas

R$ 39,90 (físico) e R$ 8,99 (digital) 

E-book (amazon.com.br)

Livro físico (editoraflyve.com)

O que você achou desse conteúdo?