Logo O POVO+
Games: Leste europeu é palco do aterrorizante Resident Evil Village
Vida & Arte

Games: Leste europeu é palco do aterrorizante Resident Evil Village

O 8º volume de "Resident Evil Village" mantém o clima já reconhecível da franquia, ao mesmo tempo que renova qualidades e apresenta novas possibilidades de aventura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
'Resident Evil Village' mantém a perspectiva em primeira pessoa do gameplay de seu antecessor direto (Foto: fotos Divulgação)
Foto: fotos Divulgação 'Resident Evil Village' mantém a perspectiva em primeira pessoa do gameplay de seu antecessor direto

Mesmo após oito lançamentos, a franquia "Resident Evil" continua a surpreender e seu novo título parece ser mais um tiro certeiro da produtora Capcom no mercado de games. "Resident Evil Village" mantém a essência da série enquanto aumenta a barra de qualidade e inova ao aproximar o universo dos zumbis aos de monstros clássicos, como vampiros e lobisomens. Apesar de algumas falhas - especialmente perto do final - é certamente um dos melhores lançamentos de 2021.

Dando continuidade aos acontecimentos de "Resident Evil 7", os jogadores retomam o controle do personagem Ethan Winters, que conseguiu escapar com sua namorada - agora esposa - do logradouro decrépito e cheio de horrores da família Baker (vilões do game anterior). Resgatados por Chris Redfield, o casal se refugia na Europa e tenta voltar à vida normal e até concebe a pequena Rosemary como sinal de dias mais tranquilos. Infelizmente, após uma série de eventos, Rose é raptada e Ethan se vê perdido em uma vila enigmática em busca do paradeiro de sua filha.

Os algozes principais do game, conhecidos como os Quatro Lordes fazem alusão a monstros como vampiros, criaturas do pântano, caveiras e licanos
Os algozes principais do game, conhecidos como os Quatro Lordes fazem alusão a monstros como vampiros, criaturas do pântano, caveiras e licanos (Foto: Divulgação)

Os algozes principais do game, conhecidos como os Quatro Lordes fazem alusão a monstros como vampiros, criaturas do pântano, caveiras e licanos. Comandados por uma figura misteriosa, conhecida como Mãe Miranda, cada lorde tem aparências e personalidades únicas. Durante a campanha de lançamento do game, Lady Dimitrescu chamou enorme atenção tanto pelo castelo, que é seu domínio, quanto por sua estatura e semblante aterrorizante.

Leia também | Netflix confirma segunda temporada da série "Sombra e Ossos"

Além dela, a apavorante Donna Beneviento - uma boneca feita de ossos e vestida de noiva - é outro ponto alto da experiência com o jogo. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito dos mocinhos da história. Tanto Chris, quanto o próprio protagonista, Ethan Winters, carecem da mesma qualidade de atuação e personalidade dos demais personagens.

'Resident Evil Village' mantém a essência da série enquanto aumenta a barra de qualidade
'Resident Evil Village' mantém a essência da série enquanto aumenta a barra de qualidade (Foto: Divulgação)

Apesar de permitir alguma liberdade de exploração em partes específicas do mapa, o jogo é bastante linear e possui um dos enredos mais simples e diretos de toda a franquia. Há reviravoltas e momentos interessantes, mas sem dúvida o ponto alto da narrativa é a jornada por cada domínio dos lordes durante toda a jogatina.

Cada quarto do jogo tem momentos especiais, porém o game tropeça perto do final e traz as piores partes do enredo nas últimas horas de jogo. É provável que equipes distintas tenham trabalhado em partes específicas, promovendo um certo desnível na qualidade do game perto do fim.

Leia também | Comeback do EXO: banda de k-pop lança novo álbum e videoclipe

"Resident Evil Village" mantém a perspectiva em primeira pessoa do gameplay de seu antecessor direto, mas é certamente ao quarto game da franquia a quem "Village" presta as maiores homenagens. Seja pelo cenário ou pela inclinação maior à ação, é evidente a influência que o incrível "Resident Evil 4" exerceu sobre o título.

Mantendo o clima de terror característico e esperado pelos fãs, "Resident Evil Village" traz uma dinâmica de combate e exploração bem apoiada na ação. Alguns dos inimigos, como os licanos, se movem rapidamente e necessitam de muito dano para caírem. Felizmente, a quantidade de armas e equipamentos ofensivos foi drasticamente expandida em comparação com "Resident Evil 7".

Apesar de permitir alguma liberdade de exploração em partes específicas do mapa, o jogo é bastante linear e possui um dos enredos mais simples e diretos de toda a franquia
Apesar de permitir alguma liberdade de exploração em partes específicas do mapa, o jogo é bastante linear e possui um dos enredos mais simples e diretos de toda a franquia (Foto: Divulgação)

Outro marco da franquia que se mantém são os quebra-cabeças espalhados por todo o game e que precisam ser solucionados para progredir na narrativa ou garantir itens especiais caso sejam resolvidos pelo jogador. Há ainda um sistema de customização de armas e de coleta de recursos que podem ser trocados por melhorias permanentes aos atributos básicos do personagem principal.

Leia também | Do Big Brother à Revolução dos Bichos: conheça a vida e as obras de George Orwell

Talvez uma das maiores qualidades de "Resident Evil Village" seja inesperada, mas muito bem-vinda em meio a um cenário de títulos excessivamente longos. Sem contar as atividades opcionais, o jogo pode ser finalizado em cerca de 10 horas, e como já é tradição na franquia, novos modos de jogo e uma dificuldade ainda maior são desbloqueados.

Ademais, o modo "Os Mercenários" garante a diversão mesmo após o fim da história principal. Nele, o jogador é colocado em partes específicas do mapa do game e tem como objetivo matar o máximo possível de inimigos para atingir a pontuação máxima e para poder compará-la a de outros jogadores pelo sistema online do game.

Sem contar as atividades opcionais, 'Resident Evil Village' pode ser finalizado em cerca de 10 horas
Sem contar as atividades opcionais, 'Resident Evil Village' pode ser finalizado em cerca de 10 horas (Foto: Divulgação)

Muitos achavam que este seria o primeiro "Resident Evil" exclusivo da nova geração de consoles. Porém, para a alegria daqueles que ainda não possuem um Xbox Series X|S ou o novo Playstation 5, o título roda bem tanto no PC quanto no PS4 e no Xbox One. Entretanto, somente nas máquinas mais modernas da atualidade será possível apreciar o espetáculo que são os gráficos e a direção de arte.

Leia também | Mark Ruffalo aparece em fotos nos bastidores da série "She-Hulk"

Equilibrar novidade e tradição é um feito que apenas poucos conseguem alcançar na indústria dos games. Muitos falham em inovar no que não precisa ou em deixar de mexer em algo que há tempos tornou-se ultrapassado. Para os fãs de "Resident Evil", felizmente a Capcom conseguiu manter um clima de familiaridade enquanto renovou a qualidade de uma de suas mais tradicionais franquias. O oitavo "Resident Evil" é uma verdadeira mistura do que já deu certo no passado com o que o futuro ainda reserva para a franquia. Este é um game que certamente irá agradar e aterrorizar veteranos e novatos igualmente.

Davi Rocha é integrante do canal de Youtube Bacontástico

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?