Logo O POVO+
Programação virtual celebra Festa do Pau da Bandeira
Vida & Arte

Programação virtual celebra Festa do Pau da Bandeira

Uma das mais tradicionais festas populares do Estado será marcada com com debates, documentários e exposições nas redes do TJA
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha movimenta as ruas da cidade com apresentações artísticas, quermesses, cortejos e missas, além do famoso hasteamento do mastro (Foto: Augusto  Pessoa/Divulgação)
Foto: Augusto Pessoa/Divulgação A tradicional festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha movimenta as ruas da cidade com apresentações artísticas, quermesses, cortejos e missas, além do famoso hasteamento do mastro

A edição virtual da tradicional Festa do Pau do Bandeira chega a sua reta final em 2021 com mais uma maratona de roda de conversas, de hoje a sábado (12), sempre às 19 horas, com transmissão pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar.

"Este ano, na segunda edição virtual da Festa do Pau da Bandeira, temos um evento menos festivo, porque Barbalha hoje vive um luto por conta da Covid-19. A cidade nunca teve um número tão grande de mortos em nenhuma época da sua história. A gente procurou fazer uma programação mais introspectiva", aponta Fábio Vasconcelos, produtor do evento, pontuando que o caminho foi refletir sobre a manifestação artística. "Temos rodas de conversa sobre a representatividade da festa. São encontros de salvaguarda da festa", completa.

Com mediação de Lourdes Macena, do IFCE, a primeira roda de conversa irá abordar o tema "O processo de reconhecimento da Festa de Santo Antônio como Cultura imaterial: realidade atual e perspectivas", tendo como convidados Sandra Nancy Ramos Freyre (URCA), Edvar Costa (pesquisador e professor da UVA) e Simone Ribeiro (pesquisadora). O destaque do dia 10 será a exposição virtual "Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida", de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ).

Na sexta-feira, 11, o tema "Os Mestres da Cultura do Ceará" irá permear o bate-papo virtual que, com a mediação de Mano Grangeiro (Vila da Música), contará com as presenças de Dora Freitas (Lumiar Comunicação), Pedro Igor (Casa de Saberes Cego Aderaldo - Secult-CE), Cristina Holanda (COPAM - Secult/CE) e Carlos Gomide (Carroça de Mamulengos). O documentário "Reisado Boi Estrela, Mestre Piauí" (Projeto Interações Estéticas/ ONG IPHANAQ) será exibido na ocasião, reunindo depoimentos e momentos de apresentações do grupo pelas ruas da cidade e em dia de matança, Dia de Reis, festa tradicional do reisado.

"A Devoção do Santo" será o tema norteador da última roda de conversa, dia 12, que terá as participações dos secretários de Cultura das cidades de Barbalha (Isaac de Luna), Jardim (Luiz Lemos), Antonina do Norte (Ítalo dos Reis) e Quixeramobim (Neto Moraes); a mediação será da jornalista Maísa Vasconcelos numa noite que ainda terá a música de David Einstein, de Quixeramobim, a exibição de dois documentários e as exposições virtuais "Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida", de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ) e "Pau da Bandeira", de Jarbas Oliveira.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural do Ceará, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio é um dos mais tradicionais festejos do Estado, que chega a mobilizar milhares de pessoas numa programação extensa e diversificada no mês de junho. Dentre os principais destaques, estão a Missa do Folclore, a Alvorada e os cortejos de grupos folclóricos, sendo o ponto alto o carregamento do pau e hasteamento do mastro.

Programação

Quinta, 10 de junho

- Roda de Conversa "O processo de reconhecimento da Festa de Santo Antônio como Cultura imaterial: realidade atual e perspectivas". Mediação: Lourdes Macena (IFCE)

Convidados: Sandra Nancy Ramos Freyre (URCA), Edvar Costa (pesquisador e professor da UVA) e Simone Ribeiro (pesquisadora)

- Exposição virtual "Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida", de Elistênio Alves (ONG IPHANAQ)

Sexta, 11 de junho

- Roda de Conversa "Os Mestres da Cultura do Ceará". Mediação: Mano Grangeiro (Vila da Música). Convidados: Dora Freitas (Lumiar Comunicação), Pedro Igor (Casa de Saberes Cego Aderaldo - Secult-CE), Cristina Holanda (COPAM - Secult/CE) e Carlos Gomide (Carroça de Mamulengos)

- Exibição de documentário "Reisado Boi Estrela, Mestre Piauí" (Projeto Interações Estéticas/ ONG IPHANAQ)

Sábado, 12 de junho

- Roda de conversa "A Devoção do Santo". Mediação: Maísa Vasconcelos

Convidados: Isaac de Luna (Secretário de Cultura de Barbalha), Luiz Lemos (Secretário de Cultura de Jardim), Ítalo dos Reis (Secretário de Cultura de Antonina do Norte) e Neto Moraes (Secretário de Cultura de Quixeramobim)

- Live Musical de David Einstein (Quixeramobim)

- Vídeo documentário Antonina do Norte

- Exposição virtual "Santo Antônio de Quixeramobim: Tradição de Fé e Vida", de ElistenioAlves (ONG IPHANAQ)

- Exposição virtual "Pau da Bandeira", de Jarbas Oliveira

- Exibição do documentário "Mulheres de Antônio", de Lia Mota e Marina Holanda

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?