Logo O POVO+
Sem a festança do São João em 2021, saiba onde pedir o "pratim" em Fortaleza
Vida & Arte

Sem a festança do São João em 2021, saiba onde pedir o "pratim" em Fortaleza

Clássica comida de rua cearense, o pratinho faz a alegria gastronômica o ano todo. Junto das várias iguarias com milho, integra as comidas típicas de junho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Silvia Helena, e os famosos pratinhos da Doce Gula (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Silvia Helena, e os famosos pratinhos da Doce Gula

"E o forró já começou/ bota o disco de Luiz/ chegue mais perto pro meu abraço/ vamos esquentar, balançar, se mexer, acender a fogueira, dançar", diz a clássica canção das festas juninas, composta por Gereba Barreto e Tuzé de Abreu. Já é época de São João e, pelo segundo ano consecutivo, não será possível aproveitar a festança como manda a tradição. Aquelas aglomerações, com muita dança e comidas típicas compartilhadas, não podem acontecer desde 2020, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil. Mas, por falar nas iguarias, o Comes&Bebes traz o tão conhecido pratinho para matar um pouco dessa saudade. Essa comida de rua cearense é carregada de significados. Encontrado durante o ano todo em praças, esquinas e comércios variados do Ceará, o pratinho também é a cara do nosso São João.

"O pratinho é um nome carinhoso que batizamos esse mix de iguarias nordestinas, servidas em porções individuais pra lá de generosas. Ele representa a história do nosso povo, construída ao longo de várias gerações e que vem se aprimorando a cada São João", exalta a patissier Silvia Helena Vasconcelos, proprietária da Doce Gula Confeitaria.

Ao falar das festas juninas, Silvia logo recorda sua meninice. "Lembro da minha infância e da alegria que era festejar o São João todos os anos. Família reunida, muita comida nordestina e crianças, incluindo eu, correndo pra lá e pra cá", conta. Em sua Doce Gula, a chef prepara receitas que são heranças de família. E o pratinho tem protagonismo nessa história. São seis opções da iguaria, com "os tradicionais vatapás de frango e camarão, carne de sol acebolada e um delicioso baião de dois", diz.

Para agilizar o preparo e a entrega aos clientes, este ano, a Doce Gula conta com versões dos pratinhos prontos (com tipos já pré-estabelecidos). Segundo Silvia, deixar o São João passar despercebido está fora de cogitação. "Mesmo sem festas e quadrilhas na nossa cidade, é possível vivenciar a alegria dessa época de diversas outras formas, com a culinária, a música e a vestimenta. Vestir uma camisa xadrez, colocar um forró para tocar e saborear um pratinho, mesmo em casa, é demonstrar amor à nossa cultura e não deixá-la adormecer", reforça a chef.

De acordo com Silvia Helena, o pratinho materializa a história cearense e leva a cultura do Estado para todo o País por meio da comida. "Tem coisa melhor? Um registro do Ceará que ninguém pode nos tirar".

Confira galeria de fotos do O POVO no São João temático da Doce Gula:

Clique na imagem para abrir a galeria

FORTALEZA, CE, 09-06-2021: A pauta aborda nosso amado pratinho, essa comida de rua nordestina que a gente encontra o ano todo, mas sempre faz a alegria das festas juninas. A personagem em questao, Linda Nepomuceno, faz pratinhos e vende na Praca da Cidade 2000 ha 10 anos. Cidade 2000, Fortaleza.(BARBARA MOIRA/ O POVO)
FORTALEZA, CE, 09-06-2021: A pauta aborda nosso amado pratinho, essa comida de rua nordestina que a gente encontra o ano todo, mas sempre faz a alegria das festas juninas. A personagem em questao, Linda Nepomuceno, faz pratinhos e vende na Praca da Cidade 2000 ha 10 anos. Cidade 2000, Fortaleza.(BARBARA MOIRA/ O POVO)

Pratinho da Linda

A Praça da Cidade 2000 é conhecida por ser um polo gastronômico na Cidade, mas especialmente por oferecer os mais diversos tipos de pratinhos. Linda Nepomuceno vende a iguaria há exatos dez anos e cinco meses no local. Entre as opções, o pratinho com creme de frango tem sido o recordista de pedidos. Tudo começou quase num impulso. "Eu estava em meio a uma reunião na Regional II (subprefeitura responsável à época, hoje a Regional VII quem cuida administrativamente do bairro), quando do nada pedi para ser incluída como a 20ª permissionária", conta Linda.

O pratinho representa suas raízes nordestinas. "É uma forma de demonstrar meu amor ao Nordeste, ao meu Ceará... Cozinhar comidas típicas! Esse é o tempero da nossa região!", enaltece. A cozinheira garante: "Nunca vi alguém triste comendo o pratinho da Linda!". No embalo, grita um viva à cultura cearense e nordestina.

Clique na imagem para abrir a galeria

Pratinhos da Fome de Pratinho, na Granja Portugal
Pratinhos da Fome de Pratinho, na Granja Portugal

Fome de Pratinho

Cléo Ramos e Jailson Nascimento jamais pensaram em cozinhar como um ofício. Após a Covid-19 chegar ao País, no entanto, eles decidiram preparar os tão famosos pratinhos. Depois, começaram a vender ali mesmo na calçada, perto de casa, com uma mesinha — fiéis à tradição. O casal é quem apronta todos os itens da Fome de Pratinho, localizada no bairro Granja Portugal. "Estávamos desempregados e, em busca de algo que fosse nosso, com a nossa cara, surgiu a ideia", conta Jailson.

A Fome de Pratinho promete "comida caseira e saborosa, de qualidade, feita com cuidado e carinho". Lá, o pratinho pode ser encontrado com creme de galinha e vatapá de frango, acompanhado de arroz, salada de maionese, paçoca e batata palha. Para Jailson, a iguaria tem "a marca registrada" do Ceará. "É possível ver aquelas panelas brilhosas em vários cantos, tanto na Capital quanto no interior. Essa comida típica do nosso Ceará é conhecida em todo País".

O pratinho ganha cada vez mais significado na vida de Cléo e Jailson. Ele acrescenta: "É algo que corre nas nossas veias, que nos dá prazer em fazer. Ver nossos clientes satisfeitos com o nosso tempero e o retorno deles com elogios é sem palavras! Nunca passou pelas nossas mentes cozinhar, ainda mais para outras pessoas. Deus sabe de todas as coisas e fomos surpreendidos com essa graça de poder cozinhar e ter a aceitação que tivemos com essa comida tão maravilhosa que todo cearense ama".

Porções de pratinhos da Galé
Porções de pratinhos da Galé

Quermesse da Galé

O pratinho também ocupa lugar de destaque no menu da Galé Doces e Salgados, gerida por Silvana e Sebastião Quariguasi. No cardápio junino "Quermesse da Galé", é possível encontrar opções com carne de sol acebolada, calabresa, feijão verde cremoso, vatapá, paçocas e mais. Inclusive, foi com a tradicional iguaria cearense que tudo começou, há cerca de dez anos. Os almoços eram servidos às terças e quintas-feiras, sempre com vatapá cremoso, acompanhado de paçoca e baião de dois com queijo coalho.

Tamanho foi o sucesso que o lugar passou a disponibilizar o prato nos demais dias da semana, além de oferecer as opções de potes de 500 gramas para entregas. Ao fim de maio, todos os anos, os clientes e amigos já cobram o cardápio de São João. Segundo os proprietários, "tudo é preparado com muito afeto, ingredientes selecionados e a alegria típica de um bom arrasta pé".

Arrasta pé!

Para celebrar a festa junina sem sair de casa, o O POVO preparou a playlist de músicas "É São João!" no perfil Vida&Arte no Spotify. Confira!

Quero pedir "pratim"!

Doce Gula Confeitaria
Onde: av. Oliveira Paiva, 1580 - Cidade dos Funcionários
Contato: (85) 9 86513278
Mais info: @docegulaconfeitaria

Fome de Pratinho
Onde: rua Nereide, 528 - Granja Portugal
Contato: (85) 98797 4958
Mais info: @fomedepratinho

Pratinhos da Linda
Onde: Praça da Cidade 2000 (av. Central Leste)
Contato: (85) 99850 5460
Mais info: @pratinhosdalinda

Galé Doces & Salgados
Onde: rua Nossa Senhora dos Remédios, 135 - Benfica
Contato: (85) 996111841
Mais info: @galedocesesalgados

Pratinho da Ana
Onde: Vila Manoel Sátiro e Vila Peri
Contato: (85) 9 8994-4916
Mais info: @pratinhodaana

Pratinho da Madrugada
Onde: rua Planalto do Pici, 70 - Pici
Contato: (85) 9 8940-5932
Mais info: @pratinhodamadrugada

O Pratinho dos Famosos
Contato: (85) 9 9129-5487
Mais info: @pratinhodelivery_

Pratinho da Tia
Mais info: @pratinhodatia
*no iFood

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?