Logo O POVO+
São João em casa: confira sugestões para planejar seu arraiá
Vida & Arte

São João em casa: confira sugestões para planejar seu arraiá

Em meio a pandemia, as festas juninas foram adaptadas em pequenos eventos. Confira o que não pode faltar no seu arraiá dentro de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mila Morais é fotógrafa e montou um cenário especial de festa junina (Foto: Mila Morais/Divulgação)
Foto: Mila Morais/Divulgação Mila Morais é fotógrafa e montou um cenário especial de festa junina

Pelo segundo ano consecutivo, o cearense não vai pular fogueira, dançar quadrilha ou comemorar com grandes festas a temporada de São João. Mas criatividade e inovação não faltam na hora de adaptar os eventos juninos em pequenas celebrações dentro de casa. Com fantasias, comidas típicas e decoração, a população de Fortaleza vive o São João dentro de casa em meio a pandemia.

Vatapá, canjica, mungunzá e bolo de milho são apenas alguns pratos que estão presentes nas barracas de São João. Há 30 anos, a Doce Gula Confeitaria oferece cardápio especial incluindo comidas típicas para essa época. O estabelecimento tem se preparado para atender com segurança as demandas presencialmente e via delivery.

Leia Também | Reabertura dos equipamentos culturais: confira as datas e os locais

"Para aqueles que desejam consumir em loja, nossa área externa conta com mesas particulares e capacidade reduzida de pessoas no local. Álcool em gel também não pode faltar", explica a chef Silvia Vasconcelos. "Também expandimos nosso quadro de funcionários para atendimento via delivery, a fim de evitar aglomerações em nosso espaço físico e proporcionar maior conforto e segurança aos nossos clientes".

Além da comida, as decorações também ganham destaque nessa época do ano. Bandeirinhas, peças rústicas e coloridas, chapéu e peneira de palha, cactos e tecidos estampados são apenas algumas peças que a Mon Parti tem no seu acervo. A empresa trabalha com aluguel de peças decorativas há 5 anos e é comandada pelas primas Raquel e Natália Lopes.

Segundo a empreendedora Raquel, a procura pelas peças juninas tem sido maior no ano de 2021, comparado ao ano anterior. Aniversariantes do mês de maio a julho buscam a Mon Parti para alugar cenários, mas nesse ano ela também percebeu que muitas pessoas estão fazendo arraiá em casa, mesmo sem um aniversariante, apenas com o intuito de celebrar o São João com a família.

Leia Também | Dragão do Mar divulga programação virtual de São João

"O São João é uma data muito esperada. É muito musical, festividades com muita animação, comidas típicas, vestimentas e muitas cores", afirma. "Por conta da pandemia, as pessoas buscam se reunir mais com os familiares. Então elas fazem a festa em casa, mesmo sem data comemorativa, e reúne os parentes para alegrar o ambiente em meio ao que passamos".

O que também não pode faltar nos festejos são as roupas típicas. Há mais de 20 anos, Elida Passos aluga trajes de São João, mas com a pandemia a procura diminui. Neste ano, com a reabertura, mais pessoas têm se interessado em alugar roupas para celebrar as festas juninas.

Para a empreendedora, as roupas típicas fazem toda a diferença na hora de celebrar o São João. "As roupas são mais coloridas, são cheias de bico, renda e fitas", explica. Para garantir a segurança dos clientes em meio a pandemia, Elida aluga cada peça para apenas uma pessoa durante a temporada junina.

Leia Também | Literatura em Retalhos: Escritoras unem literatura e costura em bate-papo virtual

"Inspirar com simplicidade" é o lema que Marcela Rebouças evidencia na página "Casinha da Marcela" no Instagram. Como influenciadora digital, ela compreende que nem todos seus seguidores têm condições favoráveis nessa pandemia e busca trazer ideias criativas de baixo custo para incentivar as pessoas a celebrarem momentos especiais, como o São João.

Marcela começou o mês de junho organizando uma festa de aniversário para a mãe com o tema de arraiá. A decoração e comida típica foram fatores essenciais para ela organizar o evento e já revelou que pretende fazer durante o mês outras festas juninas. "Eu sou apaixonada por Fortaleza e Nordeste, sou uma nordestina raiz", afirma.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Doce Gula Confeitaria (@docegulaconfeitaria_)

A influenciadora aproveita a época para passar bastante tempo na cozinha, atividade que ela adora. No seu perfil no Instagram, ela compartilha receitas de comidas típicas, como vatapá e bolo de milho, para ajudar os seguidores a diminuir os custos na hora de organizar um arraiá em casa.

Marcela também busca indicar serviços de microempreendedores da área de eventos, uma categoria que sofreu grande impacto na pandemia com o cancelamento das festas e confraternizações. No arraiá de sua mãe, ela contratou o serviço da "Michellyda Festas e Mimos" para decorar a festa.

Outra maneira de viver o São João em 2021 é através dos estúdios fotográficos da Cidade. Mila Morais é fotógrafa e montou um cenário especial de festa junina. O espaço conta com barraca do beijo, pescaria e música de quadrilhas juninas. Mila conta que pais e filhos dançam, se encantam e interagem com os adereços típicos. "As mães ficam babando com as crianças brincando e se divertindo e os pais se empolgam com o violão", conta.

Leia Também | Outra Casa Coletiva e Lamarca arrecadam livros para Biblioteca Gilmar de Carvalho

Rosiany Santos foi uma das pessoas que optou pelas fotografias de estúdio para fazer com que a filha Duda, de 2 anos, vivenciasse os festejos juninos em meio a pandemia. "Foi mágico ver a alegria e empolgação dela em um cenário que reproduzia a festa, com barraquinhas, músicas e elementos característicos. Além de registrar esse momento em forma de fotografia, Duda pôde viver, com a segurança que o momento nos exige, um pouco dos festejos juninos", comenta.

Montando um arraiá:

Comidas Típicas:
Doce Gula Confeitaria
Contato: 85 98651 3278 (WhatsApp)/ 3271 2030 / 3271 2680 / 3271 3164
Instagram: @docegulaconfeitaria_

Locação de artigos para festas:
Mon Parti
Contato: (85) 99604 0500
Instagram: @monparti_

Aluguel de Roupas Juninas
Elida Passos
Contato: 8598762 0624
Instagram: @_vestidosjuninoselida

Estúdio Fotográfico
Mila Morais
Contato:85 98605 4187
Instagram: @milamorais_fotografia

Receitas e Inspirações:
Marcela Rebouças
Instagram: @casinhadamarcela

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

 

O que você achou desse conteúdo?