Logo O POVO+
Do Mondubim à Finlândia: bailarinos cearenses vão expor trabalhos na Europa
Vida & Arte

Do Mondubim à Finlândia: bailarinos cearenses vão expor trabalhos na Europa

Aprovado em edital internacional, projeto da bailarina cearense Elisa Parente leva trabalho de artistas da periferia da Capital para museu na Finlândia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, 25-06-2021: Do Mondubim a Finlandia: Projeto de dança do Ceara e o unico brasileiro aprovado em coletiva artistica internacional. Alem disso, os artistas da periferia que integram o projeto, terão seus trabalhos em uma exposicao no museu da Finlandia durante um ano. A coreografa e a Elisa Parente, que estara no local com os alunos. As fotos destacam tambem Elisa, Loly Pop, 36, coreografo e os entrevistados Ewerson Vitoriano, 19, dancarino e Iris Fonseca, 25, dancarina Barra do Ceara, Fortaleza.(BARBARA MOIRA/ O POVO) (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA FORTALEZA, CE, 25-06-2021: Do Mondubim a Finlandia: Projeto de dança do Ceara e o unico brasileiro aprovado em coletiva artistica internacional. Alem disso, os artistas da periferia que integram o projeto, terão seus trabalhos em uma exposicao no museu da Finlandia durante um ano. A coreografa e a Elisa Parente, que estara no local com os alunos. As fotos destacam tambem Elisa, Loly Pop, 36, coreografo e os entrevistados Ewerson Vitoriano, 19, dancarino e Iris Fonseca, 25, dancarina Barra do Ceara, Fortaleza.(BARBARA MOIRA/ O POVO)

Em meio ao período difícil da pandemia de Covid-19 e após o fechamento da escola de dança em que trabalhava na Espanha, a bailarina e jornalista cearense Elisa Parente reinventou seus passos e enxergou perspectivas em edital de cultura da instituição finlandesa Kone Foundation. Intitulada "Searching for a Job" (Procurando por um Emprego), a iniciativa buscou selecionar o "trabalho dos sonhos" de artistas mundo afora e, mesmo residindo do outro lado do Atlântico, Elisa traçou conexões com a periferia de Fortaleza para construir sua ideia. Numa seleção com mais de dois mil inscritos, o projeto da cearense foi aprovado e é o único brasileiro entre as oito vagas.

Chamado de Projeto de Orientação à Investigação Artística (POIA), o processo criativo já está em andamento e, nos meses de junho e julho de 2021, Elisa vem desenvolvendo trabalho formativo nos equipamentos da Rede Cuca, em Fortaleza. Essa conexão possui um significado muito especial, conforme ela conta, pois foi a partir de um espetáculo de 2019 chamado "Benção", do Grupo de Dança da Rede Cuca Mondubim, que a bailarina teve a ideia que agora é desenvolvida no projeto.

Leia Também | Quadrilhas Juninas se apresentam em show virtual nos dias 29 e 30 de junho

Como proposta, o POIA convida os bailarinos a desenvolverem pesquisas individuais ou colaborativas com sessões de mentoria e workshops, além de uma bolsa artística. Para esse desenvolvimento, os artistas estão passando por atividades com alguns professores em módulos de dança, audiovisual, direção de arte, figurino, comunicação e composição musical para dança e audiovisual. Além do Cuca Mondubim, as atividades acontecem também na Barra do Ceará, Jangurussu e José Walter.

Elisa relembra a alegria que foi apresentar o projeto aprovado para os artistas. Segundo a bailarina, alguns relataram estar "quase desistindo" de seguir na carreira de dança devido às dificuldades potencializadas pela pandemia. "Não só como um incentivo, a ideia do POIA é um grande exercício para que esses bailarinos se desenvolvam ainda mais e trabalhem futuramente inscrevendo seus projetos em outros editais e convocatórias", afirma a idealizadora.

Diretor da companhia de dança, o coreógrafo Jorge Luiz, conhecido como Loly Pop, destaca a importância desse trabalho para a trajetória artística do coletivo artístico, assim como a possibilidade de ser realizado no equipamento da Rede Cuca, um espaço voltado para a juventude periférica.

Leia Também | VMZ: Cearense ganha destaque na internet com rimas geek

"São artistas que, apesar de jovens, possuem bagagem e qualidade. É uma honra estar dividindo a direção com a Elisa e ainda conseguir reunir um grande elenco. Esse trabalho marca a história de danças urbanas do Ceará e com certeza abrirá portas para o mundo ver o que temos de melhor", afirma Loly Pop.

Além da formação, a oportunidade de troca com outros artistas mundo afora é outra proposta do projeto. No final de julho, vai acontecer uma mostra para os artistas contemplados no edital apresentarem tudo o que desenvolveram nesses dois meses. Todo o processo realizado no Ceará está sendo registrado pela fotógrafa e filmmaker Camila de Almeida para ser exibido em uma exposição no museu The Finnish Labour Museum Werstas, em Tampere, segunda maior cidade da Finlândia. A exibição está marcada para iniciar no dia 23 de setembro e permanecerá em cartaz durante um ano.

Leia Também | O que "KKKK", risada da geração Z, tem a ver com o escritor José de Alencar?

Em atividade desde 2014, o Grupo de Dança da Rede Cuca Mondubim já participou de diversos festivais no Estado e, apesar da pandemia, permaneceu com apresentações on-line para se adaptar à nova realidade. Por meio das oportunidades oferecidas pelo POIA, os integrantes da companhia apontam a possibilidade de resgatar seus processos criativos somados à proporção de se conectarem com artistas de outro país.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por @poiafinlandiamondubim

 

"Sou grata pela oportunidade que tenho na realidade em que estamos vivendo. Somos um grupo vindo da periferia, que sempre lutou por espaço e que agora vai ter visibilidade internacional. É mais que uma oportunidade. É reconhecimento, quebra de barreiras e conexão", afirma Íris Fonseca, integrante do Grupo de Dança da Rede Cuca.

Leia Também | Dragão do Mar lança gratuitamente filmes de Rosemberg Cariry e Wolney Oliveira

Ewerson Vitoriano, também integrante do coletivo artística, destaca a troca entre artistas e a orientação qualificada que o POIA proporciona, despertando sua criatividade para unir teoria e prática e, assim, transformar a idealização em realidade. "Além de conseguir transportar nossos projetos para tão longe, eu espero que a mensagem do nosso trabalho possa impactar e emocionar o máximo de pessoas", projeta o jovem.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?