Emissora de televisão pertencente à Fundação Demócrito Rocha, o Canal FDR celebra 14 anos de missão, vocação e festa nesta sexta-feira, 9. A programação, transmitida por sinal digital aberto (canal 48.1) e por sinal fechado (23 - Multiplay/ 24 - Net e 138 - Brisanet), consolidou em audiovisual o histórico compromisso do Grupo de Comunicação O POVO com a educação e a cultura cearense. O aniversário será celebrado com múltiplas atividades destinadas aos telespectadores.
Lançada em 2007, a emissora da Fundação Demócrito Rocha nasceu com outro nome: TV O POVO. Durante os primeiros anos, o jornalismo atravessou a produção de conteúdo do canal e o sinal da TV Cultura, de São Paulo, ocupava o restante da grade de opções oferecidas. Ao longo do tempo, entretanto, o caráter educativo presente na gênese da Fundação pediu passagem. Em dezembro de 2017, a TV O POVO tornou-se parceira do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
Leia Também | Cinema do Dragão realiza sessões presenciais do Cine Miau em julho
O futuro do Canal FDR, aponta Marcos Tardin, gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha, é trilhado já no presente. "Nosso objetivo é continuar nesse ritmo: reforçar a parceria com o Canal Futura, com a Fundação Roberto Marinho; fortalecer essa proposta comum de educação e cultura; fortalecer a produção independente e toda essa cadeia do audiovisual no Ceará".
Em 9 de julho de 2020, a TV O POVO assumiu o título Canal FDR com um desafio: aliar comunicação e formação. Neste último ano, a emissora exibiu cerca de 1.200 videoaulas focadas na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Há um papel educativo fundamental que estamos exercitando, não só com produção própria, mas também com produção do Canal Futura que tem esse mesmo posicionamento", ressalta Tardin. Entre os destaques da programação, o projeto "Enem Mix" apresenta aulas e resoluções de questões.
Leia Também | Cearenses no Líbano: artistas urbanos são convidados para projeto cultural
"Para além do Enem, a Fundação Demócrito Rocha lança muitos cursos de extensão gratuitos e as videoaulas desses cursos são exibidas no Canal FDR. Estamos falando de cursos de HQ em sala de aula, proteção social, formação de mediadores de patrimônio, de mediadores de educação, enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher... Só no ano passado, foram onze cursos de extensão. Até o final de 2021, devemos lançar mais três ou quatro", enumera Tardin. "Nós mudamos o nome de TV O POVO para Canal FDR justamente para reforçar esse compromisso que a emissora tem com os projetos da Fundação", complementa.
Chico Marinho, coordenador do Núcleo Audiovisual do Grupo de Comunicação O POVO, pontua: "No Canal FDR, nós não abandonamos por completo o jornalismo — nós transformamos. Nossas produções têm um caráter de jornalismo educativo". Entre as mudanças, o diálogo do Canal FDR com realizadores audiovisuais de documentários, ficções e obras seriadas cearenses também diversificou a programação da emissora. Neste ano de atividades, o Canal estabeleceu parceria com o Coletivo Nigéria, responsável pelo documentário "ConViver"; com o Festival Nóia, para exibir curtas-metragens produzidos por universitários de várias regiões do País; e estreou "Lana & Carol", primeira série de ficção produzida no Estado.
Leia Também | Festival de circo abre inscrições para propostas de espetáculos e oficinas
"O diálogo com a produção audiovisual tem sido muito satisfatório. Hoje, o Canal FDR é conhecido como o canal do audiovisual cearense. Estamos preparando uma surpresa, uma mostra de cinema que em breve estará dentro da nossa programação", adianta Chico. Outra novidade, desta vez antecipada por Tardin, é que o Canal FDR e outras televisões públicas do Ceará estão formando alianças para valorizar ainda mais o audiovisual no Estado.
Programação de aniversário Canal FDR
Nesta edição de aniversário do Canal FDR, o programa Mais Telas, voltado à exibição de filmes nacionais, exibirá 4 curtas metragens cearenses.
"Abissal" (Documentário. 17 minutos. 2016). Direção: Arthur Leite
"Botes Bastardos" (Documentário. 15 minutos. 2016). Direção: Pedro Cela
"Céu Limpo" (Documentário. 15minutos. 2009). Direção: Marcley de Aquino e Duarte Dias
"Distante" (Ficção. 7 minutos. 2015). Direção: Arthur Gadelha
O Programa Claquete é um espaço para a promoção e debate sobre o audiovisual brasileiro. Nesta edição, Arthur Gadelha entrevista equipe de "Guerra Sem Fim", série de três episódios que investiga a ação, formação e operação das facções criminosas no Ceará. Direção: Demitri Túlio e Cinthia Medeiros.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.