Logo O POVO+
Fortaleza monta programação pra celebrar o Dia do Rock
Vida & Arte

Fortaleza monta programação pra celebrar o Dia do Rock

Vida&Arte separou algumas opções de programações disponíveis para comemorar o Dia do Rock com muita música
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em uma trajetória repleta de autenticidade, o rock impacta e encanta uma legião de fãs em todo o mundo. A ideia do Dia Mundial do Rock surgiu em 1985, durante o Live Aid, festival musical que ocorreu em Londres e na Filadélfia. O evento buscava arrecadar dinheiro para fornecer ajuda no combate à fome na Etiópia. Foram reunidos artistas como David Bowie, U2, Queen, Boby Dylan, Led Zeppelin e Phill Colins (o responsável por sugerir a data como dia oficial do gênero musical).

Para Miguel Lister, cearense, baixista e amante do gênero musical, o cenário do rock no Brasil perdeu espaço devido a popularização de outros estilos musicais comercialmente mais rentáveis e pela falta de visibilidade na grande mídia como consequência. Ele também destaca o desafio de manter o rock no Ceará.

Leia Também | Prêmio Kindle de Literatura abre inscrições nesta quinta-feira, 15

"Embora não esteja presente no mainstream (em alta), o rock sempre irá manter o seu público e o seu valor. Eu percebi esse impacto quando tive uma banda, muitas bandas incríveis não são reconhecidas por não serem tão comerciais", afirma Miguel.

Outro cearense amante do rock é Jean Farias, que até aprendeu a tocar guitarra só pela sua paixão. Ele define o estilo musical como emoção e expressão, pois desde seu primeiro contato com as músicas, o rock não só serviu de conforto para seus anseios, como também já serviu de posicionamento.

Jean ainda relembra espaços de Fortaleza que marcaram sua relação com o rock. "As minhas melhores lembranças são de shows que eu sempre ia em locais como a praça verde do Dragão do Mar, Brom's Club, Centro Cultural BNB e até mesmo em praças públicas ou debaixo do viaduto do Antônio Bezerra", relata.

Leia também | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Apesar do rock não ser referência musical na capital cearense, espaços temáticos voltados para o gênero não faltam. O POVO separou algumas opções de programações disponíveis para comemorar a data:

No Hard Rock Fortaleza, a data tem um significado ainda mais especial, pois além de ter sua história marcada pelo rock 'n' roll, a marca completa 50 anos. A casa, que já é reconhecida pela experiência imersiva de unir música e gastronomia, preparou uma programação especial para celebrar o dia.

Além da trilha sonora, que será contemplada pelas bandas "Reite" e "Inventário", brincadeiras interativas estarão presentes. Um exemplo é o quiz sobre rock, em que perguntas sobre a temática serão lançadas e os clientes poderão participar respondendo pelos stories do instagram. A cada pergunta, a primeira mesa que postar a resposta correta vai ganhar uma rodada de chopp por conta da casa.

Leia Também | Brasil em Cannes: "Medusa" retrata impacto de grupos evangélicos em jovens

"Para nós, essa data é muito importante, não só por sermos referência de rock na cidade, mas também porque o HR completa 50 anos. Temos um museu com peças incríveis como guitarras e roupas e preparamos uma programação especial pensada em todo o público, com todos os cuidados necessários para a realidade da pandemia", afirma Lauro Sobreira, diretor geral do Hard Rock Fortaleza.

O espaço também preparou uma programação para quem preferir ficar em casa. Um teste de rock nas redes sociais e uma promoção especial de delivery ficarão disponíveis no dia. O combo é composto pelo famoso BBQ Bacon Cheeseburger, batata frita como acompanhamento, refrigerante e um presente especial. Os compradores da oferta de delivery vão ganhar uma palheta exclusiva do restaurante.

Para Renato Mesquita, vocalista da banda Reite, é gratificante olhar para trás e ver tudo o que o rock já possibilitou para os integrantes da banda em seus 13 anos de estrada, como fazer parte do casting de bandas do Hard Rock Fortaleza. "Reunir músicos que possuem em comum o amor pelo rock e construir uma trajetória num estado como o Ceará, onde o forró é predominante, é muito importante pra gente", destaca.

Outra opção disponível é o "Barbarians Pub", que também é conhecido pelo estilo musical sempre presente em suas programações. O pub contará com música ao vivo do cantor Rick Castelo, em um repertório repleto de rock ballads e love songs para celebrar a data. No dia, as caipirinhas estarão pela metade do preço das 17 às 19 horas.

Leia Também | Como o cancelamento de editais da Secult impacta a cultura no Ceará

O "Hey Joe Food 'n' Bar" também não poderia ficar de fora das opções, pois o espaço leva esse nome pela paixão dos sócios por rock e pela clássica canção "Hey Joe", de Jimi Hendrix. As atrações serão divididas ao longo da semana. Para interagir, os clientes poderão compartilhar pelo instagram seus clássicos do rock favoritos para integrar uma playlist colaborativa.

Entre as atrações musicais, estão: Igor Montenegro (vocalista da The Mob), Poplay e Camaleoa. Além disso, a partir de uma ação especial em parceria com a Heineken, brindes exclusivos serão ofertados na compra de um combo de cerveja da marca.

Para mais informações

Hard Rock Fortaleza: @hrcfortaleza

Barbarians Pub: @barbarians.pub

Hey Joe Food 'n' Bar: @heyjoefoodnbar

O que você achou desse conteúdo?