Em 2019, Emicida subiu no palco do Theatro Municipal de São Paulo e lançou o experimento social AmarElo. “Para que hoje a gente esteja nesse lugar, que foi negado aos nossos ancestrais, muitas pessoas suaram e sangraram no caminho”, declarou na ocasião.
"Quando a gente coloca naquelas cadeiras do Theatro Municipal de São Paulo o pessoal do Movimento Negro Unificado, que em 1978 estava do lado de fora, protestando contra o racismo nas escadarias porque eles não podiam acessar aquele espaço, a gente está passando a seguinte mensagem: nós somos a continuidade daqueles homens e daquelas mulheres", disse.
Leia Também | Batalha legal de Britney Spears retorna ao tribunal de Los Angeles
O projeto foi gravado e usado como base para um documentário sobre a história da cultura negra brasileira, lançado em 2020 na netflix com o título “AmarElo – É Tudo pra Ontem”. Nesta quinta, 15 de julho, o cantor dá continuidade ao experimento, lançando o show na íntegra. “Emicida: AmarElo – Ao Vivo” agora faz parte do catálogo da netflix.
"Quando escolhemos o Municipal como palco do lançamento de AmarElo, sabíamos que seria a primeira vez que muitas pessoas pisariam ali. A partir do momento em que a molecada entra no Municipal e vê aquele lugar suntuoso e inspirador, pensam assim: ‘eu tenho que ser grande que nem esse lugar’”, falou.
Leia Também | Paulo Coelho oferece auxílio para festival de jazz 'antifascista'
Além das produções na netflix, o trabalho multiplataforma se desmembrou em outros produtos e subprodutos, como série documental em dois episódios para o canal GNT, show em São Paulo e álbum nos streamings de música. O objetivo do artista é comprovar que é possível transformar lugares e a vida das pessoas por meio da música.
Neste ano, o rapper foi premiado com um Leão de Bronze no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na categoria Mídia Uso de Plataformas de Áudio, com o projeto Silêncio, faixa de abertura do AmarElo. A música, literalmente em silêncio, tem como objetivo preparar o público para um momento de reflexão. "Quando estamos diante de algo grandioso, há tanto para se dizer que a melhor forma de se manifestar é apenas com a contemplação do silêncio", comentou o rapper.