De hoje a domingo, 18, o Itaú Cultural realiza a última semana do projeto Cena Agora. A atividade é voltada à relação da ciência com as artes - seja como tema ou como processo de criação. Tendo como provocação a temática "Corpxs reagentes, existências em crise", o Cena Agora - Arte & Ciência, traz, agora, uma mesa e seis cenas de no máximo 15 minutos, nas quais artistas convidados colocam em pauta diferentes olhares sobre o diálogo entre esses dois segmentos, em uma relação direta também com a atualidade. A primeira edição desta atividade teve o Nordeste como tema focal.
A programação é toda on-line e gratuita, acontecendo sempre de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. As apresentações são seguidas por conversas com os elencos e mediadores, que acompanharam o processo criativo dos artistas para a criação de cenas inéditas.
Leia também | TV aberta terá o primeiro beijo com homem trans
Na quinta-feira, 15, as atividades abrem com a mesa "Experiências artísticas, obras científicas - um debate sobre a fricção entre arte e ciência". Mediada pelo ator, diretor e mestre em Ciências Leonardo Moreira, a conversa reúne três profissionais que atuam nas artes e na ciência. Uma delas é a química baiana Kananda Eller, conhecida nas redes sociais como Deusa Cientista. Ela faz um trabalho de divulgação científica, sempre buscando romper a universalização da ciência branca. Para tanto, traz referências negras dentro de uma afroperspectiva.
Outro olhar é da carioca Letícia Guimarães, criadora e diretora de espetáculos teatrais, no Museu da Vida - Fiocruz, para promover a saúde e popularizar a ciência com um viés político-social. Por fim, do Ceará, participa também Marcus Vale, fundador da Seara da Ciência, museu dedicado ao tema na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o grupo de teatro e outras atividades de divulgação científica.
Leia também | Rock In Rio: festival de conversas online reúne Porchat, Monja Coen e mais
Na sexta-feira, o diretor, dramaturgo e ator Fabiano Dadado de Freitas e o dramaturgo Ronaldo Serruya apresentam "O Futuro não é Depois: Uma Performance Palestrativa" sobre Cazuza e Herbert Daniel. Depois de promoverem um encontro de suas pesquisas sobre os corpos dissidentes a partir da epidemia de HIV-AIDS, agora, no centro de outra pandemia, eles acessam uma ancestralidade positiva por meio do pensamento-ação destes dois artistas.
Cena Agora
Quando: de 15 a 17 de julho, às 20h. 18 de julho, às 19h
Onde: www.itaucultural.org.br