Logo O POVO+
Da obra do Cazuza à Seara da Ciência da UFC: evento une ciência e arte
Vida & Arte

Da obra do Cazuza à Seara da Ciência da UFC: evento une ciência e arte

Evento do Itaú Cultura conta com participação de Marcus Vales, fundador da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Multiartista Fabiano de Freitas apresenta
Foto: Elisa Mendes/Divulgação Multiartista Fabiano de Freitas apresenta "O Futuro não é depois"

De hoje a domingo, 18, o Itaú Cultural realiza a última semana do projeto Cena Agora. A atividade é voltada à relação da ciência com as artes - seja como tema ou como processo de criação. Tendo como provocação a temática "Corpxs reagentes, existências em crise", o Cena Agora - Arte & Ciência, traz, agora, uma mesa e seis cenas de no máximo 15 minutos, nas quais artistas convidados colocam em pauta diferentes olhares sobre o diálogo entre esses dois segmentos, em uma relação direta também com a atualidade. A primeira edição desta atividade teve o Nordeste como tema focal.

A programação é toda on-line e gratuita, acontecendo sempre de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. As apresentações são seguidas por conversas com os elencos e mediadores, que acompanharam o processo criativo dos artistas para a criação de cenas inéditas.

Leia também | TV aberta terá o primeiro beijo com homem trans

Na quinta-feira, 15, as atividades abrem com a mesa "Experiências artísticas, obras científicas - um debate sobre a fricção entre arte e ciência". Mediada pelo ator, diretor e mestre em Ciências Leonardo Moreira, a conversa reúne três profissionais que atuam nas artes e na ciência. Uma delas é a química baiana Kananda Eller, conhecida nas redes sociais como Deusa Cientista. Ela faz um trabalho de divulgação científica, sempre buscando romper a universalização da ciência branca. Para tanto, traz referências negras dentro de uma afroperspectiva.

Outro olhar é da carioca Letícia Guimarães, criadora e diretora de espetáculos teatrais, no Museu da Vida - Fiocruz, para promover a saúde e popularizar a ciência com um viés político-social. Por fim, do Ceará, participa também Marcus Vale, fundador da Seara da Ciência, museu dedicado ao tema na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o grupo de teatro e outras atividades de divulgação científica.

Leia também | Rock In Rio: festival de conversas online reúne Porchat, Monja Coen e mais

Na sexta-feira, o diretor, dramaturgo e ator Fabiano Dadado de Freitas e o dramaturgo Ronaldo Serruya apresentam "O Futuro não é Depois: Uma Performance Palestrativa" sobre Cazuza e Herbert Daniel. Depois de promoverem um encontro de suas pesquisas sobre os corpos dissidentes a partir da epidemia de HIV-AIDS, agora, no centro de outra pandemia, eles acessam uma ancestralidade positiva por meio do pensamento-ação destes dois artistas.

Cena Agora

Quando: de 15 a 17 de julho, às 20h. 18 de julho, às 19h

Onde: www.itaucultural.org.br 

 

O que você achou desse conteúdo?