Logo O POVO+
Conselho de Classe: Peça retrata educação pública no Brasil
Vida & Arte

Conselho de Classe: Peça retrata educação pública no Brasil

Peça que deu origem à série de TV "Segunda Chamada" estreia em novo formato
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo
Foto: Divulgação Espetáculo "Conselho de Classe" reflete sobre a crise na educação brasileira.

A vontade de refletir sobre a precariedade do ensino público no País e as relações de poder nas escolas levou o dramaturgo Jô Bilac a escrever o espetáculo "Conselho de Classe", que estreou em 2013 com a Cia dos Atores, ganhou diversos prêmios de teatro e inúmeras montagens ao longo dos anos. O texto também inspirou a criação da série "Segunda Chamada", exibida pela TV Globo, que vai lançar sua segunda temporada. A partir de 23 de julho, a consagrada peça ganha uma adaptação virtual, com direção de Fabio Fortes, que situa a história no contexto da pandemia, com aulas e reuniões em formato on-line. Com sessões ao vivo de sexta a domingo, às 20h, o espetáculo será exibido gratuitamente no Youtube do festival Niterói em Cena, com possibilidades de contribuição voluntária.

Leia Também | Netflix: veja todos os lançamentos de filmes e séries em agosto

A trama acompanha uma reunião de conselho escolar, em uma escola pública carioca, depois de uma diretora ser agredida por alunos e entrar em licença médica. A briga é tema de reunião virtual com as professoras Célia, de Matemática (Jacqueline Lobo), Edilamar, de Educação Física (Vivian Sobrino), Mabel, de Artes (Dárdana Rangel), e Paloma, da Biblioteca (Carmen Frenzel) e o novo diretor, João Rodrigo (Fábio Enriquez).

"A peça une dois elementos fundamentais da experiência humana: arte e educação. Eu e todo o elenco somos professores, além de atores, e queremos refletir como a educação no nosso tempo está ultrapassada. Com a montagem do espetáculo, a gente consegue tirar essa discussão do âmbito escolar e passa para o social na luta pela melhoria da educação", observa o diretor Fabio Fortes.

Leia Também | Concurso de contos está com inscrições abertas até dia 31 de agosto

O dramaturgo Jô Bilac — que tem no currículo "Os Mamutes" e "Savana Glacial" — conta que sempre gostou de participar de conselhos de classe, quando era permitida a presença de estudantes, para entender os mecanismos de poder dentro das escolas. "Com essa peça, eu comecei a fazer teatro político mais diretamente ao falar das condições de alunos e professores em um País desequilibrado", lembra o autor. "Queria refletir sobre essa instituição que ensina o verbo 'to be', mas não ensina os direitos e deveres de um deputado estadual, um senador, os limites de poder de um presidente, por exemplo. E o que faz ainda esse lugar ser ainda tão conservador?", reflete.

Conselho de Classe

Quando: de 23 de julho a 1º de agosto, de sexta a domingo, às 20 horas
Onde: Youtube do Niterói em Cena

O que você achou desse conteúdo?