Logo O POVO+
Intervenção de Célio Sousa valoriza leitura e contato com a arte cearense
Vida & Arte

Intervenção de Célio Sousa valoriza leitura e contato com a arte cearense

Versão impressa do caderno Vida&Arte é utilizada como pano de fundo para intervenção artística de Célio Sousa no hall da Spazio Evelesto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Grande painel com obras do artista Célio F. Sousa (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Grande painel com obras do artista Célio F. Sousa

O papel de jornal ganhou um novo significado nas paredes da Spazio. O hall de entrada se transformou em um grande mural, trazendo as diversas leituras em uma base que é essencialmente visual. O responsável pela expansão dessa visão é o artista autodidata Célio Sousa, que também tem seu trabalho - esculturas em madeira  - dialogando com o ambiente. "A ideia de usar um pano de fundo colorido que recebesse as obras do artista Célio F. Sousa, foi da estudante de arquitetura Marília Cidrão Parente, que hoje se encontra em Paris fazendo intercâmbio", contou o sócio fundador do espaço, em sociedade com a arquiteta Luciana Cidrão, Rodrigo Parente.

Leia Também | SuprEmma: conheça a artista drag queen que chamou atenção de Pabllo Vittar

Em 25 anos de história, unindo décor e arte, essa é a primeira vez, revela, que o hall é escolhido como "tela" para uma intervenção artística. "A nossa maior motivação é com a arte, somos apaixonados pela nossa cultura e temos como missão incentivar e divulgar a arte cearense", afirmou Rodrigo. O intuito de levar a arte a novas compreensões - e sensações -, diz, foi proposital. "Casar o colorido do caderno Vida&Arte como suporte para as obras nos proporciona incentivar a leitura e a divulgação da arte cearense", associa.

Para Célio, também é uma forma de dar vazão. "A interseção é de forma de interação para enaltecer e ao mesmo tempo inquietante", revelando um "simbolismo dialogal". "O meu trabalho traz uma expressão da minha relação com a natureza", explica o artista. Cada trabalho, comenta, é uma simbiose dos dois elementos: homem e natureza, apresenta. "Surge às vezes em uma relação homem x homem como proteção mística", delineia.

Leia Também | Dragão do Mar: Confira programação de férias até sábado, 31

Casando outras obras, a Spazio amplia a experiência para uma área ampliada integrada ao mundo décor, a Sculpt Galeria, criada pelo casal de sócios em 2017, após uma viagem da arquiteta, Luciana, à França. Desde então, "iniciamos um trabalho forte, voltado para o mercado interno, trazendo e promovendo nomes novos e consagrados", refere-se Rodrigo sobre o endereço hoje ponto das artes - e de pessoas.

"Sempre que uma exposição de arte vem a público não se mostram somente obras. Expõem-se também o artista, todos aqueles que apoiaram a realização do evento e ainda o próprio espaço expositivo", ressalta Rodrigo, indo além. "O conceito que vai definindo este lugar é o da aproximação harmoniosa entre a singularidade que caracteriza obras de arte e a sofisticação de objetos que se encontram na Spazio, loja de decoração em cujo interior se encontra a Sculpt Galeria", onde inclui, em sua curadoria de arte, nomes como Túlio Paracampos, Azuhli, Tereza Mello, Sérgio Helle, Nyna, Espedito Seleiro e Barrica, importante pintor e ceramista, nascido no Crato, e Zé Tarcísio, breve, a partir do próximo dia 15, com exposição aberta ao público.

"O Olhar e o Tempo" - do Zé Tarcísio -, antecipa Rodrigo, "será um recorte de sua trajetória de 60 anos de teimosia". Justifica. "Com curadoria de Kadma Marques - socióloga da arte e colunista do O POVO - e expografia de Tânia Vasconcelos, a exposição contará com 40 obras do artista. Entre papéis, telas e esculturas, com trabalhos desde a época de 1960 até os dias atuais" - motivo, para o representante do espaço que as abrigarão, de se sentir honrado.

Leia Também | Disney Plus: Veja os lançamentos de filmes e séries em agosto

"É com grande orgulho que recebemos a exposição comemorativa dos 60 anos de arte e 80 anos de vida do grande artista cearense José Tarcísio. Sem dúvida, a exposição atesta um percurso rico e criativo, revelado pela ligação entre as obras expostas. Mas a mostra que extrapola o espaço da Galeria e adentra a loja, tem também por efeito conferir visibilidade à união desses ambientes que acolhem todos aqueles que têm no requinte o elemento-chave da experiência visual", lança já o convite.

abrir

Spazio Decoração e Arte - Sculpt Galeria

Onde: Rua Paula Ney, 650 - Aldeota
Mais informações: (85) 3224 2401
@spaziodecor
@sculptgaleria

Exposição "O Olhar e o Tempo - Zé Tarcísio 80 anos"
De 15 de agosto a 11 de novembro de 2021

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?