Logo O POVO+
Peças de Mel Lisboa e Irene Ravache encerram Mostra de Teatro On-Line APTI
Vida & Arte

Peças de Mel Lisboa e Irene Ravache encerram Mostra de Teatro On-Line APTI

São três espetáculos que terão sessões nos dias 31 de julho e 1º de agosto, sábado e domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Joao Caldas Filho/Divulgação "Madame Blavatsky" é protagonizada pela atriz Mel Lisboa

A 1ª Mostra de Teatro On-Line APTI chega ao fim com três espetáculos que terão sessões nos dias 31 de julho e 1º de agosto, sábado e domingo. O musical "Meu Amigo Meu Amigo Charlie Brown" e o espetáculo "Madame Blavatsky", de Mel Lisboa, ficarão disponíveis durante todo fim de semana, on demand. Já "Alma Despejada", com Irene Ravache, terá uma sessão especial no domingo, às 18h. Quem comprar o ingresso para a peça terá a oportunidade de participar de um bate-papo, ao final da sessão, com a participação Irene Ravache, Andréa Bassit (autora), Elias Andreato (diretor) e Odilon Wagner (vice-presidente da APTI).

Leia Também | Alda Pessoa apresenta espetáculo "Discurso Sobre Nada" nesta quinta, 29

Em "Madame Blavatsky", com texto de Claudia Barral e direção de Marcio Macena, a atriz Mel Lisboa conta a história de Helena Petrovna Van Blavatskaya, ou Madame Blavatsky (1931-1891), uma escritora e médium russa do século 19, fundadora da Sociedade Teosófica. Na montagem, Helena retorna encarnada no corpo de uma atriz/médium para revisitar a sua história e esclarecer alguns pontos controversos da sua biografia, nos possibilitando investigar os limites entre verdade e fingimento ou realidade versus ficção, que são caros ao teatro assim como ao misticismo.

Leia Também | Festival online discute literatura e cultura LGBTQIA até sexta-feira, 30

O cenário é a casa da atriz, com pequenos ajustes estéticos para fins dramatúrgicos. A transmissão feita por uma câmera fixa procura reproduzir o ponto de vista de um espectador na poltrona do teatro. A peça discute também o processo de uma atriz incorporar uma personagem, situando-se no limite entre ficção e realidade.

Já peça "Alma Despejada" foi escrita por Andréa Bassitt para comemorar os 75 anos de vida e 56 de carreira da atriz Irene Ravache, completados em 2019. Com muito bom-humor, a instigante montagem, com direção de Elias Andreato conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada.

Leia Também | Cineteatro São Luiz exibe maratona de Indiana Jones no sábado, 31

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua a família no ranking de uma classe média emergente. Em sua visita derradeira, Teresa lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida. A personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida, sempre de maneira poética e bem-humorada. 

As realidades de uma atriz confinada

"Madame Blavatsky" e "Meu Amigo Charlie Brown, o Musical" disponíveis nos dias 31 de julho e 1° de agosto.
"Alma Despejada": exibição no domingo, 1°, às 18 horas
Mais informações: apti.org.br/mostra-de-teatro

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?