Logo O POVO+
Dias Brasil abre exposição "Os Cangaceirinhos - Série Figurinhas"
Vida & Arte

Dias Brasil abre exposição "Os Cangaceirinhos - Série Figurinhas"

"'Os Cangaceirinhos' trazem uma nova visão sobre o Universo do cangaço, suas cores e protagonistas, a par de tantas outras, já formuladas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os Cangaceirinhos revista, com olhar simbólico, narrativas históricas do Nordeste 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Os Cangaceirinhos revista, com olhar simbólico, narrativas históricas do Nordeste

O artista plástico Dias Brasil abre hoje a exposição "Os Cangaceirinhos - Série Figurinhas" no Bleecker Café. A mostra, que ficará em cartaz até dezembro, conta com 25 obras, feitas a partir de duas técnicas: monotipia com colagem e guache espatulada com colagem. Além de visitar simbolicamente o cangaço, o artista colocou nas telas, além do especial colorido do universo do nordestino, as lendas, mitos, rituais e memórias que atravessam a história da região. 

"'Os Cangaceirinhos' trazem uma nova visão sobre o Universo do cangaço, suas cores e protagonistas, a par de tantas outras, já formuladas. Trata-se de algo lúdico, criativo, benevolente e colorido, por vezes alegre, eventualmente temível, mas sempre agudo e forte, que preza mais pelas lendas, que permeiam o imaginário de nossa gente, que pela crítica ao (ou julgamento do) movimento em si. Cada olhar é único, e Dias Brasil consegue nos passar isso ao derramar o seu, acerca do cangaço e dos cangaceiros, através de suas tintas, nas telas que compõem esta exposição", aponta Rafaela Pacheco, autora do texto de abertura da mostra.

De acordo com Dias Brasil, "o cangaço já foi morte, hoje é poesia". Rafaela completa: "Os Cangaceirinhos" se reúnem num conjunto de obras feliz pelo recorte que decidiu fazer. Não é cego, como não são cegos os personagens que retrata, mas tem uma visão própria, mais próxima daquela que se enraizou no imaginário popular, dos cangaceiros como: valentes, alegres, de gloriosas figuras, um tanto idealistas e, ao cabo, também um tanto idealizados".

O cearense Dias Brasil estudou cinema e fotografia. Ao longo do tempo, dedicou-se a formação nas áreas de pintura e desenho. Hoje, atua profissionalmente nas artes plásticas, com suas obras disponíveis em exposições e na DB Galeria.

"Os Cangaceirinhos" - Série Figurinhas

Quando: hoje, a partir das 18h30
Onde: Bleecker Café (Rua Silva Paulet, 1281 - Aldeota)
Visitação: diariamente das 14h30 às 21h30 até dezembro/2021

O que você achou desse conteúdo?