Logo O POVO+
Espetáculo "Pança" reflete sobre a circulação e o consumo de informações
Vida & Arte

Espetáculo "Pança" reflete sobre a circulação e o consumo de informações

O espetáculo faz uma temporada virtual no canal do Youtube do espetáculo de 5 a 9 de agosto. A peça foi selecionada pelo edital Prêmio de Montagem Teatral
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo PANÇA discute comunicação com estrutura cômica
 (Foto: Thaís Grechi/Divulgação)
Foto: Thaís Grechi/Divulgação Espetáculo PANÇA discute comunicação com estrutura cômica

Com dramaturgia e direção de Cecilia Ripoll, o espetáculo "PANÇA" constrói uma fábula para tratar da reprodutibilidade da notícia e das falhas da comunicação humana. Quais os efeitos que o poder de circular ideias pelo mundo gera na sociedade? O espetáculo faz uma temporada virtual no canal do Youtube do espetáculo de 5 a 9 de agosto. A peça foi selecionada pelo edital Prêmio de Montagem Teatral, da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

Com estrutura cômica e farsesca, a peça acompanha a história de um talentoso e endividado escritor que, de seu pequeno vilarejo, escuta falar sobre a mais nova invenção da capital: a famosa máquina de imprensa. Cheia de peripécias e reviravoltas, a trama faz referência ao surgimento histórico da máquina de tipos móveis (a primeira versão ocidental de copiadora mecânica), divisor de águas na história da humanidade que permitiu a produção em série dos livros. No elenco, estão André Marcos, Clarisse Zarvos, Diogo Nunes, Julia Pastore e Ademir de Souza.

"Sem compromissos rígidos em dar conta de contexto ou fatos históricos, a fábula está mais preocupada em se perguntar o que acontece com a sociedade quando surgem avanços que transformam a capacidade de reprodutibilidade de obras e ideias. Como a ampliação dos meios de reproduzir discursos impacta na transformação social e no imaginário dos indivíduos?", questiona a autora e diretora Cecilia Ripoll, que escreveu a peça no ano passado.

Leia também | 8 anos do Porto Iracema das Artes: confira programação especial de agosto

"De uma hora para a outra, ficamos sabendo da opinião de todo mundo sobre todas as coisas. E há uma dificuldade de aceitar que podem existir diferentes narrativas de uma mesma história. A minha aposta é de que um livre invencionismo acerca do passado nos permita construir metáforas para pensar sobre nossos tempos", acrescenta.

Para criar a dramaturgia, a autora também se inspirou em clássicos como "O inspetor geral", de Nikolai Gogol; "Arlequim, servidor de dois patrões", de Carlo Goldoni; e "Galileu Galilei", de Bertolt Brecht. "São três textos que eu já li várias vezes e que tocam em temas que eu tinha vontade de desenvolver. "Galileu Galilei", por exemplo, me instiga a refletir sobre os artifícios usados por artistas que desejam pesquisar, sem precisarem ficar à mercê de esquemas engessados".

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by PANÇA (@panca.teatro)

Pança

Quando: 5 a 9 de agosto, às 19 horas

Onde: no canal do Youtube do espetáculo

Mais info: no perfil do Instagram @panca.teatro

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?