Pascoal da Conceição é um ator múltiplo, tendo interpretado diferentes papéis ao longo da trajetória de quase 50 anos de teatro, TV e cinema, a serem comemorados em 2022. Ator, dublador, produtor teatral e diretor brasileiro, é lembrado como Dr. Abobrinha da série "Castelo Rá-Tim-Bum", e é também reconhecido nas artes na interpretação do poeta e romancista Mário de Andrade tanto na televisão (como nas minisséries "Um Só Coração" e "JK") como em outras centenas de performances.
A partir de amanhã, sempre às terças-feiras ((até 7 de setembro), às 20h, o ator realiza várias conversas em torno desse personagem histórico, um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 1922, marco do modernismo no País. Em lives semanais, Pedro Fragelli, Renato Borghi, Renata Carvalho, Oswaldo de Camargo e Lincoln Antônio são entrevistados por Pascoal para dentro da obra de Mário de Andrade, conversar sobre a produção artística, fofocas e curiosidades.
A peça "Mário de Andrade Desce aos Infernos", protagonizada por Pascoal, estreia no dia de aniversário do poeta e romancista modernista - 9 de outubro, coincidentemente o mesmo dia do aniversário do ator. Nessa mesma data, tem início a webserie, feita a partir de episódios do espetáculo, com partes comentadas por Pascoal, exibidos, entre 10 e 22 de outubro, em duas sessões diárias, às 11h e às 22h.
O pesquisador Pedro Fragelli, que fez de Mário de Andrade seu objeto de estudo para sua tese de doutorado, ajuda a compreender a importância e utilidade do escritor para a defesa da cultura brasileira.
Renato Borghi, um dos principais nomes do Teatro Oficina, conta como foi apresentar para a companhia Teatro Oficina o Rei da Vela de Oswald de Andrade. Da ditadura, da censura, da luta para continuar a produzir mesmo em períodos sombrios, com amor sem perder o humor, dosando crítica social, irreverência, qualidade e sarcasmo.
A atriz, diretora, dramaturga e transpóloga Renata Carvalho conversa com Pascoal sobre seu trabalho e sobre a forma de lidar com um público muitas vezes hostil. Ela é graduanda em Ciências Sociais e fundadora do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans), do "Manifesto Representatividade Trans" e do COLETIVO T.
Poeta, ficcionista, crítico, historiador da literatura e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas, Oswaldo de Camargo conversa sobre o embranquecimento de figuras negras. Ele é autor de "Negro Drama: a cor duvidosa de Mário de Andrade".
Mário de Andrade Desce aos Infernos
Quando: Lives semanais, às terças-feiras, às 20h
Onde: Pascoal da Conceição no YouTube