Logo O POVO+
20 anos sem Jorge Amado: conheça quatro adaptações para assistir em casa
Vida & Arte

20 anos sem Jorge Amado: conheça quatro adaptações para assistir em casa

Há 20 anos, em agosto de 2001, morria Jorge Amado, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Obras podem ser visitadas em produções nos streamings
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Novela Tieta (1989), baseada na obra de Jorge Amado  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Novela Tieta (1989), baseada na obra de Jorge Amado

Há duas décadas, o Brasil perdia um dos maiores nomes de sua literatura: Jorge Amado morreu no dia 6 de agosto de 2001, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Em seus anos de carreira, consagrou-se como um dos escritores nacionais com maior número de vendas e publicou obras como "Capitães de Areia" (1937), "Gabriela, Cravo e Canela" (1958) e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966).

Em homenagem ao autor, o Vida&Arte selecionou suas histórias que receberam adaptações para a televisão e para o cinema para você assistir. Todos os conteúdos estão disponíveis no Globoplay.

Capitães de Areia (2011)

Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) formam um grupo denominado de "Capitães de Areia". Abandonados pelas suas respectivas famílias, crescem nas ruas de Salvador e praticam assaltos para sobreviverem.

Por causa disso, os meninos são perseguidos pela polícia, o que não os impedem de continuar. Em um determinado dia, o líder dos garotos conhece Dora (Ana Graciela), uma menina que também vive na mesma condição que os outros.

O enredo do filme é uma adaptação do livro homônimo de Jorge Amado. Lançada originalmente em 1937, a obra coloca em perspectiva questões sociais do Brasil.

Gabriela (2012)

A telenovela, que tem Juliana Paes como protagonista, ocorre em uma Bahia da década de 1920. Na época, Ilhéus começava a se transformar por causa das lavouras de cacau e era comandada por ricos fazendeiros.

Entretanto, parte do Nordeste enfrentava uma grande seca, o que fez com que vários retirantes se mudassem para a cidade baiana. Uma dessas pessoas era Gabriela, uma órfã que chega acompanhada dos tios para trabalhar. A partir disso, várias situações movimentam a vida dos moradores da região. No elenco, estão ainda Humberto Martins, José Wilker, Ivete Sangalo, Antônio Fagundes e Maitê Proença.

Inspirada em "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), do escritor.

Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017)

Dona Flor (Juliana Paes) é uma professora de culinária que está casada com Vadinho (Marcelo Faria). O homem, apesar de ser um bom amante, morre precocemente por seu estilo de vida repleto de jogos de aposta e boates.

A viúva, então, se casa com o recatado farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Mas a saudade que sente do ex-marido faz com que o espírito dele retorne. Agora, somente ela consegue vê-lo.

Dirigido por Pedro Vasconcelos, o longa-metragem é inspirado no livro homônimo de 1966. O título, que foi adaptado para a televisão, o cinema e o teatro, traça um retrato do cenário boêmio de Salvador na década de 1940.

O que você achou desse conteúdo?