Aos 19 anos, a cearense Lara Silva acumula mais de 13 milhões de seguidores no Instagram. Em 2017, ela começou a gravar vídeos de dança e atualmente faz sucesso não apenas com as coreografias, mas também por meio de músicas e clipes nas plataformas digitais. MC Zaac, Pocah, Japinha Conde, MC WM, Mad Dogz e Tati Zaqui são alguns dos artistas que a jovem já fez parceria, acumulando milhões de visualizações nos vídeos do YouTube.
Natural de Fortaleza, a artista despontou na web com as dancinhas antes mesmo do fenômeno TikTok. "Tô fazendo mal pra ninguém, tô aqui quietinha dançando na minha", se diverte, em entrevista ao O POVO. Em meio ao ambiente por vezes hostil da web, Lara conta que esperava receber comentários negativos quando apareceu nas redes investindo em coreografias, mas foi o contrário: a jovem cativou um público e vem ampliando os números post após post.
Na adolescência, antes do sucesso digital, a cearense perdeu o pai e enfrentou problemas financeiros ao lado da família. Mesmo com a fase difícil, Lara soube aproveitar o uso das redes sociais e conseguiu transformar o engajamento dos seguidores em dinheiro. A influencer narra que, de início, era "estranho" encarar as danças como uma ocupação profissional e a ficha só caiu quando passou a se apresentar em eventos. "Era muito engraçado, porque eu ganhava dinheiro, era um trabalho, mas eu amava, eu amo rebolar", brinca.
Com os vídeos, Lara conquistou olhares, mas sua carreira logo ganhou uma proporção ainda maior. Por meio da internet, um empresário encontrou a cearense e fez o convite para que ela investisse na carreira musical. "Eu achava que não tinha jeito, ele disse que eu poderia fazer aulas de canto. Duvidava muito de mim desde o começo", confessa.
Lara conta ter relutado antes de aceitar o convite, mas decidiu dar início à nova fase da carreira, saindo da capital cearense, onde sempre viveu, para ir até São Paulo. "Não acreditava no tanto que eu podia crescer nesse meio. Mas as coisas foram acontecendo, recebi convites, surgiram oportunidades e hoje estou aqui", celebra.
Muito apegada à família, Lara levou a mãe, o irmão, a irmã e a sobrinha para morarem junto com ela em São Paulo. "Eu tinha que carregar minha cambada", sustenta. "Se der certo, deu. Se não der, nós estamos juntos", ecoa Lara a fala da mãe ao decidir se mudar com a família toda para a capital paulista.
Fora do Ceará já há dois anos, Lara conta o que mais sente falta da sua terra: a culinária e as praias. "Quando eu queria ir à praia, pegava um ônibus, em 30 minutos chegava. Aqui é tudo muito longe, demora, e é frio alguns períodos. Em Fortaleza, é sempre sol e verão". Sobre a comida, ela afirma que não tem nada como a gastronomia nordestina: "Precisei sair para ver que a comida do Nordeste não tem igual".
Depois da mudança, levou cerca de seis meses até se sentir pronta para lançar o primeiro single. A jovem iniciou aulas de canto e passou a estudar música. "Eu não tenho uma voz espetacular, eu reconheço isso, mas queria entender mais sobre música, notas, antes de começar", revela. "Por isso me adaptei tão bem. Não entrei na música de uma vez. Antes de entrar, eu já tinha noção do que eu estava fazendo e do que eu ia escutar as pessoas falando. Me preparei muito psicologicamente. Me preparei de todas as formas", revela.
Lara acumula mais de meio milhão de ouvintes mensais no Spotify e entre as faixas que já lançou estão os funks "Pegando Fogo", parceria com Pocah, e "Forma do Padrão", feat. MC Zaac. Lara revela, porém, que não pretende ficar só no funk e já deu o primeiro passo para ir além do ritmo. No dia 27 de julho, a ruivinha lançou o forró "Pode ser seu", parceria com Japinha Conde.
"Não sei como não gravei um forró antes, porque eu sou do Nordeste, eu sou do Ceará. Precisava ter uma música assim. Amo e sempre escutei. Minha mãe é apaixonada pela Japinha Conde. Quando morávamos em Fortaleza e eu nem sonhava em cantar, nós já escutávamos ela. Precisava lançar uma música nesse estilo, porque eu vim do Nordeste, eu sou Nordeste, eu sou isso. Além de amar, eu precisava registrar em uma música e clipe", diz.
A intérprete afirma que pretende ainda experimentar outros estilos musicais e está aberta a tudo. "Se quiser mandar um rock, um gospel, o que não falta é vontade de trabalhar e cantar, entretendo as pessoas", afirma. Com muitas parcerias em sua discografia, a cantora também pretende se unir a mais cantores e revela com quem sonha gravar um feat: Anitta.
Além da música, Lara continua marcando presença nas redes sociais e explica como encaixa a dança em tudo que faz, já que foi por meio dela que conquistou os seguidores. Seja nas trends do TikTok para promover um novo lançamento ou na hora de fazer uma publicidade, a cantora sempre inclui coreografias em seus projetos.
Frequentemente a artista aparece nas redes sociais sem maquiagem e de pijama, dividindo momentos que vão além do glamour da vida de influenciadora. O costume vem de antes de conquistar o primeiro milhão de seguidores. "São 13 milhões me seguindo, mas eu juro que para mim parece 13 pessoas", brinca. A cantora admite já ter feito procedimentos estéticos, mas continua aparecendo do "jeito que quer", sem pressão para estar sempre arrumada.
Não é raro também ver o nome da cearense aparecendo em páginas de fofoca nas redes sociais. Em junho passado, ela gerou muito burburinho após receber um comentário de Neymar em postagem. Lara confirma, na entrevista, que já "ficou" com o jogador e o descreve como "uma pessoa maravilhosa, gente como a gente" e acredita que se deram bem pelo jeito "bagaceiro" dos dois. Hoje, porém, são apenas amigos.
Na música, Lara já faz planos para o futuro e tem em mente fazer trabalhos mais pessoais. "Quando eu faço clipes, já tem o roteiro pronto. Mas ultimamente, tenho pensando em colocar momentos que vivi", explica. Ela revela que gostaria de expor a história com seu pai em clipes para eternizar o relacionamento e mostrar aos fãs um lado seu que ainda não conhecem.