Logo O POVO+
Favela Sounds reúne oficinas, debates e shows até domingo, 22
Vida & Arte

Favela Sounds reúne oficinas, debates e shows até domingo, 22

Entre os artistas confirmados, destacam-se Amaro (DF), A Travestis (BA), A Dama do Pagode (BA), Ellen Oléria (DF), Jup do Bairro (SP), Tássia Reis (SP) e Tuyo (PR)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Murica integra a programação do festival virtual Favela Sounds 
 (Foto: LP Morais/ Divulgação)
Foto: LP Morais/ Divulgação Murica integra a programação do festival virtual Favela Sounds

"Se todo mundo pode, eu posso também / Se todo mundo vive, quero viver também / A vez do amor chegou, enfim". Os versos do samba "A vez do amor", do artista brasiliense Vinícius de Oliveira, guiam a quinta edição do Favela Sounds - Festival Internacional de Cultura de Periferia. Até o próximo domingo, 22, o evento virtual oferta gratuitamente mais de 40 atividades: shows, oficinas, debates, entrevistas, talks e sessões de mentoria voltadas ao mercado criativo com renomados profissionais. Entre os artistas confirmados, destacam-se Amaro (DF), A Travestis (BA), A Dama do Pagode (BA), Ellen Oléria (DF), Jup do Bairro (SP), Tássia Reis (SP) e Tuyo (PR). As 15 bandas programadas gravaram em estúdios em São Paulo, Salvador, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal.

Lançado em 2016, o Favela Sounds já reuniu mais de 100 mil pessoas em edições presenciais. Neste ano, a programação on-line está disponível na plataforma favelasounds.com.br. Devido à pandemia de Covid-19, o festival adota o formato virtual e aposta num diferencial: os nomes dos estados no site passam a ser identificados por algumas de suas mais importantes comunidades. Ao acessar a localidade, o usuário encontra um palco do evento com atividades embedadas diariamente entre 18 e 22 de agosto e à disposição para rever ao longo de um ano. O Favela Sounds lança ainda a "Corrente do Bem", iniciativa que arrecada recursos para organizações de territórios socioeconomicamente marginalizados no País.

"A pandemia revelou a cratera social do País — e nunca foi surpresa que as favelas passariam por esse momento de forma muito mais dramática. Ao mesmo tempo em que as atividades foram reduzidas, novos talentos surgiram já focados no digital, inovando em estilos musicais, reinventando e reprogramando o futuro da música pop brasileira. Estamos curiosos para ver essas pessoas que se lançaram depois de 2020 em performances ao vivo, e certamente ano que vem já teremos uma porção desses nomes da produção independente para o digital no palco do Favela Sounds presencial", destaca Guilherme Tavares, curador do Favela Sounds. "Além desta edição ser uma oportunidade para que artistas periféricos tenham conteúdos audiovisuais para se promover, é também uma ótima janela para que todo o País conheça a pulsante produção da música periférica brasileira", adiciona.

A pluralidade de vozes e narrativas é marca do Favela Sounds: nesta edição, mais de 50% da programação é comandada por mulheres, a grande maioria de artistas são negros e pelo menos 40% do line é voltado a evidenciar vivências LGBTQIAP . A diversidade toma conta também dos estilos musicais: funk, pagodão, drill, Bahia bass, pagode, MPB, pop, brega funk, trap, afrohouse e rap integram a programação. "Em 2021, quisemos reunir artistas que apresentassem a maior diversidade possível de estilos musicais genuinamente periféricos. Esta curadoria musical celebra nossos cinco anos de existência e, como desde a primeira edição, cumpre a necessária paridade de gênero e programa mulheres e homens em igual proporção. Além dos shows, preparamos uma série de talks que vão além da música e observam a realidade social periférica. Neste ano falamos de 'A Vez do Amor': queremos entender de que formas nossa sociedade pode retomar seus rumos a partir de uma ética baseada no amor. Então, Sonia Guajajara, Anielle Franco, Leonardo Padura ou Pepita não estão nos nossos talks à toa. Cada talk, cada show, fala de um tipo de amor, conduz a juventude periférica a pensar seus futuros a partir desta ética de amor coletivo, amor potência, apesar de tanto ódio e desinformação", defende Guilherme.

"Eu já estive no Favela Sounds em 2017 acompanhando a Linn da Quebrada e fui inundada com o line-up. Além de ser uma presença majoritariamente preta, era diversa. Lembro de encontrar Xande de Pilares no café da manhã do hotel, cruzar com Titica no elevador, fazer um som com as meninas de ABRONCA na van e ficar hipnotizada com Tati Quebra Barraco", conta Jup do Bairro, celebrando a possibilidade de, na versão virtual de 2021, poder se apresentar com seu projeto solo. "Finalmente realizei este ano esse desejo e é um presente estar junto de tanta gente que eu admiro. Mas quero muito voltar para fazer esse show pessoalmente", projeta.

Programação Favela Sounds

Quinta, 19
17h: LabDeOficinas:
Negócios de Impacto
Social com Flávia Vianna
18h: Show GOG (DF)
19h05: FavelaTalks: Guilherme Tavares (Favela Sounds) entrevista Carla Siccos (CDD Acontece/RJ)
19h45: FavelaTalks: Mariana Fernandes (DF) entrevista Sonia Guajajara (MA)
21h15: Show Tuyo (PR)
22h10: Show ENME (MA)

Sexta, 20
17h: LabDeOficinas: Oficina de iniciação à discotecagem com DJ Donna
18h: Show Amaro (DF)
19h05: FavelaTalks
com Pepita
21h15: Show Jup do Bairro (SP)
22h10: Show A Travestis (BA)

Sábado, 21
17h: LabDeOficinas: Entrevistas de emprego e criação de currículos com Aline Lagôa (Wiz)
18h: Show Vinícius de Oliveira (DF)
19h05: FavelaTalks: Do Charme ao 150 BPM - o hip hop e o funk nas periferias cariocas. Dennis Novaes entrevista Dudu de Morro Agudo e MC Praga
19h45: FavelaTalks: Planta cura. Maíra Brito entrevista Dora Barreto (Mãe Dora de Oyá)
21h15: Show TrapFunk & Alivio (BA)
22h10: Show Shevchenko e Elloco (PE)
21h30 às 02h30: Festa Nave de Som na Twitch com os DJs Byano (RJ), Iasmin Turbininha (RJ), Donna (DF), K-Mina (SP) e Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal). www.twitch.tv/favelasounds

Domingo, 22
18h: Show Ellen Oléria (DF)
19h05: FavelaTalks
com Bia Nogueira
19h45: FavelaTalks com Samantha Almeida
21h45: Show Tássia Reis (SP)
22h10: Show A Dama do Pagode (BA)

Favela Sounds - Festival Internacional de Cultura de Periferia 2021

Quando: até domingo, 22
Onde: favelasounds.com.br
Programação gratuita

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?