Logo O POVO+
Programe-se: Confira a agenda cultural desta quinta, 19 de agosto (19/08)
Vida & Arte

Programe-se: Confira a agenda cultural desta quinta, 19 de agosto (19/08)

A programação deste fim de semana tem destaques para o Dia Mundial da Fotografia, música, mostra de cinema e teatro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O músico do grupo BaianaSystem Russo Passapusso participa da websérie
Foto: Gustavo Vargas/Divulgação O músico do grupo BaianaSystem Russo Passapusso participa da websérie "Ponte Aérea: Portugal - Brasil"

Realizada pelo canal Papo de Música, a websérie "Ponte Aérea: Portugal - Brasil" reúne artistas brasileiros e portugueses para conversas informais. Assim, une as duas culturas e dá mais visibilidade à música portuguesa no Brasil. Nesta quinta-feira, 19, será a vez do músico do grupo BaianaSystem Russo Passapusso participar da produção. Estará presente também a rapper portuguesa Capicua.

Quando: hoje, dia 19, às 19 horas
Onde: Papo de Música no YouTube

Abre nesta quinta-feira, 19, a exposição virtual Ateliê de Litografia - Primeiras Impressões
Abre nesta quinta-feira, 19, a exposição virtual Ateliê de Litografia - Primeiras Impressões

Ateliê de Litografia

Abre nesta quinta-feira, 19, a exposição virtual Ateliê de Litografia - Primeiras Impressões, promovida pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. A mostra reúne 65 trabalhos de gravura produzidos com a técnica da litografia, processo gráfico de impressão a partir de imagem desenhada sobre uma pedra de calcário especial. Artistas iniciantes, estudantes que concluíram cursos de gravura da Escola e nomes conhecidos das artes visuais, como Sebastião de Paula e Zé Tarcísio, participam da mostra.

Quando: a partir de hoje, 19, às 19 horas

Onde: eao.org.br; live de lançamento no Instagram e no YouTube da Escola

Madu Moreira, estudante de jornalismo e fotógrafa da periferia de Fortaleza, trabalha com temas que envolvem corpo, memória e cotidiano. Ela estará presente na 2ª edição da Carcará Foto Conferência
Madu Moreira, estudante de jornalismo e fotógrafa da periferia de Fortaleza, trabalha com temas que envolvem corpo, memória e cotidiano. Ela estará presente na 2ª edição da Carcará Foto Conferência

Carcará Foto Conferência

Criada com o objetivo inicial de celebrar o Dia Mundial da Fotografia, a Carcará Foto Conferência continua sua programação virtual neste fim de semana buscando dialogar com fotógrafos das mais diversas periferias brasileiras. A partir de encontros virtuais, procura valorizar os profissionais, divulgar novos trabalhos, romper com estereótipos e discutir questões que envolvem a sociedade. Entre os convidados deste fim de semana Luan Tremembé, Débora Anacé, Joyce S. Vidal e Emília Teixeira.

Quando: às sextas-feiras e aos sábados de agosto, entre 16h e 20 horas

Onde: no canal do YouTube do evento

Mais informações: no site carcara-foto.redelivre.org.br ou no perfil do Instagram @carcara.fotoconferencia

No projeto
No projeto "Histórias do meu quintal", Isis Medeiros fotografou os avós centenários

Narrativas fotográficas em aula

A Escola Porto Iracema das Artes promove nesta quinta-feira, 19, uma aula aberta que também celebra o Dia Mundial da Fotografia, comemorado hoje. A aula também marca o início do Percurso de Fotografia Digital, do Programa de Formação Básica. As fotógrafas Isis Medeiros e Márcia Charnizon partilharão suas experiências na construção de narrativas fotográficas, com ênfase no retrato e no encontro entre diferentes gerações.

Quando: hoje, dia 19, às 20 horas

Onde: Porto Iracema das Artes no YouTube

Shows no CCBel

Como parte de sua programação virtual, o Centro Cultural Belchior (CCBel) transmitirá neste fim de semana mais uma edição do "Na Calçada", com shows ao vivo. A primeira atração será a Banda Rua Mundo, nesta quinta-feira, 19. Amanhã será a vez de Saturna Folk. A programação será encerrada no sábado, com a banda O Ciclo. As apresentações ocorrem sempre às 19 horas.

Quando: a partir desta quinta-feira, 19, até sábado, 21, sempre às 19 horas

Onde: Centro Cultural Belchior no YouTube

Neste domingo, 22, começa a nova temporada virtual do espetáculo
Neste domingo, 22, começa a nova temporada virtual do espetáculo "Helena Blavatsky, a voz do silêncio"

Helena Blavatsky, a voz do silêncio

Neste domingo, 22, começa a nova temporada virtual do espetáculo "Helena Blavatsky, a voz do silêncio". A obra e a vida da escritora russa Helena Blavatsky inspirou o monólogo, que conta com texto da filósofa Lucia Helena Galvão e é estrelado por Beth Zalcman. A peça instiga reflexão sobre a busca do homem pelo conhecimento filosófico, espiritual e esotérico. Blavatsky confrontou correntes ortodoxas da ciência, da filosofia e da religião.

Quando: em domingos, às 19h30min, e em terças, às 20 horas

Onde: pelo Zoom

Quanto: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada); vendas pelo Sympla

Filme
Filme "A 200 Metros" será exibido na 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Mostra de Cinema Árabe

Ocorre nesta quinta-feira, 19, a abertura oficial da 16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa, promovida pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e correalizada pelo Sesc São Paulo. A programação traz sete filmes inéditos no Brasil, além de debates sobre as obras e sobre a cultura árabe e encontros on-line com diretores e convidados. O evento apresenta trabalhos que refletem sobre temas como o futuro político e as sociedades em transformação em um mundo pós-pandemia.

Quando: abertura hoje, 19, às 19 horas; Mostra de 20 a 2 de setembro
Onde: canal ICArabe no YouTube (abertura); mundoarabe2021.icarabe.org e sescsp.org.br/cinemaemcasa
Mais info: icarabe.org

Arraiá do Outro Par recebe Luísa e os Alquimistas em sua programação
Arraiá do Outro Par recebe Luísa e os Alquimistas em sua programação

Arraiá do Outro Par

Neste sábado, 21, será promovido o "Arraiá do Outro Par", com realização da BaseB Cultural. O evento apresenta programação com narrativa focada na acessibilidade e na diversidade, contemplando o combate ao capacitismo, às exclusões sociais para pessoas com deficiência e o público LGBTQIA . Entre as atrações estão Luísa e os Alquimistas, Bambelô Cajueiro Abalô - Mestre Pedro Piloto e Renan Kauan.

Quando: sábado, 21, às 19 horas

Onde: Nosso São João no YouTube

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?