Logo O POVO+
Dia da Visibilidade Lésbica: leia quadrinhos e zines sobre o tema
Vida & Arte

Dia da Visibilidade Lésbica: leia quadrinhos e zines sobre o tema

Em homenagem aos 25 anos da data, o Vida&Arte indica trabalhos que abordam a temática
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O livro com uma coletânea de
Foto: Reprodução O livro com uma coletânea de "A Vida de Nina" pode ser adquirido online.

Há mais de 30 anos, a cartunista Alison Bechdel desenvolveu o Teste de Bechdel, uma escala para avaliar se um filme faz bom uso de personagens femininas. O que começou como uma ironia para as produções hollywoodianas, acabou escancarando certa árdua realidade dos produtos culturais: a invisibilidade da mulher. A problemática se torna ainda mais visível ao analisar uma das principais áreas de atuação de Alison, os quadrinhos, e a sua vivência enquanto homossexual. Quantas personagens lésbicas você reconhece nos desenhos de livros, revistas e jornais? Para afunilar ainda mais: quais são escritas por mulheres?

Em contrapartida à violência simbolizada pela estigmação, silenciamento e fetichização por vezes presentes na retratação dessas narrativas, o Vida&Arte propaga os 25 anos do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica - celebrado amanhã, 29 - com indicações de tirinhas, quadrinhos e zines produzidos por artistas lésbicas. Confira!

 

 

Ilustração do livro
Ilustração do livro "Perigosas Sapatas", de Alison Bechdel.

"Dykes To Watch Out For", Alison Bechdel

A série de quadrinhos é um dos principais trabalhos da cartunista e mostra o cotidiano de diversas personagens, em sua maioria, lésbicas. A sequência registrou as principais mudanças da comunidade LGBTQIA+ norte-americana a partir da década de 1980 e estampou jornais dos EUA por mais de 20 anos. Em julho de 2021, a editora Todavia lançou uma versão em português da coletânea com o melhor das tirinhas, intitulada "O Essencial de Perigosas Sapatas".

Onde encontrar: Na Todavia.

 

A versão cinematográfica da HQ é repudiada pela autora.
A versão cinematográfica da HQ é repudiada pela autora.

"Azul É A Cor Mais Quente", Julie Maroh

A descoberta do amor em um relacionamento entre duas adolescentes é o ponto de partida da HQ, publicada no Brasil após a polêmica adaptação cinematográfica, repudiada pela autora. Em meio à manifestação de novos sentimentos, as protagonistas têm que lidar com a lesbofobia e os conflitos conservadores vividos na Europa.

Onde encontrar: Na Amazon.

 

As ilustrações viralizaram no twitter em 2020.
As ilustrações viralizaram no twitter em 2020.

"A Vida de Ana", Angela Domingues

O perfil de tiras e ilustrações de Angela Domingues viralizou no twitter durante a primeira quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Os temas rotineiros, os desenhos divertidos e os traços simples são alguns dos atrativos para os leitores. A artista também faz questão de trazer a identidade lésbica como parte o trabalho.

Onde encontrar: @elamesmaana no Instagram

A publicação é colaborativa.
A publicação é colaborativa.

"Sapatoons Queerdrinhos", Linn Arruda

As zines - publicações independentes - abrem espaço para a colaboração de histórias em quadrinhos. Elas são desenhadas em primeira pessoa "por e para trans, lésbicas, queer, etc", segundo o site em que são publicadas. As sequências falam sobre cenários feminista e a ocupação destes corpos na sociedade.

Onde encontrar: No Monstrans.

As tirinhas foram produzidas a partir de vivências da autora.
As tirinhas foram produzidas a partir de vivências da autora.

"A Vida de Nina", Dani Franck

Quando a quadrinista começou a se identificar como lésbica, passou a escrever os sentimentos e ações que, para ela, confirmavam sua sexualidade. Os escritos foram, com o tempo, transformados nas primeiras tirinhas de "A Vida de Nina", webcomic semanal publicada desde 2017 na plataforma Tapas. Agora, a coleção do trabalho está reunida em um livro disponível para venda online.

Onde encontrar: Neste link. 

Saiba mais sobre o 29 de agosto

A data marca o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, criado em 1996 pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ). O tema do evento foi "Visibilidade, Saúde e Organização da Comunidade", onde foram abordados assuntos como sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, trabalho e cidadania.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?