Logo O POVO+
Paulo Freire 100 anos: programação celebra legado do educador
Vida & Arte

Paulo Freire 100 anos: programação celebra legado do educador

Rede de escolas criativas da cultura (Secult/IDM) celebra centenário do educador
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ao longo do ano foram realizados diversos encontros em homenagem ao patrono da educação brasileira (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Ao longo do ano foram realizados diversos encontros em homenagem ao patrono da educação brasileira

Educador, filósofo, grande mestre do movimento Pedagogia Crítica, Paulo Freire completa seu centenário de nascimento no próximo dia 19 de setembro. Desde março, a Escola Porto Iracema das Artes vem realizando eventos virtuais para celebrar o legado do pernambucano com "II Paulo Freire a Bombordo - Centenário".

Na culminância da programação, realizada em parceria pela Rede de escolas criativas da cultura (Secult/IDM), serão promovidas duas atividades, uma hoje e no dia 20 de setembro. "O legado de Paulo Freire nunca foi tão necessário", observa Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do IDM, acentuando "a importância do pensamento crítico freireano, num momento em que o país enfrenta talvez o maior de seus desafios, a defesa de uma experiência democrática, construída com tantas vidas perdidas, no combate à última ditadura no país". Para a professora, comemorar o centenário de Paulo Freire é reafirmar a importância das liberdades democráticas e do pensamento crítico.

Hoje será lançado o livro infantil "Ester conhece Paulo Freire", da jornalista e doutora em educação, Alê Oliveira, a partir das 15h30min pelo YouTube do Porto Iracema. A obra é uma homenagem ao pedagogo pernambucano e a todos os educadores que acreditam na educação como prática da liberdade. As ilustrações são assinadas por Cauex Pascoa, que também participará da conversa.

A mediação do lançamento será de Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da escola. "Enquanto instituição de ensino, nós trazemos Paulo Freire no cerne de nosso projeto pedagógico e procuramos operar seus conceitos em todas as dimensões formativas", aponta Aline.

Já no dia 20, às 17h30min, a live "Paulo Freire vivo: um século da Pedagogia da Libertação" vai finalizar a segunda edição do "Paulo Freire a Bombordo" reunindo professores e pesquisadores de diferentes instituições. A mesa será composta pela professora e pesquisadora Bernadete Porto, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Custódio de Almeida, também professor da UFC, membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará e Cientista Chefe da Cultura no Ceará; além de Fernando Leão, arte-educador e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Centenário de Paulo Freire

Quando: hoje e dia 20 de setembro

Onde: YouTube da Escola Porto Iracema das Artes

OP+

 Confira especial "Paulo Freire - 100 anos" no O POVO+

O que você achou desse conteúdo?