Educador, filósofo, grande mestre do movimento Pedagogia Crítica, Paulo Freire completa seu centenário de nascimento no próximo dia 19 de setembro. Desde março, a Escola Porto Iracema das Artes vem realizando eventos virtuais para celebrar o legado do pernambucano com "II Paulo Freire a Bombordo - Centenário".
Na culminância da programação, realizada em parceria pela Rede de escolas criativas da cultura (Secult/IDM), serão promovidas duas atividades, uma hoje e no dia 20 de setembro. "O legado de Paulo Freire nunca foi tão necessário", observa Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do IDM, acentuando "a importância do pensamento crítico freireano, num momento em que o país enfrenta talvez o maior de seus desafios, a defesa de uma experiência democrática, construída com tantas vidas perdidas, no combate à última ditadura no país". Para a professora, comemorar o centenário de Paulo Freire é reafirmar a importância das liberdades democráticas e do pensamento crítico.
Hoje será lançado o livro infantil "Ester conhece Paulo Freire", da jornalista e doutora em educação, Alê Oliveira, a partir das 15h30min pelo YouTube do Porto Iracema. A obra é uma homenagem ao pedagogo pernambucano e a todos os educadores que acreditam na educação como prática da liberdade. As ilustrações são assinadas por Cauex Pascoa, que também participará da conversa.
A mediação do lançamento será de Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da escola. "Enquanto instituição de ensino, nós trazemos Paulo Freire no cerne de nosso projeto pedagógico e procuramos operar seus conceitos em todas as dimensões formativas", aponta Aline.
Já no dia 20, às 17h30min, a live "Paulo Freire vivo: um século da Pedagogia da Libertação" vai finalizar a segunda edição do "Paulo Freire a Bombordo" reunindo professores e pesquisadores de diferentes instituições. A mesa será composta pela professora e pesquisadora Bernadete Porto, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Custódio de Almeida, também professor da UFC, membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará e Cientista Chefe da Cultura no Ceará; além de Fernando Leão, arte-educador e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Centenário de Paulo Freire
Quando: hoje e dia 20 de setembro
Onde: YouTube da Escola Porto Iracema das Artes
OP+
Confira especial "Paulo Freire - 100 anos" no O POVO+