Logo O POVO+
Alucinação?
Foto de Romeu Duarte
clique para exibir bio do colunista

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, é especialista nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo, Teoria de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural Edificado. Escreve para o Vida & Arte desde 2012.

Alucinação?

À memória de Paulo Freire

No pingo do meio-dia, dei uma meia-trava no trabalho, fechei o escritório e ia me dirigindo ao Bar do Vicente para o aperitivo pré-prandial (meu apetite é o de um passarinho, daí ter a necessidade de algum estímulo externo) quando encontrei, sentado à sombra do meu jasmineiro, um velho careca e de barba branca em andrajos. "Boa tarde, meu senhor", saudou-me. "Calorzão, né? Sombrinha boa esta", sorriu-me. "Pode ficar à vontade. Desculpe o lixo que jogam aí no jardim. Hoje de manhã limpei tudo e agora está assim. O cearense é um povo imundo", ralhei. "Que nada, meu filho, o povo é bom, só precisa ser educado", disse-me com um ar cordial. Fitava-me com um olhar que parecia vir do fundo das eras, sábio e perquiridor. "Égua", pensei, "preciso daquele trago".

"Como vai a vida?", perguntou-me. "Vai-se vivendo, com dificuldade, mas vai-se", respondi. "Tudo pela hora da morte, um (des)governo genocida, mentiroso, ladrão e safado, uma classe política vagabunda, tribunais a anos-luz da justiça e uma população alienada. Não poderia ser pior", provoquei-o. De manso, retrucou-me: "Quem constrói o nosso paraíso e o nosso calvário somos nós mesmos, meu caro. O conhecimento da realidade e o desejo de transformá-la levam a um caminho, a ignorância e a resignação a outro, 'tortuoso e triste', tal como diz esse poeta de vocês", ensinou. "Jáder de Carvalho", falei. "Isso, vê-se que leu e estudou", brincou. "Sou arquiteto e professor", informei. "Mas você também trabalha, não?", riu-se. Saquei que a conversa era para mais de metro.

"Amigo", olhou-me fundo nos olhos, "você sabe o que é um liquidificador?". Fiz que sim com a cabeça. "Pois então bote dentro do "osterizer" a desigualdade socioeconômica crônica, o analfabetismo estrutural, o racismo de séculos, a burrocracia fundamental e a educação concurseira, ligue o bicho no três e ao final você terá um caldo grosso chamado Brasil. Não estranhe a catinga da gororoba, ela é para estômagos fortes", segredou-me, sua fala baixa era ouvir um grito. "Quem falava muito nisso era o Darcy Ribeiro", devolvi-lhe, "que dizia ser o subdesenvolvimento brasileiro não um castigo, mas um projeto". "Gente boa o Darcy, às vezes mais apaixonado pela própria voz do que pela razão", seu olhar fixo no róseo das flores da minha árvore. Um anjo cruzou a avenida...

"Está quente demais aqui. O senhor aceita uma água?", propus-lhe. "Sim, com prazer, meu camarada", agradeceu-me. "Quem seria esse homem tão agudo?", indaguei-me, enquanto enchia o copo na cozinha para servi-lo. Ao voltar, era o lugar mais limpo, nem sinal dele. À direita, o pessoal da oficina vizinha me olhava com preocupação. "Vocês viram um senhor que estava aqui comigo?", perguntei-lhes. "Não tinha ninguém com o senhor não, o senhor é que estava falando só. Pensamos até em levar o senhor para o hospital de Parangaba", disseram, às gaitadas. Vi um bilhete em meio ao jardim poluído. Abri-o e o li: "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre". Gratíssimo.

 

Foto do Romeu Duarte

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?