Logo O POVO+
Edição on-line do Festival Ecléticos inicia neste sábado, 25
Vida & Arte

Edição on-line do Festival Ecléticos inicia neste sábado, 25

Com Tiê, Luiza Nobel, Mel Mattos e Alice Caymmi no palco do Theatro José de Alencar (TJA), edição comemorativa do Ecléticos Livre Festival inicia no sábado, 25, em formato virtual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiza Nobel, Alice Caymmi e Mel Mattos no palco do TJA (Foto: Vinicius Cavalcante/Divulgação)
Foto: Vinicius Cavalcante/Divulgação Luiza Nobel, Alice Caymmi e Mel Mattos no palco do TJA

Se a estrutura do Theatro José de Alencar (TJA) pudesse falar, talvez diria aquela palavra tão emblemática da língua portuguesa: saudade. No último dia 10, o O POVO acompanhou as gravações dos shows das cantoras Alice Caymmi, Luiza Nobel e Mel Mattos no palco deste templo artístico do Ceará. Nos bastidores, um registro impensável antes de março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil: máscaras, álcool, testagens e medição de temperatura. Ao mesmo tempo, via-se a esperança da produção com a ampla vacinação da Capital e a retomada, aos poucos, do setor cultural. Durante as apresentações, uma cena simbólica: plantas em vasos, espalhadas por onde estaria a platéia, assistiam ao repertório das artistas.

As gravações integram a programação do Ecléticos Livre Festival, que ocorre de 25 de setembro a 16 de outubro, aos sábados. Após os isolamentos sociais rígidos para conter o avanço do coronavírus em Fortaleza, o evento retorna num formato virtual, em edição comemorativa pelos seus cinco anos de existência.

Também participam do festival Tiê, banda Dunarey, Isabela Moraes e Bruna Ene. Entre as formações, há o painel "Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo". Com apresentação de Valmir Lins, as transmissões acontecem pelo canal no YouTube e pelo Instagram da WM Cultural. Já os podcasts "A reinvenção nos Festivais" e "Cultura, Cidadania e Meio Ambiente" estarão disponíveis no Spotify.

Com a temática "Música feat. Natureza", a ideia é transportar para o formato on-line a essência das edições anteriores, realizadas em espaços abertos da Cidade, como o Parque Estadual do Rio Cocó. Sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade urbana são alguns dos valores perpetuados pelo projeto. Quando ainda era possível aglomerar, o festival unia musicalidade à consciência ambiental e social, com ações de coleta seletiva, distribuição de mudas de plantas e transporte gratuito para a juventude fortalezense.

O produtor cultural William Mendonça, idealizador do Festival, lembra que a presencialidade é o ponto central do setor de eventos. "Temos o histórico de cinco anos, com a mobilização de mais 40 mil pessoas. A pandemia impactou artistas, técnicos, fotógrafos, eletricistas e outros profissionais. E a nossa arte é comunicação. Temos uma relação de muito cuidado e carinho com o público e tivemos que nos reinventar".

Para traduzir essa conexão, William afirma: "Mantemos, agora com a linguagem audiovisual, o caráter plural do evento. Esses encontros estéticos têm um papel político. Por meio das obras, há o fortalecimento da nossa arte e existência. Para tanto, a curadoria contempla atrações locais, regionais e de outros estados do Brasil.

Segundo William, escolher o TJA como "território de atuação" desta edição enaltece a cultura do Estado. O ator Pedro Domingues, diretor-geral do TJA, celebra: "É um casamento conceitual, porque a gente entende o TJA como patrimônio de todos os públicos, gostos, correntes artísticas, filosóficas, sociais. Podemos mostrar o que o Ceará produz e como o Ceará recebe. O Ecléticos é uma oportunidade da gente experimentar todo o nosso potencial de receber diversas linguagens. O conceito casou, inclusive, pela relação com a ecologia. O Theatro tem bastante espaço aberto, ao ar livre, com o Jardim de Burle Marx".

FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-09.2021: Luiza Nobel. Festival Ecléticos realizado no Theatro José de Alencar, conta com varios cantores e compositores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-09.2021: Luiza Nobel. Festival Ecléticos realizado no Theatro José de Alencar, conta com varios cantores e compositores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Luiza Nobel

A cantora e compositora cearense Luiza Nobel estará ao lado dos músicos Zeis e Glauber Alves Silva. No repertório, canções como "Estamos bem", "Cheiro de Feijão Verde" e "Let's burn" (parceria com o rapper Nego Gallo). Durante a pandemia, Luiza passou por diferentes processos. No início, esteve mais introspectiva. Teve, inclusive, de adaptar o videoclipe de "Estamos bem" para o momento que a humanidade passava. O que era para ser um registro de várias garotas saindo na rua, "curtindo" a Cidade, foi ressignificado. "Contei a história num contexto em que todo mundo estava nas suas casas", conta. A produção foi realizada em sua morada.

"Let's Burn" marca um segundo momento da artista nesse período. "Foi muito difícil. Meu trabalho, que é a minha renda, vinha de estar na rua, de estar com pessoas. Como juntar o restante de recurso para lançar música e clipe? Você fica desestimulado", revela. Ao mesmo tempo, Luiza não desistiu. Com o avanço da vacinação e a flexibilização dos isolamentos, a cantora gravou o clipe pelas redondezas de seu bairro, o Jardim América. "'Estamos bem' mostrou o meu lado íntimo, já 'Let's Burn' mostrou a minha galera", diz.

Segundo Luiza, o que a movimenta é a história da música preta cearense. "Ter outros artistas e outras linguagens trabalhando comigo me dá fôlego, porque o meu trabalho hoje não é só a música, também é o que eu tô vestindo e o que eu apoio". A artista ressalta que, durante a apresentação no palco do TJA para o Ecléticos, ela vestia Tropicana — marca cearense de design autoral, com peças produzidas à mão. "É isso, aliar o meu trabalho com o de outras pessoas e continuar fazendo resistência".

FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-09.2021: Mel Mattos. Festival Ecléticos realizado no Theatro José de Alencar, conta com varios cantores e compositores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-09.2021: Mel Mattos. Festival Ecléticos realizado no Theatro José de Alencar, conta com varios cantores e compositores. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Mel Mattos

Mel Mattos, também cantora e compositora cearense, já participou de outras edições do Ecléticos. Ela recorda algo que "pode até parecer besteira, mas não é" — afirma. "No primeiro festival, eu me emocionei. Estava sentada no anfiteatro do Parque do Cocó e a produção distribuiu sacos de lixo para o público. As pessoas começaram a usar, para não deixar o lixo na grama. Parece bobo, mas eu fiquei tão emocionada. Eu pensei 'Poxa, que bacana. Também é uma forma de educar. Tô aqui vendo artistas que eu não conhecia, companheiros de trabalho tocando com uma estrutura incrível… Tendo a oportunidade de fazer intercâmbio com outros colegas num lugar da minha Cidade, na natureza", conta.

Para Mel Mattos, artistas independentes têm uma relação profunda com a ocupação da Cidade. Durante o bate-papo com O POVO no TJA, a artista disse: "Estamos num patrimônio. Essa relação é de muito carinho, de entender o quanto essa Cidade é linda. Estou num lugar incrível! A arte, a música, se interligam com tudo. Com a arte urbana, com os equipamentos. É a nossa casa". Em 2020, inclusive, a artista gravou o especial "Canções de Dominguinhos" no Foyer do TJA. A apresentação, disponível no YouTube, homenageou o instrumentista, cantor e compositor pernambucano.

A cantora evidencia o protagonismo de artistas cearenses em festivais como o Ecléticos. "A gente vem quebrando essa maneira de se portar perante aos artistas nacionais, porque não existe isso. A gente também é nacional, né!? Isso cria para nós, enquanto artistas cearenses, uma autoestima. Para a gente entender que é tão artista em qualquer lugar do mundo".

Programação

25 de setembro
10 horas: podcast Ecléticos Livre EP 1 – “A reinvenção nos Festivais: Sustentabilidade novos rumos”, no Spotify

2 de outubro
10 horas: podcast Ecléticos Livre EP 2 – “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”, no Spotify
15 horas: painel “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo”, com Tiê, Valmir Lins, André Brasileiro e William Mendonça, no YouTube
16 horas: palestra

9 de outubro
16 horas: programa show com atrações musicais, no YouTube

16 de outubro
16 horas: programa show com atrações musicais, no YouTube

Festival Ecléticos

Quando: aos sábados, entre 25 de setembro e 16 de outubro

Onde: YouTube

Mais informações: @festivalecleticos

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?