"Tempo Perdido", "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", "Eduardo e Mônica", "Quase Sem Querer" e "Ainda é Cedo" são composições de Renato Russo que, décadas depois, continuam a tocar em rádios e ser temas de pesquisa e produções artística. Confira lista com algumas obras para se aprofundar na vida do artista.
O documentário dirigido por Vladimir Carvalho traça o cenário da música de Brasília na década de 1980 e mostra como o rock se formou na capital federal com suas bandas embrionárias até os grandes sucessos, como Legião Urbana e Capital Inicial.
Onde: Looke e Canal Curta TV!
Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, acompanha Renato (Thiago Mendonça) a partir de 1973, quando se muda com a família do Rio de Janeiro para Brasília. Na época, sofria de epifisiólise, uma doença óssea rara que o deixou em uma cadeira de rodas depois de fazer uma cirurgia. No período em que foi obrigado a ficar em casa, o jovem começou a se interessar pela música e passou a se envolver com o cenário musical brasiliense.
Onde: Telecine Play
A música "Faroeste Caboclo" serviu de inspiração para o longa-metragem homônimo dirigido por René Sampaio e protagonizado por Fabrício Boliveira e Isis Valverde. O enredo tem os mesmos elementos da música original.
Onde: Globoplay
Julliany Mucury se aprofundou nas questões que fariam de Renato Russo um poeta durante pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Mais de uma década depois, o trabalho está sendo publicado pela Garota FM Books. A obra, que percorre toda a carreira do cantor, é o resultado de pesquisas em biografias, escritos pessoais e trabalhos acadêmicos. Ela estudou todas as letras escritas por Renato, mas focou em 29 que são de autoria exclusiva do compositor.
Carlos Marcelo se debruça em mais de 100 entrevistas e pesquisas realizadas durante nove anos. Nesta biografia, os leitores entendem como Renato Manfredini Júnior se tornou "Renato Russo", um dos maiores nomes do rock brasileiro. Rascunhos de músicas de sucesso e depoimentos de integrantes do Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e Titãs são alguns dos conteúdos disponíveis. Também mostra como a ditadura militar afetou as vivências do cantor.
Escrito pelo próprio Renato Russo, o livro se aprofunda no período que ele passou em uma clínica de reabilitação no Rio de Janeiro. Com pouco menos de um mês no lugar, fez reflexões sobre sua vida pessoal e sua produção artística, que reverberam nas letras posteriores. Essa obra, publicada apenas postumamente por pedido do artista, mostra os esforços que colocou para se recuperar.
O livro de Chris Fuscaldo faz um resgate das histórias por trás de músicas famosas da banda Legião Urbana, como "Pais e Filhos" e "Eduardo e Mônica".