Logo O POVO+
Sana 20 anos: edição especial tem música e disputa de k-pop, cosplay e game
Vida & Arte

Sana 20 anos: edição especial tem música e disputa de k-pop, cosplay e game

Com edição especial e lançamento de revista em quadrinhos, maior encontro de cultura geek e pop do Norte e Nordeste do País comemora 20 anos de existência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Durante a pandemia da Covid-19, o Sana realizou a
Foto: Divulgação/Sana Durante a pandemia da Covid-19, o Sana realizou a "Trilogia Sana Live" completamente on-line, gratuita, com bate-papos, conteúdo audiovisual e mais

Sentados no chão ou no sofá da sala, os olhos brilhavam diante da televisão. Na programação, as animações japonesas transmitidas pela Rede Manchete durante as décadas de 1980 e 1990. Quem assistia à abertura do anime "Os Cavaleiros do Zodíaco", sob todos aqueles estímulos de luzes e cores, certamente cantava: "Faça elevar/ O cosmo no seu coração", versos que despertam nostalgia em quem viveu esses tempos. A música, cantada por Edu Falaschi, é a versão brasileira de "Pegasus Fantasy", da banda japonesa Make-Up.

Com a extinção da Manchete no fim do milênio, vários brasileiros, de diferentes gerações, ficaram carentes de seus seriados e animes. Um grupo de adolescentes de Fortaleza — amantes de animação, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e tecnologia — decidiu criar, em 2001, a Super Amostra Nacional de Animes. A sigla, "Sana", acabou se tornando o próprio nome do projeto "de fã para fã". Com o tempo, o evento fez-se o maior encontro multitemático de cultura geek e pop do Norte e Nordeste do Brasil. Neste ano, o festival completa 20 anos de existência. A edição comemorativa acontece em formato híbrido (virtual e presencial), das 19 horas de hoje, 14, a domingo, 17.

No canal "SanaTV" no YouTube, o público poderá assistir às competições de k-pop (gênero musical sul-coreano), cosplay (arte de transformar-se em personagem) e games. As disputas ocorrem presencialmente, mas apenas com a participação dos competidores selecionados via internet e do júri, seguindo os protocolos contra a Covid-19. Além da presença de youtubers, influenciadores digitais e dubladores, a transmissão contará com shows de música ao vivo. Para marcar as duas décadas, também haverá o lançamento da revista em quadrinhos "Turminha do Sana".

O Sana chegou a reunir 100 mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará. O evento principal ocorre em julho, com várias atrações e expositores. Já o Sana Fest, uma espécie de aquecimento para o Sana seguinte, acontece geralmente em janeiro. Durante a pandemia, o Festival realizou a "Trilogia Sana Live" completamente on-line, gratuita, com bate-papos, conteúdo audiovisual e mais.

Com o formato híbrido, a ideia é traduzir a essência do presencial para o ambiente digital. "Esta edição terá mais cara de festa, de comemoração. Será mais dinâmica, com convidados especiais, competições, interações ao vivo. Estamos muito felizes e ansiosos", comenta Ricardo Busgaib, diretor presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora do Sana.

O evento, para muitos, representa uma forma de mostrar sua identidade, de se reunir para falar do que ama sem receios ou constrangimentos. Quando tudo começou, a comunidade geek e nerd, os chamados "otakus", eram tidos como "esquisitos" na Cidade. Havia um certo preconceito, diz Ricardo. O evento sempre teve como propósito contar histórias, fortalecer a cultura e promover a inclusão, com campeonatos, diversão e responsabilidade social. "O Sana representa o pluralismo. Cada um pode ser o que é, fazer o que gosta. É um espaço democrático", celebra o diretor.

San e Ana são os mascotes oficiais do Sana, maior evento de cultura geek e pop do Norte e Nordeste do Brasil. O encontro acontece duas vezes ao ano, em Fortaleza, no Ceará (janeiro e julho)
San e Ana são os mascotes oficiais do Sana, maior evento de cultura geek e pop do Norte e Nordeste do Brasil. O encontro acontece duas vezes ao ano, em Fortaleza, no Ceará (janeiro e julho)

Turminha do Sana

San e Ana são os mascotes oficiais do evento. San é um típico garoto nerd, que adora animes e a cultura otaku. Já a elfa Ana representa todo o universo geek. Com a revista em quadrinhos "Turminha do Sana", novos personagens fazem companhia aos amigos. Eles representam não só as tribos que compõem o evento, mas também o público participante. A publicação, assinada pelo desenhista Ítalo Cruz e pelo escritor Rodrigo Passolargo, estará disponível em versão digital na plataforma on-line do Festival. A revista homenageia as raízes da cultura geek, baseada na paixão pelos quadrinhos.

Mais informações: www.apptuts.bio/sanafcnb

Retomada presencial

A edição comemorativa dos 20 anos de Sana é um “aquecimento” para o retorno presencial do evento, após o período sem aglomerações devido à pandemia. Durante a transmissão virtual pelo YouTube, a produção deve divulgar mais detalhes sobre a venda de ingressos para o evento principal. De acordo com o planejamento de retomada, o Sana tem previsão de acontecer em julho de 2022, seguindo a flexibilização do Governo do Estado do Ceará.

Thais Chiappetta realiza lives diariamente, jogando diversos jogos on-line. (@saithxiaps na Twitch)
Thais Chiappetta realiza lives diariamente, jogando diversos jogos on-line. (@saithxiaps na Twitch)

Histórias para contar

Thais Chiappetta adora jogos eletrônicos e todo o universo dos games. Aos oito anos, herdou do pai o Mega Drive, um console dos anos 1990. Desde aí, surgiu o gosto por mangás (quadrinhos japoneses), animes e séries diversas. "Inuyasha", "Bleach", "Cavaleiro dos Zodíacos", "Yu-Gi-Oh!" e "Soul Eater" são alguns dos títulos. Quando ganhou um notebook, em 2013, ela descobriu um novo mundo: "Jogando on-line, vi que existiam pessoas que tinham os mesmos gostos que eu. Sobre jogos, animes, séries e tudo mais". Entre os jogos, estão "League of Legends", "Osu" e "Minecraft".

No mesmo ano, Thais participou pela primeira vez do Sana. Não demorou para começar a fazer cosplay. No evento, inclusive, conheceu seu melhor amigo, João Alberto. Juntos, participaram de campeonatos de cosplay pelo Ceará e até por outros estados do País. Ganharam, por duas vezes, o Concurso Cosplay Insana — promovido pelo Sana. "O Sana me fez conhecer muita gente, até de outros lugares do Brasil. Pessoas maravilhosas! Também conheci alguns streamers (quem joga e transmite pela internet) de Fortaleza. Isso acendeu em mim o sonho de um dia poder streamar". Aos 23 anos, Thais realiza lives na plataforma Twitch diariamente. "Nesse período de pandemia, ocupar a cabeça fazendo algo que você gosta é muito massa", conta.

Acompanhe: www.twitch.tv/saithxiaps

Programação

Quinta-feira, 14
- 19 horas - Abertura
- 19h10min - Spoiler Night: apresentando o evento
- 19h40min - Intervalo
- 19h50min - Selecionados do K-pop
- 20h20min - Intervalo
- 20h30min - Selecionados do Cosplay
- 21 horas - Intervalo
- 21h10min - Encerramento e abertura dos games

Sexta-feira, 15
- 18 horas - Abertura
- 18h20min - Apresentação do 1º Host do evento e um painel sobre o projeto Valkirias
- 18h55min - Intervalo
- 19 horas - Capitão Planeta, com o convidado Renato, do Canal Nerd Show
- 19h40min - Intervalo
- 20 horas - Apresentação do 2º Host do evento
- 20h40min - Intervalo
- 20h45min - Show
- 21h35min - Encerramento e abertura dos jogos de RPG

Sábado, 16
- 14 horas - Abertura
- 14h10min - 80 anos do “Superman”: a jornada do homem de aço nas telas
- 15 horas - Mistério, terror e horror na literatura
- 15h45min - Publicações inéditas no Brasil
- 17h10min - Animes dos anos 2000, com o canal Qualquer Coisa
- 18 horas - Quadrinhos e financiamento coletivo, com Geraldo Borges
- 18h45min - Doramas
- 19h10min - Final do K-pop
- 20 horas - Show

Domingo, 17
- 14 horas - Abertura
- 14h10min - Disney Plus e o resgate das animações da TV Cruj, com Sugar Rush
- 15 horas - Painel de terror
- 15h45min - Animes exclusivos, com Crunchyroll, Fabrício Vila Verde e Leo Santhos
- 17h10min - Lançamento da HQ do Sana, com Passolargo e Ítalo Cruz
- 18 horas - Free Fire, com Levi Alves
- 18h45min - Séries
- 19h10min - Final do Cosplay
- 20 horas - Canais de Cultura Pop

Sana 20 anos

Quando: de hoje, 14, a domingo, 17

Onde: SanaTV no YouTube

Mais info: @sana_fcnb

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?