Logo O POVO+
Em entrevista, titular da Secult Ceará detalha medidas para o setor cultural
Vida & Arte

Em entrevista, titular da Secult Ceará detalha medidas para o setor cultural

Ao lado do deputado Renato Roseno, Fabiano Piúba foi entrevistado no programa "Debates do POVO", na rádio O POVO CBN, na tarde da última sexta-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Projeções do projeto da Estação das Artes, com entrega prevista para 2022 (Foto: Divulgação/SOP)
Foto: Divulgação/SOP Projeções do projeto da Estação das Artes, com entrega prevista para 2022

Em 2022, a cultura cearense receberá, pelo menos, três equipamentos restaurados. É o que aponta Fabiano dos Santos Piúba, titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Ao lado do deputado Renato Roseno, Fabiano foi entrevistado no programa "Debates do POVO", na rádio O POVO CBN, na tarde da última sexta-feira.

"O governo do Estado está com três grandes projetos em infraestrutura cultural", afirmou o gestor. Um deles é o Museu da Imagem e do Som do Ceará, que está em fase de finalização e com entrega prevista para março de 2022. "Estamos no processo de aquisição de equipamentos. Vai ter um laboratório de restauro, de conservação, salas de formação". O segundo é o complexo Estação das Artes, uma reformulação da Estação João Felipe com a integração da Pinacoteca no Centro da Cidade. Por fim, o secretário destacou o Centro Cultural do Cariri. Ambos têm previsão para o próximo ano.

Fabiano enfatizou o investimento de mais de R$ 20 milhões no Plano Ceará das Artes e da Cidadania Cultural, dividido entre um conjunto de editais de fomento na área. Entre eles estão os documentos de Incentivos às Artes; Cultura Viva; Cultura LGBTQIA ; Edital Territórios Artísticos e Criativos de Periferias do Ceará; Edital Bibliotecas Comunitárias e Populares; além dos Prêmios de Expressões Afro-brasileiras e de Culturas Indígenas. Outro ponto destacado foi a TAC - Temporada de Arte Cearense, que estará disponível para equipamentos da rede pública do Estado e para organizações e espaços culturais da sociedade.

Entre as demais iniciativas, o secretário da Pasta informou que a nova Lei Estadual da Cultura estará sendo encaminhada para a AL até o final de outubro. "Dentre as metas tem a lei da revisitação da legislação estadual, tanto do que toca a cultura, o financiamento e fomento, como a de patrimônio. Ela organiza as políticas culturais, desde a questão dos princípios, das disposições, da articulação, da participação social", detalha.

Fabiano também mencionou o projeto da Ceará Filmes, ação para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e da produção audiovisual. "Creio que seja anunciado, no mais tardar, em dezembro. Estamos encaminhando um conjunto de leis, algumas instituindo programas, e uma delas é o Ceará Filmes", conta. Na ocasião, também foram discutidos os resultados da Lei Aldir Blanc.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?