Logo O POVO+
Giro das Artes promove programação híbrida com teatro, música e dança
Vida & Arte

Giro das Artes promove programação híbrida com teatro, música e dança

Segunda edição do Giro das Artes ocorre presencialmente até o dia 31 outubro, no Cineteatro São Luiz. Virtualmente, o festival ocorre entre 5 e 7 de novembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Festival reúne música, dança e teatro. Na foto, apresentação do grupo
Foto: Henrique Kardozo Festival reúne música, dança e teatro. Na foto, apresentação do grupo "Filhes de Ninguém"

Ao longo do período mais crítico da pandemia, quando o isolamento rígido se impôs como necessidade, o contato com diferentes espaços e produções artísticas passou a ser mediado pelas telas. Com o avanço da vacinação e os números positivos, diversos eventos e locais vêm retomando as programações presenciais ou apostando em modelo híbrido, como é o caso do 2º Giro das Artes. Festival multilinguagem realizado pela Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, o evento reúne espetáculos presenciais no Cineteatro São Luiz até o próximo dia 31 de outubro, com exibição no YouTube de 5 a 7 de novembro. Em todas as obras, intercâmbios internacionais se somaram a cada projeto.

Toda a porção presencial do evento segue o decreto de atividades do Governo do Ceará. Para quem não conseguir acompanhar os espetáculos presencialmente ou preferir aproveitá-los remotamente, o canal da Quitanda Soluções Criativas no YouTube irá disponibilizar ao público os registros das apresentações das três produções na semana que vem.

Serão gratuitamente disponibilizados ao público 301 lugares do Cineteatro, com acesso por ordem de chegada e abertura uma hora antes do início da apresentação de cada dia. É necessário portar documento de identidade para pegar um ingresso e seguir protocolos sanitários como uso de máscara e distanciamento social.

Hoje, 28, e sexta, 29, o Cineteatro recebe o espetáculo de dança "Zabumba", dirigido por Andreia Pires. Elaborando visões da cultura popular a partir da dança, a obra é encenada por Andreia, Aline Monteiro, Sarah Escudeiro, Larissa Góes, Rafael Abreu, Pedro Madeira, Igor Ribeiro e Iury Batista, com parceria da artista portuguesa Márcia Lança, licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Nos dias 30 e 31, ocorrem duas apresentações do espetáculo musical "Cearás do Amanhã". Concebida e dirigida por Claudio Mendes, a produção une artistas e projetos já reconhecidos no Estado a estudantes de música das instituições de ensino parceiras da Plataforma Sinfonia do Amanhã.

"Cearás do Amanhã" apresenta no repertório canções de nomes já estabelecidos como Di Ferreira, Jeffe, Carú Lina e o grupo Filhes de Ninguém que são apresentados a partir de arranjos criados por Nara Kelly (trompete), Carlos David (sax), Jamilly Porfírio (voz), Gustavo Souza (violino), Daiane Souza (violino), Vinícius Vilas Boas (percussão), Henrique (flow), Luiza Mendes (voz, roteiro), todos alunos da Plataforma Sinfonia do Amanhã. O show musical também contará com intercâmbios internacionais. O cantor e instrumentista cubano Gabriel Padron, graduado em violino pelo Conservatório Profissional de Música, somou-se na construção do trabalho.

A abertura do festival se deu na última quarta, 27, com apresentação do espetáculo teatral "Há uma festa sem começo que não termina com o fim", do Pavilhão da Magnólia. A produção, que estreou em setembro deste ano, tem direção e dramaturgia assinadas por Francis Wilker (DF/CE) e codireção e dramaturgismo de Thereza Rocha. A obra também contou com parceria internacional, no caso com o dramaturgo português Ricardo Cabaça, licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestrando em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O artista português teve reuniões virtuais com os artistas cearenses ao longo do processo. "O Giro das Artes opera como uma ponte entre artistas do Ceará e criadores de outros países. Um encontro carrega sempre muitas potências, são trocas que geram novos pontos de vista sobre os processos criativos, impulsionam a pesquisa de linguagem e podem estimular novas colaborações no futuro", compreende Francis. "O encontro do Pavilhão da Magnólia com o dramaturgo português Ricardo Cabaça ampliou horizontes em nossa pesquisa e plantou o desejo de novas colaborações", avança o diretor.

"Na atual conjuntura da área cultural no Brasil, o Giro das Artes é um pequeno milagre que aposta na força das artes e da cultura no país e deseja projetá-las para além de nossas fronteiras", encerra Francis.

Giro das Artes

Quando: até 31 de outubro presencialmente; de 5 a 7 de novembro virtualmente
Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro); Canal da Quitanda Soluções Criativas no YouTube

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?