Logo O POVO+
23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece em formato híbrido
Vida & Arte

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece em formato híbrido

Consolidado como um dos maiores encontros culturais do País, evento oferece programação gratuita presencial e on-line
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas ocorre em formato híbrido (Foto: Davi Pinheiro/ Divulgação )
Foto: Davi Pinheiro/ Divulgação 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas ocorre em formato híbrido

Saberes, tradições e arte: até o próximo domingo, 14 de novembro, a 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas cartografa territórios culturais cearenses. Consolidado como um dos maiores encontros artísticos do País, o evento acontece em formato híbrido neste ano. As atividades presenciais abertas ao público — oferecidas gratuitamente na região do Cariri — e a transmissão virtual se iniciaram no último dia 7 com show do cantor Nando Reis na abertura.

A programação da Mostra de 2021 é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. A 23ª edição conta com 114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Festa de Santo Antônio será exibida na webserie Mestres Guardiões da Memória
Festa de Santo Antônio será exibida na webserie Mestres Guardiões da Memória (Foto: Divulgação)

Amanhã, 12, será transmitida on-line a Festa de Santo Antônio na websérie “Mestres Guardiões da Memória” no YouTube a partir das 16h30. A websérie protagonizada por mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição foi gravada em locais históricos da região.

Um dos maiores destaques desta edição é a inauguração do Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva no sábado, 13. Este será o oitavo museu orgânico de uma rede de fomento à tradição, uma homenagem à foto-pintora e fotógrafa Telma Saraiva.

Neste ano, o Sesc segue na campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade iniciada em 2019. Durante a programação da Mostra Cariri, será realizada a segunda edição das mesas de debate sobre a região, que integrarão um dossiê a ser entregue à UNESCO para concretização do projeto. Os encontros acontecem de até dia 12 na Fundação Casa Grande, no município de Nova Olinda, e são transmitidos pelo Youtube do Sesc Ceará.

“Reconhecida no Brasil como o 'Imã da cultura do Nordeste’, a região do Cariri está localizada no entorno da bacia sedimentar do Araripe, que impacta geologicamente e antropologicamente quatro estados brasileiros, onde a natureza se faz presente de forma diversificada e rica, para as mais diversas manifestações culturais”, destaca Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará.

23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

Quando: até domingo, 14

Onde: programação presencial e com transmissão pelo YouTube do Sesc Ceará

Informações: www.mostrasescdeculturas.com.br

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?