As macarronadas carregam, em suas mais diversas formas de preparo, a herança de um alimento histórico. Popular em todo o País, o macarrão pode significar mesa farta e família reunida. Prático e saboroso, o produto — quentinho e repleto de algum molho — desperta aquele sentimento de casa e aconchego. Não à toa, está presente em 99,3% dos lares brasileiros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi). Por aqui, receitas de famílias atravessam gerações, chefs reinventam pratos e empreendedores investem na massa.
Dica do chef
Um bom macarrão é "feito com amor", diz Isaac Azar, do restaurante Paris 6. "A massa precisa estar bem cozida e acompanhada de molho, com tempero ajustado na medida". O empresário e cozinheiro indica: "Para que a massa não grude no cozimento e pegue mais sabor, adicione na água fio de óleo ou azeite e pitada de sal. Caso não sirva de imediato, é importante esfriar o macarrão em água gelada para acentuar a cor da massa e parar o cozimento. Envolva a massa em fio de óleo, para não grudar após esfriar".
No preparo, alho e cebola refogados no azeite são essenciais. Para um toque de chef, a proposta é um vinho branco para deglacear. Na finalização, Isaac recomenda: "Ainda na panela, um toque de manteiga (se não for molho branco) e parmesão". O Paris 6, famoso por batizar pratos com nomes de artistas, conta com uma unidade no Shopping RioMar Fortaleza. No menu, versões de massas penne, spaghetti, fettuccine e capellini (mais fina). Aos veganos: fettuccine de palmito pupunha.
Mais info: @paris6_fortaleza
Mais experiência
O chef Jean Ribeiro prepara, no restaurante do Hotel Brasil Tropical, opções com o tão amado macarrão. Aberto ao público, o menu apresenta massas grano duro, produzidas com a espécie de trigo Triticum durum, muito consumido no Brasil. Por lá, é possível apreciar as versões spaghetti, fettuccine, fusilli (famoso parafuso) e penne, também com alternativas integrais. A partir da próxima semana, o chef anuncia: "Vou começar as massas frescas" (mistura caseira de farinha, ovos, sal, azeite e água).
Os apaixonados por massas prepararam o prato junto ao chef, adicionando os ingredientes ali mesmo. Entre as indicações do chef Jean Ribeiro, está o "fettuccine ao mediterrâneo": camarão salteado no azeite, com brócolis, pimentões, tomate sem pele, alcaparras, azeitona preta, alho, cebola e manjericão salteados, polvilhado com queijo parmesão e salsinha desidratada. O chef também aconselha pedir o penne ao molho de frutos do mar, espaguete à bolonhesa (com molho de tomate e carne) e fusilli à carbonara (base de bacon, queijo parmesão e gema de ovo).
Mais info: @hotelbrasiltropical
Manolo Massas
A produção das massas do restaurante Manolo Maia Risotos & Massas, localizado no bairro Paupina, é caseira. Assim explica o proprietário, Firmino Rodrigues. "A escolha dos ingredientes fica por conta do cliente. Ele escolhe o tipo de massa, os ingredientes e os molhos. Nossas massas são de origem italiana, exportadas diretamente pelo nosso representante, mas seu preparo, porcionamento e cozimento é feito aqui". Ao pedir, é possível selecionar a massa (200 gramas de fettuccine, fusilli, penne ou spaghetti) e acrescentar de quatro a 16 ingredientes. O preço varia de acordo com a escolha. O restaurante atende com consumo no próprio estabelecimento, retirada no local ou entrega num raio de 15 quilômetros.
Mais info: @manolo.oficial
Tradição
Thais Santos, estudante de Enfermagem, compartilha a tradicional macarronada de sua família: "Macarrão parafuso com carne moída, queijo mussarela e presunto em cubinhos, com molho de tomate, azeitona e milho verde. Mistura tudo e põe numa forma de vidro. Despeja o queijo ralado por cima, para gratinar, e
põe no forno"
Memória
O macarrão da marca Fortaleza integra a memória afetiva de diversos cearenses.
Para muitos, não é difícil lembrar daquela embalagem estampada com o mascote Fortinho. Indústria da companhia M. Dias Branco, a Fortaleza foi criada em 1953 na capital do Ceará (como o nome sugere). Em 1966, nasceu a linha de macarrão, que promete “massa soltinha, clarinha e no ponto certo”. A Fortaleza oferece as versões comum (imperador espaguete e parafuso); instantâneo; sêmola (espaguete, búzio, ninho, argola, penne e parafuso) e de sêmola com ovos. Segundo a marca, a sêmola, rica em vitaminas do complexo B, resulta da moagem incompleta de cereais. Granular, tem aspecto mais grosso do que a farinha tradicional, com textura al dente (macia, mas resistente à mordida). Sem adição de ovos, é indicada para veganos, alérgicos ou para quem quer controlar o colesterol. Já a massa com ovos, além de adquirir textura mais macia, tem valor proteico.
Mais info: @marcafortaleza
Receitas
Espaguete com ragu de frango de uma panela só
Ingredientes:
500g de Espaguete Fortaleza
500g de peito de frango em tiras
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
½ xícara de vinho branco seco
3 unidades de tomate picado
1 colher de sopa de páprica doce
2 xícaras de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
½ maço de salsinha picada
Azeite a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Preparo:
- Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite, acrescente as tiras de frango e refogue-as até ficarem douradas e cozidas
- Adicione a cebola e o alho e refogue-os
- Acrescente o vinho branco, mexa e deixe evaporar o álcool
- Coloque os tomates, a páprica, o caldo de legumes e o macarrão
- Acerte o sal e a pimenta-do-reino
- Quando o macarrão estiver cozido, adicione a salsinha picada, o queijo ralado e finalize com mais um pouco de azeite
Parafuso com estrogonofe de carne
Ingredientes:
1 pacote de Parafuso Fortaleza
500g de Alcatra cortada em tiras
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 lata de molho de tomate
200g de cogumelos em fatias
400g de creme de leite
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Óleo a gosto
Modo de Preparo:
- Faça o macarrão seguindo as instruções da embalagem.
- Em uma frigideira grande, frite a carne até dourar. Reserve.
- Na mesma frigideira, junte um fio de azeite, a cebola, o alho e refogue-os.
- Volte com a carne para a frigideira e adicione o molho de tomate; deixe cozinhar por 5 minutos.
- Acrescente os cogumelos e o creme de leite.
- Tempere com catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino.
- Na frigideira, adicione o macarrão, o azeite, a salsa e o queijo ralado e misture.
Fonte: marca Fortaleza
Curiosidades
- O Dia Internacional do Macarrão é datado em 25 de outubro
- Há anos, a humanidade descobriu que, ao moer cereais e misturar com água, se obtinha uma pasta cozida
- O explorador Marco Polo, ao voltar da China em 1295, apresentou em Veneza (Itália) uma receita com farinha extraída de arbusto de sagu
- Desde o século XIII, os italianos se tornaram os maiores difusores do macarrão, inventando vários formatos
- A união entre a massa e o molho de tomate alterou para sempre a narrativa deste alimento
Fonte: marca Fortaleza
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.