Logo O POVO+
Empreendedores da Sapiranga criam corredor gastronômico na região
Vida & Arte

Empreendedores da Sapiranga criam corredor gastronômico na região

Empreendedores da Sapiranga criaram o "Corredor Gastronômico da Sapiranga" com o objetivo de movimentar a economia dos restaurantes da região
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Alison Ribeiro e Andréa Moura são proprietários do Lallas Massas, no Corredor Gastronômico da Sapiranga (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Alison Ribeiro e Andréa Moura são proprietários do Lallas Massas, no Corredor Gastronômico da Sapiranga

O casal Andréa Moura e Alison Ribeiro morava na região norte do Estado. Empreendiam, juntos, na área da saúde. Mas seus esforços não traziam tantos retornos. A mulher, então, teve uma ideia: utilizar o ponto que o pai de seu marido havia deixado na esquina entre as ruas Rangel Pestana e Salvador Correia de Sá para começar algum negócio. A ideia surgiu depois de muita pesquisa: seria um restaurante de massas, o Lallas Massas, denominado assim porque seu dono é chamado carinhosamente de "Lalá" na região. Ao redor, já havia alguns empreendedores da gastronomia, como uma pastelaria e um local para venda de espetinhos. Eles contrataram pessoas para pintar o muro, com direito a uma borboleta colorida e a palavras de positividade. O empreendimento iniciou no fim de 2019 e, poucos meses depois, veio a pandemia. Após o investimento em delivery e a reabertura econômica, eles se uniram aos outros que trabalhavam ao lado para fundar o Corredor Gastronômico da Sapiranga.

Esse elo surgiu em junho deste ano, com a parceria com outros locais, como o Showrrasquinho, a Pastelaria 3 Corações, a MF Marmitaria, a BBF Patissêrie e o Eli Drinks. A proposta era levar um polo gastronômico para as pessoas da região, que muitas vezes não têm acesso a grandes centros de referência na gastronomia, como a Varjota e o Meireles. “Aqui no corredor já funcionava a pastelaria, o espetinho e a marmitaria no fim de semana. Com a chegada do Lallas, como todos somos amigos e a maioria é família, a gente pensou: ‘se já tem espetinho, massa, pastel e pratinho, isso é um corredor gastronômico’. Eu a ideia de dizer que aqui era o ‘Corredor Gastronômico da Sapiranga’. Você só vai para casa com fome se quiser”, comenta Alison Ribeiro.

No restaurante de massas, as especialidades são o arroz de camarão, o espaguete à bolonhesa, o espaguete à carbonara e o nordestino (com carne de sol, cebola e queijo coalho). Nas proximidades, também há bolos de sabores distintos, pastéis e os típicos “pratinhos” de vatapá e outras iguarias. A primeira ação com o nome do lugar aconteceu em junho deste ano durante o São João. Os empreendedores divulgaram a ideia nas redes sociais, e os moradores da região aderiram ao movimento.

Agora, há atrações musicais durante os finais de semana. “O objetivo da gente é fazer com que o público do bairro não precise sair daqui para comer bem, para ouvir uma boa música e gerar renda dentro do bairro. Antigamente, a gente tinha que se deslocar para outros bairros para poder ter uma atração musical e hoje não. A gente se espelha muito na Varjota, a gente trabalhou muito naquela área quando não empreendia. Ali, eram casas de pessoas que tiveram uma visão empresariam e se tornou um grande polo gastronômico”, ressalta.

O organizador das apresentações que ocorrerão no local é Elizafã de Lima, que também coordena as redes sociais e tem um local para venda de drinks na rua. Segundo ele, há ainda o desafio de trazer outros nomes da região que dialogam com várias linguagens artísticas para além da música. “Pretendo trazer atrações de dança. Tem algumas companhias e ONGs… Um deles é o grupo Cordapés, estamos tentando trazer uma apresentação dele. É um grupo antigo, que fez 15 anos na semana passada, mas são pouco conhecidos. Queremos abraçar e trazer pra cá não só ritmos musicais, mas vários tipos de cultura, como a dança e o teator”, afirma.

Para os empreendedores, essa união entre arte e gastronomia é importante para incentivar pessoas de outras áreas de atuação a crescerem. “Hoje muitos grupos musicais e artísticos precisam só de um empurrãozinho, ter um espaço para mostrar seu trabalho. Isso, pelo menos na área da música, estamos tentando fazer. Tem uns meninos ao redor da gente que tocam, e a gente fala: ‘vamos tocar aqui no corredor’. Hoje eles tocam no bairro inteiro, em casamento. No começo, não são as mil maravilhas, mas se dermos o voto de confiança, a pessoa se sente forte para botar o trabalho para frente”, diz Alison Ribeiro.

Perto do fim do ano, eles já planejam algumas comemorações para o Natal. Há, por exemplo, luzes referentes à festividade católica. Os empreendedores também planejam levar o próprio Papai Noel para aquelas crianças que não têm oportunidade de ir a outros lugares, como shoppings, para conhecê-lo. “Todo mundo ganha e traz visibilidade para nós. Já iniciando em 2022, vamos abrir um salão nesta rua, a alguns metros, para ficar todo mundo dentro do corredor. Alguns perguntam: ‘por que vocês não vão para outra rua’? A gente não quer. A gente quer ficar aqui”, conclui Andréa Moura.

Restaurantes do corredor

Showrrasquinho (@show.rrasquinho)

Contato: por Whatsapp (85) 98936.1585

Lallas Massas (@lallasmassas)

Contato: por Whatsapp (85) 98847.1753

Pastelaria 3 Corações (@pastelaria3coracoes)

Contato: por telefone (85) 98529.0906

MF Marmitaria (@marmitaria_mf)

Contato: por Whatsapp (85) 98915.9700

BBF Patissêrie

Contato: por Whatsapp (85) 98576.5535

Eli Drinks

Onde: no Corredor Gastronômico da Sapiranga

Corredor Gastronômico da Sapiranga

Quando: de quinta-feira a domingo, das 18h à meia noite

Onde: rua Salvador Correia de Sá, 229

Outros lugares para comer

Praça Deputado Paulo Benevides

Onde: rua Luís Carlos Lopes Ribeiro, esquina com Rua Guarujá - Messejana

Praça da Cidade 2000

Onde: rua Alameda Das Begônias, 344 - Cidade 2000

Lago Jacarey

Onde: avenida Viena Weyne, esquina com rua Botelho Magalhães - Cidade dos Funcionários

Polo Gastronômico da Varjota

Onde: entre as ruas Ana Bilhar e
Frederico Borges - Varjota

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?