Logo O POVO+
Frei Wilter Malveira lança "Discipulado dos Imperfeitos"
Vida & Arte

Frei Wilter Malveira lança "Discipulado dos Imperfeitos"

A segunda obra do sacerdote aborda os diferentes percalços nos caminhos da fé
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O lançamento acontece um ano após a estreia de Frei Wilter na literatura (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O lançamento acontece um ano após a estreia de Frei Wilter na literatura

"Eu quero mostrar que as nossas imperfeições não devem nos impedir". Esta é a finalidade de Frei Wilter Malveira ao lançar o seu segundo livro, "Discipulado dos Imperfeitos", em evento na Livraria Leitura e no Santuário Coração Sagrado de Jesus neste sábado, 27, e domingo, 28, respectivamente. Na obra, ele compartilha suas reflexões acerca dos percursos tortuosos da vida e como eles podem ensinar na experiência de fé.

O lançamento chega às livrarias após um ano da sua estreia na literatura com a obra "Caminhos de Reconciliação: Desperte Seu Coração Para Encontrar a Paz". Em seu novo trabalho, o autor descreve ao longo de dez capítulos a jornada cristã rumo ao autoconhecimento, a confiança e o convite ao caminho de uma nova jornada a partir do reconhecimento das próprias vulnerabilidades.

Para a fundamentação teórica, ele parte do conceito grego da palavra perfeição, que implica em algo "pronto e acabado", distante, portanto, da condição humana. A ideia, relembra Frei Wilter, nasceu quando participou de um retiro religioso durante o período crítico da pandemia. "Eu estava pregando e a palavra me veio em um momento de oração. Eu comecei a rezar e a estudar o tema, fiquei com esse compromisso de mostrar para as pessoas que a vulnerabilidade, a imperfeição humana, é algo que nos iguala. Todos nós nascemos vulneráveis, frágeis, limitados", conta.

Logo tornou-se claro que a mensagem deveria ser compartilhada para o máximo de pessoas possíveis. Era necessário, então, simplificar o conteúdo adquirido nas pesquisas. "Eu não gosto de falar coisas que as pessoas não vão entender. Jesus usava parábolas para que as pessoas pudessem compreender, eu gosto de falar uma linguagem profunda, porém simples", explica. A literatura foi o caminho escolhido, visto que considera o fazer artístico uma das tantas formas de se comunicar com o divino.

Frei Wilter Malveira, que ordenou-se sacerdote em fevereiro de 2012, também dispõe de outros dons a serviço da evangelização. Ele menciona que, ainda criança, o que mais lhe atraía nas missas era o canto. Sua fé, portanto, se estruturou na música. "Como diz Santo Agostinho: 'Quem canta, reza duas vezes'. No "Alento" (2018), meu primeiro CD, muitas pessoas me falaram que superaram muitas dores escutando minhas músicas. Eu fico muito feliz, honrado, mas ao mesmo tempo responsabilizado".

O religioso também atua amplamente nos meios de comunicação e nas redes sociais, onde compartilha mensagens para milhares de seguidores em plataformas como o Youtube e o Instagram. "Nosso Deus é um Deus que se comunica e eu como servo, como comunicador, preciso usar essas ferramentas para chegar mais rapidamente ao coração das pessoas".

Lançamento "Discipulado dos Imperfeitos"

Quando: sábado, 27, às 19 horas; domingo, 28, às 10 horas.

Onde: Na Livraria Leitura no Shopping RioMar Papicu no sábado, 27, e no Santuário Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?