Logo O POVO+
Guia do anfitrião: veja dicas para "receber, servir e celebrar" nas ceias
Vida & Arte

Guia do anfitrião: veja dicas para "receber, servir e celebrar" nas ceias

Para incrementar as confraternizações de fim de ano, confira dicas e inspirações de mesa posta, decoração, produção, etiqueta e gastronomia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
As confraternizações de fim de ano chegam para reunir família e amigos e renovar as esperanças rumo a um novo tempo. Dedicar um tempo para organizar as ceias, planejar a mesa, o cenário e o menu pode ser um ato de amor consigo, com o outro e com a vida. Nesta capa, proposta de mesa posta da jornalista Ana Karenyna, produtora de conteúdo digital no Instagram (@ana.karenyna)
 (Foto: Acervo pessoal/Ana Karenyna)
Foto: Acervo pessoal/Ana Karenyna As confraternizações de fim de ano chegam para reunir família e amigos e renovar as esperanças rumo a um novo tempo. Dedicar um tempo para organizar as ceias, planejar a mesa, o cenário e o menu pode ser um ato de amor consigo, com o outro e com a vida. Nesta capa, proposta de mesa posta da jornalista Ana Karenyna, produtora de conteúdo digital no Instagram (@ana.karenyna)

Para quem adora estar junto, o ato de receber gente em casa vai além de uma reunião. Passa a ser uma experiência que evoca memórias e alegrias. Muitas vezes, o momento perpassa pelos sentidos: o brilho nos olhos, o abraço apertado aquecendo o corpo, o aroma e sabor da comida, o cheiro do perfume de quem se ama, a audição atenta às histórias de outro tempo. No ano anterior, as confraternizações de fim de ano tiveram de ser bem mais restritas devido à pandemia da Covid-19. Com a ampla vacinação da população, essa época ganha ainda mais significado. Na delicadeza de pensar no outro e nos encontros cheios de afeto, pequenos detalhes podem dar um toque especial neste Natal e Ano Novo. Para incrementar as ceias e tornar estas noites ainda mais sublimes, confira dicas e inspirações para "receber, servir e celebrar" a vida.

 

Na proposta de café da manhã do dia 25 de dezembro, Ana Karenyna usa uma blusa em xadrez, combinando com a toalha de mesa. O
Na proposta de café da manhã do dia 25 de dezembro, Ana Karenyna usa uma blusa em xadrez, combinando com a toalha de mesa. O "look temático" pode deixar a comemoração ainda mais divertida

Uma forma de dizer "Te amo!"

Dedicar um tempo para organizar o momento, arrumar a mesa e o cardápio pode ser uma forma de "demonstrar afeto". Assim reflete Ana Karenyna, jornalista e criadora de conteúdo na Internet. Em seu perfil no Instagram (@ana.karenyna), ela divide dicas de decoração, organização, estilo de vida e bem-estar aos seus mais de 16 mil seguidores. "Sempre digo que se não for pra dizer o quanto amo alguém nem coloco à mesa. É uma forma de dizer 'eu te amo' através desse gesto. Quem senta numa mesa feita com amor, sente-se abraçado", simboliza.

Neste ano, Ana será, pela primeira vez, a anfitriã do Natal em família. "Animada!", revela. O gosto pela decoração e a arte da mesa posta surgiu ainda na adolescência, quando morava com seus pais e era, digamos assim, "a arquiteta da casa". Desde essa época, sua mãe a inspira. "Ela sempre arrumava a mesa para fazermos as refeições na infância e adolescência… Até hoje é assim na casa dela. Não tínhamos as melhores louças, mas sempre teve muito amor em servir e compartilhar momentos à mesa".

Ana levou esse sentimento para a sua vida quando casou. Depois, passou a compartilhar mesas postas sem regras nas mídias sociais e muita gente se identificou. "Coloco muito afeto e brinco com a criatividade", conta. Talvez seja esse o segredo. Ao O POVO, a jornalista dá dicas de como receber e servir com capricho, o que pode ser usado como charme e sugestões criativas para usar o que já tem em casa.

 

Dicas de Ana Karenyna

"Sempre recomendo que o primeiro investimento sejam as louças brancas na quantidade de lugares que a nossa mesa possui;

Pode ocorrer de querer investir um pouco mais em números de pratos, taças e talheres pensando em datas festivas como essa, se formos receber a família em casa;

A louça branca é a minha preferida, por ser um coringa;

A gente brinca ao trocar somente a roupa da mesa: toalhas, sousplats e jogos americanos;

O branco passeia com charme por diversas propostas e é atemporal;

Para inovar e trazer cor para mesa de Natal esse ano, sugiro comprar tecido em xadrez vermelho e verde, fazer a bainha na costureira e usar como toalha de mesa. Fiz isso no ano passado e o resultado foi surpreendente! O efeito é lindo e traz um colorido para a decoração, que logo fica temática com o uso do xadrez;

Outra dica acessível é usar as bolas de natal como porta guardanapos. Fica lindo! E mais especial que tudo isso é preparar a ceia com carinho e celebrar com quem amamos!"

 

A designer de interiores Andrea Queiroz desenvolve pesquisas, ideias e inspirações na
A designer de interiores Andrea Queiroz desenvolve pesquisas, ideias e inspirações na "arte de ser anfitriã" entre trabalhos por Fortaleza e São Paulo

A arte de ser anfitriã

A designer de interiores Andrea Queiroz defende a proposta de uma "casa com alma". Pós-graduada em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e criadora de conteúdo digital, ela difunde suas ideias de cultura, decoração, estilo de vida, produção de eventos e etiqueta na Internet. No Instagram (@andreaqueiroz_interiores), reúne mais de 19 mil seguidores, com vídeos divertidos sobre códigos comportamentais, gestos de amor, composições de mesas e cenários, além de sua rotina de trabalho entre Fortaleza e São Paulo.

As temáticas de comportamento e etiqueta sempre estiveram ligadas à sua vida. "Minha mãe ainda hoje é uma 'lady', educada e educadora das boas, sempre primou pelos bons modos, pelas boas maneiras à mesa e fora dela também. Ela dizia que a gente conhece alguém de verdade pelo modo como ela se comporta à mesa e pelo jeito como essa pessoa trata os outros. Se tem uma coisa da qual eu sou muito grata e da qual me orgulho muito é de ter aprendido, internalizado todas essas noções. Hoje, eu sei que a etiqueta é um código de comportamento que facilita as interações sociais, seja na vida pessoal ou profissional, e sou eternamente grata pelo que aprendi", conta.

Segundo Andrea, a etiqueta vai além de uma concepção meramente sofisticada. E tudo isso tem a ver com "receber, servir e celebrar". Trata-se de códigos para tornar a convivência social mais saudável e, também, uma demonstração de cuidado com o outro. Saber cumprimentar as pessoas e tratá-las com delicadeza, sabendo ouvi-las, por exemplo, ajuda a criar vínculos reais no caminhar da vida.

"Sempre digo que 'receber' é, antes de tudo, um ato de amor. Abrir as portas da sua casa para receber é amor. É cuidado, é pensar nos mínimos detalhes. Desde pensar no que vai servir, saber se algum convidado tem alguma intolerância ou alergia, ou é vegano. O cuidado começa já aí na elaboração do cardápio, que deve agradar a todos", explica. Andrea também adverte: "Não existe coisa pior do que você receber alguém que não pode comer nada do cardápio que você organizou!".

Confira algumas inspirações entre as produções de Andrea:

abrir
 

A simplicidade como guia

Para Andrea Queiroz, o ato de sentar à mesa para as refeições mantém a família unida com as conversas em dia. "É um instante de comunhão, coisa tão rara e necessária neste mundo tão 'líquido' (em referência ao conceito do sociólogo e filósofo polones Zygmunt Bauman (1925-2017), no qual a sociedade contemporânea é regida pela rapidez do cotidiano e a ânsia capitalista globalizada). Arrumar a mesa para a família ou amigos é entender o poder de transformar um momento simples em algo extraordinário. Mesa é lugar de amor, é lugar de memórias. Não é apenas colocar louças e talheres. É entender que naquele pequeno 'universo da mesa', podemos demonstrar nosso zelo, carinho e afeto com quem vamos receber".

 

Movimentos inventivos

Segundo Andrea, vale usar a criatividade na produção. "Misturar louças de família, dar novos usos aos objetos, subverter a ordem das coisas. Tirar do armário aquela louça que você guarda para os momentos especiais… Usá-la hoje, com quem você ama, porque a vida acontece agora! Guardamos coisas que nem lembramos. Começar a ver a mesa numa perspectiva de amor. Do descombinado que fica lindo, de misturar épocas, memórias e lindas lembranças de família através dessa mistura de louças. Eu sou apaixonada por esse jeito 'descombinado e criativo' de arrumar a mesa. Exala amor!".

 

Não precisa complicar

Andrea reflete sobre o mito de que, para receber com charme e servir bem, está ligado ao poder aquisitivo do anfitrião. "Sempre pensei que nem sempre as coisas mais caras são necessariamente mais bonitas. É possível montar uma mesa linda, original e cheinha de afeto usando coisas simples. Eu amo garimpar, além dos armários alheios, em feiras de antiguidades. Receber com charme é isto... Entender que as coisas simples, se usadas com criatividade, com um tantinho de ousadia, podem resultar em composições de mesa maravilhosas! E com muito mais personalidade e histórias pra contar do que quando se usa toda a louça, copos e talheres caros que você comprou numa loja".

Segundo a designer, engana-se quem pensa que é necessário ter peças caras e sofisticadas em casa. "Na arte de receber, a elegância tem mais relação com postura, delicadeza e bom senso do que com investimento financeiro. Boas ideias, criatividade e atenção aos mínimos detalhes, como saber quem é a pessoa que você vai receber... Os gostos, as preferências, arrumar o seu espaço de forma a abraçar quem chega. Se você mora num apartamento à beira mar ou num quarto e sala tão compactos quanto o seu salário, não importa. Da porta da rua para dentro, pouco importa a quantidade de metros quadrados e, sim, a maneira como você os ocupa e como recebe os seus. Na verdade, isso fala apenas do seu poder aquisitivo, não revela o seu mundo interior que se manifesta por meio de outros valores".

Ressignificar

Andrea diz que, na hora da produção, faz diferença ter peças afetivas e garimpadas. “O poder de ressignificar e dar importância a objetos às vezes esquecidos, guardados, desprezados que muitos acham sem valor… Faz muita diferença!”

Passo a passo do anfitrião

- Abra sua casa e coração, receba com amor. Comece pelo convite, definindo se será algo mais à vontade ou mais formal

- Organize e harmonize o cardápio. "Finger foods" (pratos em pequenas porções), entradinhas, bebidas e sobremesas são uma boa pedida

- Arrumar a casa desde a entrada aos demais espaços pode evitar constrangimentos. Se o convidado quiser fazer um tour pelos ambientes, não há do que se preocupar. Uma boa recomendação também é utilizar aromatizadores para perfumar o lugar

- Retirar itens pessoais do lavabo ou do banheiro social reserva a intimidade da família. Como sugestão, deve-se acrescentar sabonetes líquidos, álcool em gel, toalhinhas de tecido ou de papel. Também podem ser colocados dois cestos pequenos embaixo da pia, para toalhinhas de tecido usadas, outro para toalhinhas de papel descartadas, além do cesto para papel higiênico. Um kit com absorventes, remedinhos, fio dental e curativos pode solucionar rapidamente pequenos empecilhos no decorrer da noite

- Pense numa playlist para trilha sonora, com músicas que tanto você quanto os convidados gostem, com volume baixinho para não atrapalhar as conversas

- Se gosta de drinks, organize uma estação de bebidas. Pode ser num "carrinho bar", num aparador ou mesmo numa bandeja. Disponha as bebidas, copos, taças, gelo, canudo, acessórios e o que mais for preciso. O convidado pode, inclusive, fazer seu próprio drink. Isso passa uma atmosfera de intimidade bacana. Vale colocar, também, frutas já cortadas

- Não invente receitas novas! Faça algo que você saiba fazer bem feito e que seus amigos saibam que toda vez que forem à sua casa vão experimentar. Bandeja de frios é fácil para agradar a todos. Pensar em opções veganas, sem glúten e sem lactose fazem os convidados se sentirem queridos

- Esteja pronta ou pronto na hora. Se os convidados chegam e você ainda não está arrumado pode passar uma impressão de que há um esforço maior para recebê-los

- Vista algo leve, não precisa se arrumar demais. Se gosta de maquiagem, também pode ser algo mais suave, assim como o perfume

- Ao receber um presente, pode abrir na hora. Agradeça e guarde

- Lembre-se de sentar e curtir o momento com seus convidados!

- Na saída, leve seus convidados até a porta. Se despeça e feche a porta depois que forem embora. No dia seguinte, você pode mandar uma mensagem escrita ou um áudio, agradecendo pelo dia anterior. Você sempre será lembrada ou lembrado pelo amor com que recebe

Fonte: Andrea Queiroz, designer de interiores e pós-graduada em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

 

Kit Decor Garrafinhas Âmbar da Sensorial Fortaleza: 1 caixa Pinus 25x25cm, 1 garrafinha M + mini buquê, 1 garrafinha P + kit vela de cera de abelha, 1 copo porta velas, 1 cartão/ Tag Natal (R$ 450)
Kit Decor Garrafinhas Âmbar da Sensorial Fortaleza: 1 caixa Pinus 25x25cm, 1 garrafinha M + mini buquê, 1 garrafinha P + kit vela de cera de abelha, 1 copo porta velas, 1 cartão/ Tag Natal (R$ 450)

Inspire-se

Para quem adora receber com charme e aconchego, a Sensorial Fortaleza conta com oficinas, arranjos, produção editorial e de eventos, além de decorações diversas, sob o comando da arquiteta e paisagista Mariana Montenegro. O intuito é promover uma experiência multissensorial, que envolva, inclusive, o fazer manual do anfitrião. Com o projeto, Mariana não apenas ensina como montar a mesa, por exemplo, mas também convida o anfitrião ao ato de "receber, servir e celebrar" por completo. O resultado vai além de um encontro e passa a ser um momento surpreendente.

Acompanhe: @sensorialfortaleza

abrir

Bruschetta é uma receita fácil e rápida como entradinha para servir nas ceias
Bruschetta é uma receita fácil e rápida como entradinha para servir nas ceias

Receitas práticas

O POVO reúne algumas receitas práticas para quem quer complementar as confraternizações: Bruschetta (antepasto italiano feito à base de pão tostado com azeite); Fricassê de peru; e Brownie belga de avelã.

Entradinha

Ingredientes: 1 baguete pequena ou pão francês amanhecido; 2 tomates grandes maduros;
1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 ramos de manjericão; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de Preparo: pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média); Corte o pão francês amanhecido ou a baguete em fatias de 1 cm. Disponha as fatias numa assadeira grande, uma ao lado da outra e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos até ficarem crocantes e levemente douradas; Higienize, seque e corte os tomates ao meio, descartando as sementes e corte em cubos de 0,5 cm; Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.

Montagem: esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado; Regue com um fio de azeite ou óleo de sua preferência e sirva a seguir.

Fonte: chef Regina Santos Costa e Cruzeiro do Sul Virtual

Chef Adriana Gomes para a Marajoara Laticínios ensina como fazer um Fricassê de Peru
Chef Adriana Gomes para a Marajoara Laticínios ensina como fazer um Fricassê de Peru

Principal

Ingredientes: 400gr de peru (ou outra ave) e desfiado; 2 colheres de azeite; 2 dentes de alho amassados; 1 cebola pequena picada; 1 tomate sem semente picado; 1/2 cenoura ralada; sal, pimenta, cheiro verde a gosto; 1 lata de milho sem água; 1 cx creme de leite (200gr); 100 gr requeijão cremoso; 200 gramas de mussarela; 200 gramas de batata palha

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque azeite, alho, cebola e refogue rapidamente; Acrescente o peru desfiado, a pimenta a gosto, tomate picado e cenoura, e refogue bem; Acrescente o milho, o creme de leite e o requeijão mexendo bem para engrossar, acertando o sal e colocando o cheiro verde a gosto; Coloque em um refratário, cubra com mussarela e leve ao forno para gratinar por 10 minutos a 200°; Cubra com a batata palha e sirva com arroz branco e salada de folhas.

Fonte: Chef Adriana Gomes e Marajoara Laticínios

chef Lucas Corazza para Harald ensina como fazer Brownie belga de avelã para as ceias
chef Lucas Corazza para Harald ensina como fazer Brownie belga de avelã para as ceias

Sobremesa

Ingredientes: 80 g de manteiga sem sal; 150 g de Chocolate Amargo Bahia 63% Unique; 2 ovos; 70 g de açúcar mascavo; 50 g de farinha de trigo; 50 g de avelãs partidas; 50 g de gotas de Chocolate Melken Belga ao Leite 33% Cacau; Recheio para Pizza sabor Chocolate com Avelã Confeiteiro, quanto baste; Top Avelã Gotas, quanto baste

Modo de preparo: Derreta a manteiga e o chocolate Unique no micro-ondas, em potência média, mexendo a cada 30 segundos. Adicione os ovos e o açúcar; misture. Junte a farinha e, por fim, as avelãs e as gotas de chocolate ao leite. Espalhe em uma forma de 20 cm x 20 cm. Asse a 190 °C por 10 a 15 minutos. Retire do forno e interrompa a cocção, colocando na geladeira. Espere esfriar e desenforme. Corte em retângulos de 10 cm x 4 cm. Cubra com o recheio de avelã e banhe no Top. Decore com avelãs.

Fonte: chef Lucas Corazza e Harald

O que você achou desse conteúdo?