Logo O POVO+
Documentário: Bráulio Bessa em "Poesia que Transforma"
Vida & Arte

Documentário: Bráulio Bessa em "Poesia que Transforma"

Poeta revisita suas origens ao apresentar outras histórias de vida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Poeta popular, Bráulio Bessa 
 (Foto: Divulgação Globoplay)
Foto: Divulgação Globoplay Poeta popular, Bráulio Bessa

O canal de streaming Globoplay estreou, na última semana, a série documental "Poesia que Transforma". Obra conta histórias de brasileiros que, em determinado momento, se cruzaram com a vida e a produção do poeta popular Bráulio Bessa.

Com cinco episódios temáticos - raízes, amor, igualdade, fé e recomeço -, três pessoas de dez diferentes estados do País têm suas trajetórias revisitadas desde as origens até o momento em que seus caminhos se cruzam com os versos de Bráulio. O documentário ainda navega por temas da atualidade, como racismo, homofobia, intolerância religiosa, desigualdade social, xenofobia e tantos outros assuntos que também atravessam a obra de Bráulio. 

Durante quatro meses de viagens e gravações, o poeta e a equipe da série captaram de perto histórias, momentos e imagens de um Brasil múltiplo, depois de percorrerem mais de dez estados e 15 cidades, de Norte a Sul do país. Entre elas estão a terra natal de Bráulio, Alto Santo; Juazeiro do Norte; Assaré; Jaguaribe; Jaguaruana, Fortaleza; Pau dos Ferros; Salvador; Cuiabá; São Paulo; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Reserva Amanã, em Manaus; Brasília; Poconé; Santarém; Óbidos; Tefé e Maraã.

Assim como os personagens de 'Poesia que Transforma', Bráulio é impactado pelas raízes de sua terra, pelo amor que sustenta pela família, pela igualdade por qual luta, pela fé que enxergava nos avós Dona Maria e Seu Dedé Sapateiro e pelo recomeço que tanto aplaudiu nos outros ou viveu. Nos cinco episódios, o poeta apresenta as 15 histórias da série documental, mas também revisita seu passado desde a infância. Suas memórias, junto com depoimentos de sua família, também são exemplos do poder transformador da poesia. 

"Eu costumo dizer que a poesia, quando o poeta quer, tem o mesmo poder de um abraço. O poder de se adaptar a qualquer pessoa e fazer bem. Independente do físico, da casca, o abraço vai sempre fazer bem a quem está dentro dele. Por isso acredito nessa transformação", pontua o artista que se inspirou para construir a atração por meio dos milhares de depoimentos que recebe.

"Minha terra e meu povo me construíram e me reconstroem todos os dias. Ver uma equipe de filmagem de uma série apontando as câmeras para o banco da praça que beijei minha esposa pela primeira vez, as calçadas que corri quando criança, a barraca que como minha tapioca, o bar que tomo minhas cachaças e converso besteira, tudo isso é emocionante. Ver minha família envolvida nesse projeto, achei incrível", pontua. (Da Globo Imprensa)

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?