Logo O POVO+
Conheça o cantor e compositor Samarony, a nova voz do piseiro
Vida & Arte

Conheça o cantor e compositor Samarony, a nova voz do piseiro

Natural de Itacuruba, sertão de Pernambuco, o cantor e compositor Samarony se destaca com letras românticas e sofrência. O artista deve lançar o primeiro disco ainda em janeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Samarony é de Itacuruba, interior de Pernambuco, e tem 22 anos (Foto: Jhonnathas Franco)
Foto: Jhonnathas Franco Samarony é de Itacuruba, interior de Pernambuco, e tem 22 anos

O piseiro, ritmo derivado do forró, é um dos destaques da música brasileira nos últimos dois anos. Rodrigo e Felipe de Os Barões da Pisadinha são alguns dos nomes responsáveis pelo sucesso do estilo, mas artistas cada vez mais jovens têm se destacado no piseiro, como João Gomes, Zé Vaqueiro e Vitor Fernandes. Agora, é a vez de um novo nome ganhar destaque no ritmo: Samarony.

Nascido em Itacuruba, uma cidade de Pernambuco com menos de 5 mil habitantes, o cantor tem apenas 22 anos e vem conquistando seu espaço no piseiro. Recentemente, lançou o EP "Linda Charmosa" e, em entrevista exclusiva ao O POVO, fala sobre sua trajetória na música e sonhos para o futuro.

O encanto pelo piseiro veio de suas vivências no sertão. "É meio que uma mistura do forró de vaquejada com o piseiro", diz, ao descrever o estilo que canta. Ao avaliar o sucesso do ritmo no cenário musical, ele acredita que fez a escolha certa.

O piseiro ganhou mais destaque a partir de 2020, mas já tem muitos nomes de sucesso, além de artistas de outros ritmos que aproveitaram o destaque do estilo para lançar suas músicas dentro desse estilo. Mesmo assim, Samarony não se intimida e acredita que cada artista segue uma linha diferente para conquistar seu espaço.

"Eu venho em uma linha, que vinha há muito tempo, que é um negócio mais apaixonado, mais de música romântica, mais de sofrimento, só que no meio da vaquejada, do piseiro", destaca. Na faixa que leva o mesmo nome de seu último EP, "Linda Charmosa", ele canta: "Linda, charmosa, menina cheirosa / Vem, você quer ser o meu amor?".

"Era um sonho desde criança gravar um EP, mas graças a Deus, meus amigos, meus empresários a gente fez acontecer e está dando resultado", comenta. O projeto é formado por sete músicas, das quais seis foram escritas pelo próprio Samarony. O artista pernambucano já chegou a escrever canções para Tarcísio do Acordeon e Mano Walter.

Samarony também explica como funciona o processo de composição. "Tem hora que eu tô sentado aqui, do nada bate uma ideia na cabeça e eu digo 'rapaz, vou fazer uma música' e sai. Mas a maioria é de história minha, de amigos", explica.

Para exemplificar, ele conta a história por trás de "Amor Bandido", onde ele se baseou na história de um rapaz que a namorada terminou o relacionamento para ficar com alguém com melhores condições financeiras. No refrão, ele canta: "Você só me usou / Feriu me machucou / Que amor bandido é esse / Que me trocou por interesse".

Neste mês, ele irá lançar uma parceria, mas ainda não revelou o nome do artista. No entanto, ele conta que já realizou um sonho ao gravar com Mano Walter . "Para quem é nordestino, para quem é vaqueiro igual eu, o ídolo de todo vaqueiro é o Mano Walter. Eu tinha um sonho de gravar com ele e conhecer, mas graças a Deus eu tive essa oportunidade de gravar uma música com ele no CD dele", diz.

Com o destaque da música no TikTok, Samarony também foi um dos artistas favorecidos pela plataforma. Ele conta que antes mesmo de lançar uma música no Spotify, quando a faixa estava disponível apenas no Sua Música, as pessoas já pegaram o áudio e o usaram para gravar vídeos no TikTok.

Desde criança seu sonho era viver de música, mas atualmente Samarony tem como objetivo principal comprar uma casa em João Pessoa, onde mora atualmente, para trazer toda a família do interior pernambucano para viver com ele. Sobre os planos para 2022, ele conta que planeja lançar um novo CD já em janeiro. Com letras românticas, deslumbre nos olhos e coração cheio de gratidão, Samarony está ansioso para viver a nova fase da carreira.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?