Logo O POVO+
Guia de sucos detox para nutrir e revitalizar o organismo; veja opções
Vida & Arte

Guia de sucos detox para nutrir e revitalizar o organismo; veja opções

Opções de sucos naturais, preparados com frutas, hortaliças e ervas. As novidades são combinações criativas de insumos e versões prensadas a frio, em cápsulas, funcionais e com menor índice de carboidrato
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.01.2021: Suco nosso de cada dia (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.01.2021: Suco nosso de cada dia (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)

Para desintoxicar o organismo, refrescar do calor, brindar entre afetos e nutrir corpo, alma e espírito neste início de ano, o primeiro Comes&Bebes de 2022 traça um “Guia Detox”, com opções criativas de sucos naturais, preparados com frutas, hortaliças e ervas. Entre as novidades da bebida, estão um mix variado de insumos e as versões prensadas a frio, em cápsulas, funcionais e com menor índice de carboidrato.

Se a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o consumo de cinco porções diárias de frutas, verduras e hortaliças em cinco dias da semana no mínimo, os sucos podem ser uma maneira inventiva de aderir à recomendação e tornar a alimentação um tanto mais saudável. Grace Bezerra, nutricionista da marca fortalezense Suco Nosso de Cada Dia, confirma: “Muitas vezes, não temos o hábito ou não gostamos mesmo de ingerir alguns desses alimentos, mas nosso corpo para funcionar com excelência sente essa necessidade. Então, ao invés de ingerirmos tais alimentos como salada crua ou cozida, por exemplo, em uma refeição, adicionamos eles em um suco refrescante e saboroso”.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.01.2021: Suco nosso de cada dia (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 12.01.2021: Suco nosso de cada dia (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)

Mais nutrientes

A Suco Nosso de Cada Dia, criada pelos irmãos Thamyris e Thalys Mesquita em 2017, oferece sucos naturais, prensados a frio, sem água e sem açúcar em pontos de venda da Cidade. Segundo Grace, o suco prensado a frio consegue manter até 90% dos nutrientes dos insumos, como fibras, enzimas, proteínas, vitaminas e minerais, pois não é batido no liquidificador. A marca conta com as linhas "refrescantes" e "funcionais". Para Grace, os sucos "funcionais", além de refrescantes, ajudam o organismo a "funcionar melhor" a partir de minerais e enzimas específicas. Os sucos podem auxiliar em outros aspectos a depender da seleção de fruta, legume, raiz ou tempero. O suco "Detox" tem abacaxi, kiwi, pepino, gengibre, couve manteiga e pimenta caiena. A marca conta ainda com "Pré-treino" e "Pós-treino", por exemplo.

Mais info: @suconossodecadadia

Linhas

Suco Nosso de Cada Dia

Refrescantes:
- Verão (manga, água de coco e limão);
- D+ (água de coco, uva verde e kiwi);
- Melanlícia (melancia e limão);
- Sunset (abacaxi, água de coco e maçã vermelha);
- Love (uva vermelha, abacaxi e maçã verde);
- Hummm (abacaxi e hortelã);
- Vida (pêra, maçã vermelha e uva vermelha).

Funcionais:
- Detox (abacaxi, kiwi, pepino, gengibre, couve manteiga e pimenta caiena): alcalinizante, anti inflamatório e termogênico;
- Suchá (maçã vermelha e chá de canela): hidratante digestivo;
- Soninho (maracujá, água de coco, ameixa, canela e linhaça): relaxante, diurético e reduz a ansiedade;
- Antioxidante (melancia, limão, tahiti, morando, gengibre, cúrcuma e pimenta preta): anti inflamatório, antioxidante e melhora o humor;
- Pré-treino (beterraba, cenoura, laranja, castanha de caju e couve manteiga): energizante e reduz a fadiga muscular;
- Pós-treino (açaí, quinoa em flocos, manga, morango e melado de cana): regenerador muscular e revitalizante nutritivo;
- Bronze (cenoura, mamão, manga e batata yakon): realça bronzeado, melhora a imunidade e antioxidante.

FORTALEZA, CEARÁ, 12-01-2022: Rainha dos Sucos é um empreendimento que foca na alimentação saudável e orgânica. O carro chefe são os sucos detox. A empresa é formada por João Marcos, 37 anos, e Elaine Cristina, 44 anos. (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, 12-01-2022: Rainha dos Sucos é um empreendimento que foca na alimentação saudável e orgânica. O carro chefe são os sucos detox. A empresa é formada por João Marcos, 37 anos, e Elaine Cristina, 44 anos. (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)

Rainha dos Sucos

No setor branco do Centro Fashion Fortaleza, localizado no bairro Jacarecanga, uma cena chama a atenção: pessoas formam filas em frente ao quiosque "Rainha dos Sucos". Por lá, o casal João Marcos e Elaine Cristina produz várias opções da bebida natural. "Diariamente, vendemos em média 200 a 250 sucos, até mais dependendo do mês", conta João. Por mais de duas décadas, Elaine trabalhou numa casa do mesmo segmento na Aldeota — eleita num ranking de revista como o melhor lugar para tomar suco em Fortaleza. "Trabalhamos juntos e decidimos colocar o nosso próprio negócio. O nome surgiu através da fé em Nossa Senhora de Fátima, da qual somos devotos", diz João.

A marca celebra cinco anos de existência em abril deste ano. O aniversário chega com a abertura, prevista para março, do serviço de entregas. Os proprietários elencam os "sucos detox" mais pedidos:

1. abacaxi, limão, couve, espinafre, gengibre e hortelã

2. limão, gengibre e hortelã

3. maçã, cenoura, abacaxi, gengibre, hortelã e couve

Mais info: (85) 9 8761-2733 e @rainhadosuco

abrir

Um brinde à saúde: suco de coco e suco verde do Yucca Café, localizado no Meireles, da chef Lane Cavalcante
Um brinde à saúde: suco de coco e suco verde do Yucca Café, localizado no Meireles, da chef Lane Cavalcante

Dica da chef

O Yucca Café e o serviço de entregas Saladex Fortaleza apresentam o "suco de coco low carb". Para o preparo da bebida, a água de coco e a carne da fruta são batidas no liquidificador. A chef Lane Cavalcante explica: "Levíssimo, ele é 'low carb' porque tem baixíssimo índice de carboidrato, além de ser revitalizante. É indicado durante o dia ou durante a atividade física, pois repõe minerais perdidos pelo suor. Nos dias de ressaca, é 'tiro e queda'. Além do prazer do paladar, ele hidrata, melhora o funcionamento dos rins, ajuda a perder peso nos casos de saúde, melhora a pele, a azia, os enjoos e ajuda a combater o colesterol no sangue". As marcas também contam com opções de suco verde, antioxidante e laranja.

A chef Lane questiona: "Por que comer bem e comer de forma saudável é visto como coisas distintas? Esses dois conceitos caminham de mãos dadas para a gente. Assim é no Yucca e na Saladex, a marca irmã, onde desenvolvemos saladas, risotos, lasanhas, sucos detox, tudo muito gostoso".

Mais info: linktree.com.br/new/yuccacafe

abrir

O suco verde da B.blend, plataforma de bebidas em cápsulas da Brastemp, é feito com couve, limão e água de coco. Não tem glúten, açúcares ou conservantes
O suco verde da B.blend, plataforma de bebidas em cápsulas da Brastemp, é feito com couve, limão e água de coco. Não tem glúten, açúcares ou conservantes

Inovação

A B.blend, plataforma de bebidas em cápsulas da Brastemp, lança a embalagem repaginada do suco verde (base de couve, limão, água de coco, sem glúten, açúcares ou conservantes). A marca brasileira ainda conta com as cápsulas de suco de limão, frutas vermelhas, tangerina, pêssego, laranja, maçã e uva. A linha funcional engloba as opções "Cuida B.blend" (laranja, gengibre, maçã, limão, cenoura e própolis) e "Juxx Cranberry Sem Adição de Açúcares" (feito com cranberry, fruta encontrada nos Estados Unidos, Canadá e Chile). As máquinas B.blend não precisam de instalação ou ponto de água. Disponível nos modelos "un.plug" (preço médio de R$ 1.999) e "en.joy" (preço médio de R$ 2.699).

Mais info: loja.bblend.com.br

 

Para anotar

O nutricionista Kildary Fernandes diz: "Os sucos melhoram o desempenho do sistema imunológico, reduzem o inchaço, aumentam a hidratação e a disposição, além de combater a retenção de líquidos. Podem conter frutas, legumes e folhas". Sua sugestão: beterraba, pepino, espinafre, agrião e couve têm poucas calorias e contam com muitos micronutrientes. Utilizar mel para adoçar pode ser uma boa pedida. A recomendação é consumir os sucos imediatamente após o preparo. Uma ressalva: não utilize sucos detox para substituir refeições. Apesar de todos os benefícios, a bebida deve ser consumida em associação à uma boa educação alimentar. Caso a intenção seja a perda de peso, a atividade física deve ser imprescindível.

Receitas

O POVO reúne diversas opções de sucos detox para fazer em casa. Confira!

Revitalizante: bater no liquidificador folhas de couve, 5 folhas de hortelã, 100 ml de água de coco, 2 kiwis descascados, gelo e adoçante natural a gosto; coar e consumir em seguida.

Fortalecer o sistema imunológico: bater no liquidificador 4 fatias de abacaxi, 1 maçã picada, suco de ½ limão, 1 folha de alface, 1 colher de café de gengibre ralado; coar e adoçar a gosto.

Com vitamina C e termogênico (acelera o metabolismo): bater no liquidificador ½ xícara de couve picada com água; após batido, acrescentar suco de 2 maracujás e de 2 limões, 150 ml de água filtrada e gelo a gosto até que a mistura fique homogênea. Servir em seguida.

Diurético (eliminação de sódio): bater no liquidificador ¼ prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada; 1 fatia grossa de melão, 250 ml de água de coco, 1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado; ¼ de colher de sopa de suco de limão, ¼ de maçã e cubos de gelo até a mistura ficar homogênea. Adoçar a gosto e consumir logo em seguida.

Anti-inflamatório e antioxidante exótico: bater no liquidificador 1 manga, ponta de faca de wasabi em pasta e 4 pedras de gelo. Em seguida, deve-se servir.

Imunizante: bater no liquidificador 1 maçã descascada, 3 cenouras, 2 laranjas, 1 limão (polpa e casca), gengibre (pedaço a gosto), 250ml de água, com adoçante ou mel, até atingir consistência uniforme. Consumir na hora!

Fontes: nutricionistas Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde; Grace Bezerra (@grace.nutri), da Suco Nosso de Cada Dia; e Kildary Fernandes (@kildary_fernandes), da Academia Kildary Fernandes

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?